Seja você um programador experiente ou um aprendiz de programador, há livros super indicados para você ler, de acordo com recomendações de instituições e profissionais renomados. Pensando nisso, trouxemos aqui uma lista de indicações de livros que todo programador deveria ler. Confira!

Livros que todo programador deveria ler

Tome nota desses títulos e não deixe de conferi-los para aprimorar os seus conhecimentos em programação (e quem sabe buscar uma nova vaga!) ou mesmo para ter um momento de distração e curtição, ao aproveitar uma boa leitura:

1- Código Limpo – Habilidades Práticas do Agile Software: esse livro destaca a importância de escrever um código organizado e bem estruturado, além de apresentar ideias muito interessantes sobre como escrever seu código fonte da melhor forma. Um código mal escrito pode até funcionar, mas ele pode acabar consumindo muitas horas desnecessárias de trabalho em manutenções e melhorias, por exemplo.

2- Code Complete: com intuito de ser um manual de boas práticas para desenvolvimento de software, esse livro inclui design e técnicas importantes para direcionar os programadores. Você pode adquirir o volume 1 com dicas voltadas para programação básica, ou o volume 2 que possui técnicas mais avançadas.

vagas programathor

3- Padrões de Projeto – Soluções reutilizáveis de softwares orientados à objetos: como algumas das linguagens de programação mais utilizadas hoje em dia são as relacionadas à orientação à objetos; esse título não poderia ficar de fora da lista de livros que todo programador deveria ler. Trata-se de um dos livros mais recomendados para programadores, em todo o mundo. No entanto, para programadores iniciantes, lê-lo pode ser um pouco mais complexo.

4- Algoritmos: Teoria e Prática: se você é ou pretende ser um programador do mundo da inteligência artificial, esse livro é para você! Considerado um dos melhores títulos relacionados a algoritmos, esse livro apresenta conceitos e técnicas amplas que podem ajudar muito quem atua com Machine Learning ou Deep Learning, por exemplo, independentemente de qual seja a tecnologia utiliza.

5- 97 Things Every Programmer Should Know: por ser relativamente pequeno, você pode questionar a real utilidade desse livro (já que a maioria dos livros de tecnologia costumam ser imensos!). No entanto, em apenas 98 páginas, você encontra dicas incríveis e curiosidades que poderão ajudar muito em sua carreira. Trazendo informações sobre a sabedoria coletiva de especialistas na área de TI, esse título abrange assuntos diversos e pode te ajudar muito, com várias dúvidas do dia a dia.

6- TDD: desenvolvimento guiado por testes: não há a menor dúvida sobre o quanto os testes são fundamentais na esteira de desenvolvimento de qualquer software. Mas e se você conhecesse uma abordagem nova, na qual você focaria no desenvolvimento a partir dos requisitos do usuário, ou seja, em uma visão de “fora para dentro”? Talvez essa dinâmica faça toda a diferença na maneira de desenvolver, trazendo muito mais agilidade e eficiência na escrita do código. Ficou curioso? Então não deixe de conferir o framework incrível que o autor apresenta nesse livro.

Os livros são uma preciosidade para enriquecer o nosso saber!

Aproveite essas dicas de leitura e aprenda mais! Esperamos que goste dessas indicações de livros que todo programador deveria ler e, caso você tenha outras sugestões de livros interessantes para programadores, não deixe de registrar aqui nos comentários!

Livros que todo programador deveria ler

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar