No ano passado você conferiu nosso artigo sobre as linguagens de programação para iniciantes, eleitas em 2020. Descubra agora quais são as linguagens de programação mais indicadas para começar a carreira de desenvolvedor, nesse artigo atualizado! Confira!

Escolha a sua linguagem de programação para começar a carreira

Considera-se que atualmente haja cerca de 250 linguagens de programação em uso, em todo o mundo. Por isso, quem decide trabalhar com desenvolvimento de sistemas pode se sentir confuso sobre qual linguagem escolher para começar. 

Pensando nisso, separamos essa lista atualizada com algumas das principais linguagens de programação para começar a sua carreira:

  1. Java

Não é à toa que a linguagem Java segue como uma das linguagens de programação mais promissoras. Na mesma medida em que a transformação digital avança a passos largos, o Java representa papel fundamental nesse movimento, já que muito das aplicações web, mobile e até de servidores, utilizam amplamente a linguagem Java. Isso a torna uma das tecnologias mais requisitadas do mercado, há alguns anos.

Outros fatores que ajudam o Java a ser uma das linguagens de programação para começar a carreira, é que ela é uma das principais referências em orientação a objetos e, também, em escalabilidade, o que é essencial para desenvolvimentos back-end

Além disso, embora a linguagem evolua constantemente, ela permanece facilmente adaptável, através da retrocompatibilidade com versões antigas do código. Confira nosso artigo sobre Deep Learning com Java para entender mais sobre a robustez dessa linguagem.

  1. Phyton

A necessidade de novas aplicações web e da manutenção e sustentação de aplicações já existentes, exige que linguagens voltadas para tal sejam as mais utilizadas e requisitadas.

Phyton, por exemplo, é uma linguagem considera antiga (mais de 30 anos de uso), mas que ainda tem sido muito utilizada devido a fácil curva de aprendizado e, também, a sintaxe flexível, que facilita a criação de um código limpo através da criação de diversas funcionalidades em poucas linhas de código.

Phyton marca presença entre os títulos de leitura mais indicados para os programadores e é utilizada em aplicações bem atuais como Spotify e em recursos inovadores como inteligência artificial e machine learning.

  1. Ruby

Também muito utilizada devido as aplicações web, a linguagem de programação Ruby é indicada para iniciantes na carreira devido a sua grande produtividade e curva de aprendizado facilitada. Além disso, um dos frameworks mais utilizados é o Ruby on Rails, usado em aplicações web renomadas como Twitter.

Vale lembrar, no entanto, que quem prefere trabalhar com alta escalabilidade deve optar por outra linguagem como Java, por exemplo, uma vez que Ruby é desvantajosa nesse aspecto.

  1. PHP

PHP é uma linguagem de programação que proporciona alta produtividade em aplicações web, pois, possibilita desenvolvimento back-end, manipulações no front-end e, também, na interação com banco de dados. Inclusive é uma linguagem muito utilizada por quem trabalha com Big Data.

Muito do universo web utiliza PHP, por isso a sua alta demanda: blogs, sites e gerenciadores de conteúdo fazem uso dessa linguagem; principalmente pelo fato dela permitir a inclusão de novas funcionalidades nas páginas, que o HTML não permite.

Qual dessas linguagens você escolherá?

Que tal conferir nosso artigo sobre as linguagens de programação que pagam mais e já começar a sua carreira por uma delas? Você pode começar um estágio como programador, já ganhando um salário bacana!

Enfim, não deixe de conferir também os nossos artigos que explicam um pouco mais sobre algumas dessas linguagens que listamos aqui: navegue em nosso blog. Lembrando que, se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar