Muitas pessoas não sabem, mas criar site envolve estratégias e etapas que vão muito além da criação de um design, e uma delas é a Experiência do Usuário, conhecida como UX.

Hoje, o mercado está se movendo em direção à experiência Omni-channel, e os programadores e os designers de UX precisam se concentrar mais na experiência do usuário no site e em dispositivos móveis do que nunca.  Qualquer erro identificado em um site, aplicativo ou software deve ser revisado imediatamente para oferecer a melhor experiência possível para os usuários. 

Oferecer essa experiência positiva é extremamente importante porque, segundo estudos realizados por especialistas, 80% dos usuários nunca retornam a um site de baixa experiência do usuário. 

O usuário espera uma experiência extraordinária em aplicativos e sites que usa todos os dias.  Por esse motivo, programadores estão se interessando cada vez mais em aprender como implementar a UX. 

Dito isso, neste artigo, falaremos sobre alguns dos principais motivos pelos quais os programadores precisam aprender como oferecer uma boa experiência ao usuário.

O que é UX design?

A primeira coisa que precisamos entender é o que é a experiência do usuário e o design da interface do usuário. 

O nome já diz tudo: o design da experiência do usuário tem tudo a ver com a experiência do usuário. 

Para fazer isso, é importante que exista o seguinte questionamento a si próprio: “Como podemos entregar uma experiência que resolva o problema dos usuários de forma suave e satisfatória?” 

Essa é a pergunta fundamental que os designers de UX estão fazendo diariamente, considerando o usuário em cada etapa da jornada. 

O trabalho deles é realizar muitas pesquisas para entender o que os usuários desejam, estudando padrões psicológicos e criando wireframes e protótipos que finalmente os levam a um produto que atenda a todas essas necessidades.

Razões para programadores aprenderem UX

Aqui está uma lista com algumas das principais razões para programadores se dedicarem a aprender como implementar UX. 

1. Melhoria na cooperação entre as equipes

Se você tem conhecimento, pode transformar suas ideias em palavras e, por fim, em ações. 

A partir do momento em que você obtém conhecimento básico sobre UX, poderá ter uma comunicação melhor com designers, programadores e outras pessoas interessadas.  

Isso é muito importante para melhorar a colaboração entre as equipes e, além disso, você poderá ser mais eficaz ao trabalhar em conjunto com designers. 

2. Você criará um produto ainda melhor

Designers e programadores de UX compartilham o mesmo objetivo: criar um produto de sucesso que os usuários queiram usar. 

E saber o que faz uma boa experiência do usuário fará de você um programador melhor. Basta dar uma olhada nos fundamentos básicos de UX

Quando você entende o que os usuários desejam – normalmente um design simples, minimalista e fácil de usar –, pode entregar exatamente isso sem perder tempo e esforço valiosos em recursos que não são úteis.

3. Não é necessário sair tanto da zona de conforto

Um programador que decide aprender UX, inicialmente, pode se sentir inseguro por precisar estudar para aprender do zero um outro tipo de trabalho. 

No entanto, você perceberá que não precisa sair tanto da sua zona de conforto para ser um programador que tem conhecimento sobre UX. 

É claro que o UX não está relacionado apenas ao design do site ou do aplicativo. Porém, ainda assim, a transição para programadores que possuem conhecimento de UX não é tão desafiadora quanto parece. 

Vagas ProgramaThor - UX pode ser um diferencial para programadores

4. Você será “insubstituível”

Pode ser difícil admitir, mas os designers de UX estão entre os profissionais de tecnologia mais procurados. 

Dado que a maioria das empresas nem percebeu a importância da experiência do usuário e os benefícios que a acompanham. É ainda mais surpreendente que a demanda já esteja subindo rapidamente. 

Então, essa é sua chance. Adquirir essas habilidades torna você vital em uma empresa. 

E não importa se você trabalha em uma pequena empresa onde seu conhecimento será altamente valorizado ou em uma grande organização onde você será a pessoa certa para pensar fora da caixa.

A questão é que você será um programador com um conhecimento a mais, o que te ajudará a se destacar. 

5. Redução de falhas e custos

Quando você combina as demandas do usuário no processo de desenvolvimento do seu aplicativo, isso diminuirá consideravelmente os problemas de UX no estágio posterior da jornada do produto.

Uma compreensão básica do design de UX ajudará a entender o que não funcionará para o usuário antes do desenvolvimento do produto. 

Mockups e protótipos reduzirão as chances de problemas relacionados ao usuário e minimizarão o tempo do ciclo de desenvolvimento. Os programadores podem tomar uma decisão clara sobre o desenvolvimento de software com prototipagem.

6. Desenvolvimento Front-End e Design de UX

Nem todos os designers precisam saber escrever codificação em contraste com o desenvolvedor front-end, o que não significa que seja necessário conhecer UX. 

Mas tanto o design UX quanto o desenvolvimento Front-end funcionam melhor juntos. Se um desenvolvedor front-end tiver ambos, o conhecimento ajudará na criação de aplicativos significativos e utilizáveis. 

O aprendizado preencherá a lacuna entre o designer e o programador e poderá concluir o aplicativo com garantia de qualidade.

7. Obtém maior retorno sobre o investimento (ROI)

UX impacta a satisfação do cliente; como resultado, gerará um ROI mais alto a longo prazo. Portanto, é essencial desenvolver a melhor experiência do usuário na primeira interação com seu produto. 

O melhor design de UX envolverá seu usuário com seu aplicativo ou site e criará fidelidade do cliente para suas marcas. 

As pessoas também recomendarão o produto se estiverem satisfeitas. Isso aumentará seus leads de entrada e receita. 

Isso quer dizer que quanto mais você proporcionar uma ótima experiência do usuário para os visitantes do seu site ou aplicativo, maiores serão as chances de obter retorno financeiro para a sua empresa. 

8. Execute seu código para a experiência do usuário

Entender qual é a persona do seu negócio e o mapa da jornada do cliente é fundamental para que você consiga fazer a criação de sites ou aplicativos que ofereçam uma boa experiência ao usuário. 

Sem entender a percepção do público-alvo e desenvolver um recurso de produto que não atenda às necessidades do usuário, a empresa desperdiçará tempo, recursos e dinheiro. Além disso, não irá satisfazer as necessidades do usuário final. 

A maioria dos designers coordena o trabalho de criação com a equipe de programadores durante o ciclo de vida de desenvolvimento do produto. Assim, é possível garantir que existirá qualidade, bem como evitar limitações técnicas.

Últimas considerações 

A UX é extremamente importante para conquistar os usuários de sites, aplicativos, etc. Programadores com conhecimento de UX podem ser criativos e flexíveis, mas também lógicos. 

UX e programação são interdependentes. Dominar sua experiência em UX irá incentivá-lo a fornecer produtos excelentes continuamente. 

Os pontos de atenção que citamos no decorrer deste artigo serão úteis para entender por que o design UX é tão importante, inclusive para programadores. 

Dito isso, a dica final que temos é: aprimore-se e torne-se um programador melhor, que se destaca no mercado. 

Hoje em dia, embora seja importante que uma empresa tenha um programador e um especialista em UX, sua capacidade de juntar habilidades que são co-dependentes te ajudará a se destacar. 

ProgramaThor - UX pode ser um diferencial para programadores

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar