Há muitos casos em que a empresa acaba sofrendo com índices altos de turnover, principalmente por motivos como processos mal definidos ou lideranças despreparadas. Nesses casos, é fundamental que haja um plano para reversão da situação, já que o turnover alto pode prejudicar a empresa.

No entanto, ele pode sim ser benéfico, considerando a saída de colaboradores que não tem uma sinergia real com a Cultura Organizacional e o propósito do negócio e, também, para trazer pessoas novas que possam “oxigenar” o time. Mas, para isso é preciso que o índice de turnover seja o ideal ou aceitável.

Para entender como chegar a esse número, continue a leitura e saiba mais.

Turnover ideal: o que é?

O turnover deve ser um dos principais KPIs do RH em todas as empresas, pois ele ajudará a entender qual o turnover ideal. Lembrando que não basta avaliar a quantidade de colaboradores que têm saído da empresa, mas as causas. Colaboradores que se aposentam, por exemplo, não devem ser contabilizados para essa análise em específico.

Apesar de a rotatividade não ser muito interessante para as empresas, se o turnover acontecer em um nível adequado, tende a ser bom para renovar o quadro de colaboradores e manter o time motivado. Além disso, se o turnover é baixo, indica que somente os colaboradores que não estão alinhados com os valores da empresa, estão saindo.

Para garantir que a taxa de turnover é ideal, é preciso acompanhar a quantidade de colaboradores que têm saído da empresa e, caso seja um número alto, estabelecer estratégias para garantir a retenção de talentos.

Como calcular o turnover ideal?

O cálculo em si é muito simples e requer somente o número de colaboradores que deixaram a empresa durante um período determinado (no último ano, por exemplo), e o total de colaboradores ativos durante esse mesmo período. Basta então dividir o primeiro número pelo segundo e multiplicar por 100, para então ter o percentual de turnover dentro daquele período. 

A fórmula fica assim = número de colaboradores que saíram / total de colaboradores ativos x 100

É importante ressaltar que o percentual ideal pode depender do porte da empresa e da sua política de retenção. Mas, considerando as empresas ao redor do mundo que trabalham com taxas de turnover ideal, um percentual aceitável seria 10%.

Vagas ProgramaThor - Turnover ideal

Benefícios de manter o turnover ideal

Manter o nível de rotatividade da empresa dentro de um percentual aceitável, pode trazer benefícios para a empresa, como:

  1. Evita a zona de conforto entre o time

Quando os profissionais trabalham há muito tempo na mesma função e com o mesmo time, podem entrar em uma zona de conforto e, com isso, a produtividade do time tende a cair. Então, se há algum nível de rotatividade, a entrada de novos colaboradores, cheios de gás e motivação, automaticamente faz com que todo o time se esforce para acompanhar o ritmo.

  1. Promove a renovação do time

Renovar é sempre importante, principalmente porque as mudanças no mundo corporativo costumam ser constantes e é preciso se adaptar. Considerando o turnover ideal, a renovação acaba sendo impulsionada pela entrada de novos talentos, ou seja, colaboradores com outras ideias e o entusiasmo do início de qualquer emprego, trazendo novas perspectivas, sugestões e experiências, para o time.

  1. Mantém quem está alinhado com a empresa

Se o colaborador não está alinhado com a cultura da empresa e não apresenta uma produtividade adequada para a sua função, ele pode acabar “contaminando” outros colaboradores e, com isso, acabar desmotivando todo o time. Dessa forma, o turnover ideal acaba evitando que isso aconteça, contribuindo para o desenvolvimento da empresa.

  1. Promove a Cultura Organizacional

A Cultura Organizacional é essencial para o sucesso de qualquer empresa, pois determina a maneira como os colaboradores devem agir e se portar, durante o trabalho. A renovação do quadro de colaboradores proporciona que a cultura seja sempre divulgada e reforçada, fazendo com que cada vez mais, o time conheça-a e a pratique.

Sua empresa tem uma taxa ideal de turnover?

Como está o turnover na sua empresa? Você acha que a taxa é ideal? Se não, o que poderia ser feito para mudar esse quadro? Deixe suas ideias aqui, bem como comentários e dúvidas sobre o tema! Teremos muito prazer em te responder!

ProgramaThor - Turnover ideal

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar