Dar um feedback assertivo pode ser muito desafiador. Mas e receber feedback, será que é fácil? Pois bem: pode ser tão difícil quanto aplicar, principalmente quando não sabemos lidar com situações nas quais somos avaliados. Mas, nem sempre estamos cientes disso. 

Confira então esse conteúdo e descubra se você está ou não preparado para receber bem, os variados tipos de feedback. Pode ser que você se surpreenda com as informações desse conteúdo!

Recebendo feedback: dicas para recebê-lo da melhor maneira

Veja algumas dicas para te ajudar a receber feedback com tranquilidade e profissionalismo:

  1. Na dúvida, pergunte: se por acaso as informações que você receber não forem claras, pergunte. Procure não interromper seu líder, mas no momento oportuno, exponha suas dúvidas. É de extrema importância que haja o perfeito entendimento sobre o que é dito em um feedback, para que o resultado seja positivo. 
  1. Explique seu ponto de vista: não questione ou bata de frente, caso sejam citados pontos de melhoria no seu feedback. Antes de mais nada, é importante ter consciência de que todos somos profissionais (e seres humanos!) em constante evolução e aprendizado. Por isso, é natural que haja pontos à desenvolver no seu perfil profissional. Pode ser que você precise, por exemplo, desenvolver skills de liderança.

No entanto, se você não concordar com o que for dito, explique os motivos da discordância com paciência, gentileza e coerência. Um exemplo é: caso seu líder diga que você precisa melhorar a elaboração de seus relatórios de indicadores e você não concorde porque algum deles já foi elogiado anteriormente; informe esse ponto e pergunte se algum dos relatórios está bom ou se é preciso melhorar tudo. Quanto mais explicada for a situação, melhor para todo mundo!

  1. Esteja disposto a evoluir: jamais leve o que for dito em um feedback para o lado pessoal. Além disso demonstrar imaturidade e pouco profissionalismo, certamente contribuirá para desentendimentos e desmotivação, prejudicando seus relacionamentos interpessoais e seu desempenho. Entenda que tudo o que for dito deve servir como impulso para você se desenvolver e se tornar um profissional ainda melhor.
  1. Demonstre atenção: poucas coisas são tão desagradáveis e desrespeitosas quanto falar com alguém que não está prestando atenção. Por isso, esteja atento e demonstre total interesse na conversa. Evite ficar de cabeça baixa, olhando para o celular ou relógio ou com postura relaxada de quem está dando pouca importância.
Recebendo um feedback - Vagas ProgramaThor
  1. Peça exemplos: um feedback assertivo precisa conter exemplos de tudo o que é dito. Por exemplo: se o líder diz que você precisa melhorar a sua pontualidade, é preciso citar compromissos ou entregas que você não atendeu no prazo. Portanto, caso haja uma crítica e você não concorde ou não a entenda, peça embasamento. Você pode dizer algo como: “você poderia citar exemplos de quando isso aconteceu, por favor? Somente para que eu entenda melhor onde devo melhorar.”
  1. Não adote uma postura defensiva: procure ouvir tudo o que lhe for dito com serenidade e tranquilidade, e só justifique algum comportamento quando isso for solicitado. Ficar tentando justificar tudo pode tornar a conversa embaraçosa e pouco produtiva, além de dar a entender que você não sabe receber um feedback. Inclusive, você pode aproveitar os pontos de melhoria citados para desenvolver as suas soft skills.
  1. Demonstre gratidão: sempre agradeça seu líder pelo feedback aplicado, independentemente dos comentários serem elogios ou pontos de melhoria. Dessa forma, é possível estabelecer uma relação de confiança e parceria, o que fortalecerá o compromisso profissional de ambos. Isso é importante inclusive, nos processos de outplacement.

Tire todo o proveito dos feedbacks que receber!

O feedback deve ser um momento de ganho mútuo: tanto para aumentar a confiança entre o líder que o aplica e o seu subordinado; quanto para que o subordinado tenha visibilidade do que precisa fazer para evoluir em sua carreira e se está no caminho certo. Por isso, quando estiver recebendo feedback, aproveite ao máximo para aprimorar o seu lado profissional e, se for o caso, aprenda como lidar com conflito e resolvê-los.
Deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema! Se tiver outras dicas de como receber bem um feedback, escreva aqui também!

Recebendo um feedback - ProgramaThor

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar