Você já deve ter ouvido falar em redes neurais, mas, por ser um tema um tanto quanto complexo, pode ser que você não saiba exatamente do que se trata. Veja então esse conteúdo que trouxemos para esclarecer o que são as redes neurais, para que servem e como funcionam. Você se surpreenderá com o quanto esse tema é interessante!

Como surgiu o conceito de redes neurais em tecnologia?

A partir da indústria 3.0, com a utilização massiva de computadores em todos os tipos de negócios e a implantação de sistemas informatizados, passaram a ser desenvolvidas máquinas cada vez mais inovadoras, capazes de ajudar os seres humanos a resolver problemas do cotidiano com mais facilidade e agilidade.

Com isso, devido ao avanço das neurociências, pesquisas sobre redes neurais têm ganhado cada vez mais força, apoiando inclusive, o desenvolvimento de neurocomputadores.

Como são desenvolvidas

Foi a partir do entendimento de como os neurônios humanos trabalham, que pesquisadores desenvolveram os neurônios artificiais. Eles funcionam assim: cada neurônio tem dois ou mais receptores de entrada, que percebem um determinado tipo de sinal. Esses neurônios possuem um corpo de processadores que funcionam como um sistema de resposta, cujo modifica sua própria programação dependendo dos dados de entrada e, também, de saída. Essa saída é binária, a fim de apresentar “Sim” ou “Não”, conforme resultado do processamento.

Uma característica importante é que um neurônio artificial é capaz de um único processamento, sendo que cada entrada recebe apenas um tipo de sinal ou de informação. No entanto, como um neurônio pode ter diversas entradas, ele pode receber diferentes sinais; de modo que ligando vários neurônios similares em uma rede, o sistema é capaz de processar mais informações ao mesmo tempo, apresentando mais resultados.

O grande diferencial então das redes neurais é que elas não rodam programas, mas aprendem conforme processam! Isso porque elas não usam programações predefinidas, mas sistemas de respostas (conhecido também como sistemas de feedback), que modificam a programação. Quando o sistema “acerta” uma resposta/comportamento, ele ganha um ponto; se errar ele perde um ponto. Dessa forma, a partir de vários testes, o sistema segue o caminho de seguir a rotina que possui mais pontos, tornando-o inteligente.

Então, uma rede neural não precisa de instruções de comando preestabelecidas para executarem de forma lógica como em um sistema tradicional, que não usa inteligência artificial. A rede neural aprende o que é preciso ser executado, sendo capaz de executar várias funções diferentes. Isso mostra que em redes neurais mais elaboradas, é possível que elas aprendam qualquer função que um ser humano é capaz de saber, não havendo limites para a quantidade de informações que essa rede possa processar.

vagas programathor

As redes neurais e a inteligência artificial

Sistemas que fazem uso de inteligência artificial, são os principais utilizadores de redes neurais, como por exemplo, sistema de Machine Learning. Os resultados de processamentos gerados por computadores tradicionais são simulações de inteligência, que apresentam respostas segundo regras e comandos de um sistema predefinido.

No entanto, a inteligência humana resolve problemas e dá respostas objetivas, não necessariamente seguindo regras, mas observando padrões, o que costuma ser o grande diferencial do Machine Learning e de tecnologias relacionadas como o Deep Learning. Por isso, a inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada, em diversos tipos de soluções.

Conhecer sobre redes neurais pode ser um diferencial competitivo!

Considerando o momento em que vivemos, de grandes avanços tecnológicos, não é de surpreender que inovações como as redes neurais, estejam cada vez mais em alta! Então, aprofunde-se mais no tema e adquira o conhecimento necessário para se destacar no mercado de trabalho e, quem sabe, encontrar as melhores vagas de programador! Deixe seus comentários e dúvidas sobre o tema, aqui!

Redes neurais

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar