As plataformas digitais não param de surgir e com elas, o aumento da geração e trâmite de dados. Por isso, a procura por um profissional de Ciência de Dados permanece em alta. Assim, pode parecer um grande desafio para os profissionais de RH, recrutar e contratar Cientistas de Dados, tanto pela alta demanda desse profissional, quanto pela peculiaridade dessa profissão. 

O Cientista de dados é fundamental para trabalhar com dados qualificados, obtidos através da ordenação e interpretação de um volume exponencial de informações. É preciso identificar os profissionais que, de fato, são capazes de fazer isso. 

Para conhecer melhor o perfil desse profissional e saber como conduzir o processo de recrutamento e seleção da melhor forma, continue na leitura deste conteúdo.

Antes de tudo: o que esse profissional faz, afinal?

Apesar de ser o profissional específico para lidar com grandes quantidades de dados, erra quem pensa que o Cientista de Dados vai ser o profissional que vai ficar basicamente “mexendo” com bases de dados, BI e Analytics o dia todo. Esse profissional costuma ser muito versátil, programando quando necessário, inclusive.

Confira algumas das atividades frequentes do Cientista de Dados:

  • Identificação de padrões e tendências estratégicas, através da análise de dados não ordenados;
  • Aplicação de técnicas para resolução de problemas de negócio que estejam relacionados a dados;
  • Apoio ao time de segurança da informação através da identificação de comportamentos atípicos que sinalizem fraudes e ataques cibernéticos;
  • Geração e definição de KPIs;
  • Criação e aplicação de inovações tecnológicas avançadas, como Machine Learning e inteligência artificial, por exemplo;
  • Indicação de tendências e previsões tecnológicas;
  • Programação para o desenvolvimento de soluções para tratamento de dados.

Essas habilidades demonstram que o escopo de atuação desse profissional, vai muito além da ordenação e interpretação de dados, inclusive, porque é ele o responsável pela coleta e armazenamento de dados, também. 

Isso mostra que conhecimentos específicos em proteção de dados fazem toda a diferença no perfil desse profissional.

O perfil profissional do Cientista de Dados

Com o aumento da procura por esse profissional, cresce também a oferta de cursos na área de Ciência de Dados, mas ainda não é muito comum uma graduação específica nessa área, sendo o mais tradicional que Cientista de Dados tenha graduação em Ciências da Computação. 

Outro ponto que tem sido muito comum, são os programadores que acabam se aperfeiçoando em dados, para se tornar Cientistas de Dados. Isso acontece principalmente porque as hard skills de programadores são muito comuns na atuação com dados, facilitando os trabalhos desse profissional. Com o ganho de experiência, trabalhar com Big Data, por exemplo, se tornar um Cientista de Dados acaba sendo natural.

Blog ProgramaThor - Como contratar um Cientista de Dados

Quais são as principais habilidades desse profissional?

Entre as habilidades mais valorizadas no Cientista de Dados, destacam-se:

  • Boa comunicação;
  • Conhecimento em frameworks de segurança da informação;
  • Estruturação de dados;
  • Ampla visão estratégica de negócio;
  • Domínio de princípios lógicos e matemáticos;
  • Conhecimento em linguagens de programação, como Phyton;
  • Gestão de projetos;
  • Conhecimento em mineração de dados;
  • Conhecimento em Big Data.

Como contratar um Cientista de Dados

Os processos tradicionais de recrutamento e seleção podem não ser o caminho mais fácil para contratar um Cientista de Dados. Por isso, recomendamos o recrutamento e seleção por competências. Além disso, se a sua empresa necessita de rapidez e maior eficiência ao contratar esse profissional, talvez seja uma boa opção contar com a ajuda de consultorias e especialistas.

Outra dica importante é caprichar na descrição da vaga, a fim de que os profissionais que se submeterem a vaga, sejam os mais coerentes possível.

Vale lembrar que se há programadores atuando na sua empresa, é possível que já haja um Cientista de Dados em potencial, por aí. Se você é um IT Recruter, poderá facilmente identificá-lo.

Você está preparado para essa contratação?

Cientistas de dados têm sido buscados por empresas de diferentes perfis e portes. Por isso, é importante que você esteja preparado para a contratação desse perfil. Até mesmo agências de comunicação têm apostado nesse profissional, a fim de oferecer soluções mais inteligentes aos seus clientes. 

Em resumo, as ofertas tendem a ser muito competitivas, portanto, é importante se qualificar para buscar esse profissional no mercado e conseguir preencher a vaga da sua empresa o quanto antes.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

ProgramaThor - Como contratar um Cientista de Dados

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar