Quem precisa criar um painel de monitoramento vai adorar saber mais sobre as ferramentas Zabbix e Grafana. Elas têm feito muito sucesso no mercado assim como as tendências de TI para 2021, considerando a facilidade de customização e o excelente custo-benefício. Confira então mais detalhes sobre essas tecnologias e aproveite-as para criar dashboards e até mesmo gerar KPIs!

O que é Zabbix?

Se você deseja monitorar redes, serviços, servidores, equipamentos, etc., o Zabbix é perfeito, pois trata-se de uma solução que verifica a disponibilidade e o desempenho de tais recursos, ajudando a melhorar a experiência do usuário e aprimorando a qualidade de serviços e processos da empresa.

Dentre os principais diferenciais dessa ferramenta, podemos destacar:

  • A fácil utilização através de uma interface intuitiva e navegável na web, na qual é possível administrar e exibir dados;
  • Os alertas de monitoramento podem ser emitidos através de canais de comunicação comuns do dia dia da empresa como e-mail e SMS;
  • É possível parametrizar o Zabbix para que haja abertura automática de chamados em plataformas de suporte;
  • Algumas tratativas de suporte consideradas de primeiro nível como restart de serviços, podem ser executadas através de eventos configurados no Zabbix;
  • É possível criar monitoramento sem agente e multi protocolo;
  • O Zabbix realiza a descoberta automática de itens passíveis de monitoramento;
  • Dá para gerar métricas dos itens monitorados. 

Como o Zabbix funciona?

Essa ferramenta funciona através de módulos de monitoramento. São eles:

  • Zabbix server: é um servidor que armazena os dados coletados em banco de dados que pode ser Oracle, MySQL e PostgreSQL; e é a partir dessa base que são gerados os painéis de monitoramento, gerando dashboards. Outra função desse módulo é emitir alertas no caso de detecção de anormalidades, sejam alertas visuais na ferramenta e/ou envio de e-mails e mensagens.
  • Zabbix proxy: esse módulo coleta algumas das informações dos itens monitorados e envia esses dados para o server. Dentre as características desse módulo se destacam a coleta assíncrona em redes distintas, atuação como contingência caso haja instabilidade nos links de redes distintas e apoio a diminuição da carga do módulo server.
  • Zabbix agent: esse agente é instalado nos hosts monitorados, a fim de coletar dados comuns, como uso de memória, por exemplo. No entanto, é possível ainda coletar dados personalizados através de scripts e programas, possibilitando o acionamento e tratativa, em alguns casos, pelo próprio Zabbix agent.
vagas programathor

O que é Grafana?

Grafana é um software que permite visualizar e analisar dados/métricas através de gráficos, facilitando a criação de dashboards e oferecendo ainda a opção de gerar alertas que informem a necessidade de atenção em situações específicas, já customizadas anteriormente.

Vale ressaltar que o Grafana tem sido muito utilizado por sistemas de monitoramento como o Zabbix, possibilitando a geração de gráficos em tempo real. Outro ponto bacana é que o Grafana é uma ferramenta de código aberto e conta com uma comunidade super participativa.

Benefícios do Grafana

São variados os benefícios do Grafana, como por exemplo:

  • Possui suporte para diversos bancos de dados;
  • Suporta instalação em qualquer sistema operacional;
  • Possibilita a consolidação de dados relevantes provenientes de diversas fontes;
  • Possui interface totalmente intuitiva e dinâmica, além de estrutura leve e flexível;
  • Gera informações em tempo real, apoiando a rápida tomada de decisões; como informações importantes para o Planejamento Estratégico de TI;
  • Possui uma grande variedade de templates para dashboards e gráficos;
  • É facilmente integrável com diversas ferramentas.

Crie um excelente painel de monitoramento!

Gere os KPIs mais importantes para a sua empresa com grande facilidade, utilizando Zabbix e Grafana! Você gostou de conhecer mais sobre essas duas ferramentas? Lembrando que se você tiver dúvidas, comentários e, também, sugestões sobre o tema, não deixe de escrever aqui! Confira também nosso artigo sobre Big Data no RH.

Zabbix e Grafana

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar