Embora seja comum ouvir falar na grande demanda por profissionais de TI, é fato que há certa dificuldade em encontrar muitos profissionais devidamente qualificados. Por isso, é importante saber como recrutar os melhores profissionais de TI! Confira esse artigo e descubra como!

Como recrutar os melhores profissionais de TI

O mercado de TI permanece em constante crescimento e, com isso, a procura por profissionais qualificados é sempre alta. Dentre esses profissionais, não há dúvidas de que os programadores são os perfis mais buscados, devido ao papel fundamental que representam para garantir que os negócios se mantenham inovadores, competitivos e modernizados.

No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil recrutar esses profissionais, principalmente considerando que não existem pessoas qualificadas na mesma proporção da demanda. Com isso, surge a necessidade de conseguir atrair e recrutar esses profissionais com mais eficiência e assertividade. Confira então algumas dicas para recrutar os melhores profissionais de TI:

1. Conheça mais sobre as tecnologias

O grande diferencial de um recrutador de profissionais de TI e conhecer (ainda que minimamente) algumas tecnologias. Isso é o que vai garantir que ele entenderá quem precisa contratar e, também, o que o candidato tem a oferecer. Ter alguma noção sobre os conceitos e cargos de tecnologia, já é um bom caminho!

Confira algumas informações básicas sobre as principais tecnologias atuais:

  • Front end refere-se a interface da aplicação web, sendo a página que o usuário vê e com a qual ele interage. Algumas das linguagens de programação mais usadas nesse tipo de desenvolvimento são HTML, JavaScript e CSS.
  • Back end refere-se a lógica por trás da tela, ou seja, aquilo que o usuário não tem acesso, não vê. No back end fica o código para a execução das funções da página, sendo as linguagens de programação mais utilizadas nessa parte: PHP, Java, Python e Ruby.
  • Full Stack trata tanto do front end quanto do back end. O profissional com esse perfil é um dos mais bem cotados, já que domina toda a tecnologia de desenvolvimento web. É interessante que esse profissional trabalhe com qualidade nas duas frentes de desenvolvimento, entendendo as diferentes linguagens de cada uma, além de se manter atualizado sobre as novidades de mercado.
  • Mobile diz respeito a aplicações e sistemas para dispositivos móveis, como smartphones. As especializações dos programadores podem variar nesse caso, pois, depende do sistema operacional do aparelho móvel onde o programa desenvolvido irá rodar, como Android, iOS ou Windows. Alguns exemplos de tecnologias mobile são Flutter, React Native e C#.

2. Atenção às estratégias de recrutamento e seleção

É importante não deixar de aplicar estratégias de recrutamento, como:

  • Considerar a cultura da empresa, bem como valores e propósito. Os candidatos sempre devem estar cientes desses pontos e se encaixar nessas definições;
  • Tenha clara em sua mente qual é a demanda daquela vaga: o papel desse profissional e o objetivo dessa contratação;
  • Converse com o responsável ou líder da área para qual está recrutando o candidato, a fim de entender bem a necessidade;
  • Para ter mais confiança em relação ao conhecimento do candidato, solicite testes práticos, de acordo com a orientação do responsável ou líder da área para qual está recrutando;
  • Não deixe de buscar referências de empregos anteriores ou profissionais que conheçam o candidato;
  • Não se deixe levar por uso excessivo de jargões e termos técnicos. Peça explicações mais simples e objetivas sobre o que não entender;
  • Observe se a postura do candidato é de quem quer impressionar ou de quem realmente possui o conhecimento necessário para a oportunidade.

3. Use a inovação a favor do seu recrutamento

Procure ficar atento às novidades do mercado de recrutamento. Busque soluções e teste plataformas e sistemas que possam ajudar na busca por profissionais de TI. Além disso, prepare um recrutamento objetivo, dinâmico, humanizado, criativo e otimizado. 

Normalmente os profissionais de TI são jovens que não possuem paciência para processos burocráticos, engessados ou demorados.

4. Seja um bom negociador

Devido a concorrência por profissionais de TI qualificados, é normal que eles participem de vários processos seletivos aos mesmo tempo. Por isso, se você deseja conquistar o candidato, faça com que ele veja valor na sua empresa e no cargo, além do salário.

O que você achou dessas dicas para recrutar os melhores profissionais de TI?

Aproveite as informações desse artigo e prepare-se para recrutar os melhores profissionais de TI do mercado! Ainda que a demanda seja maior do que a oferta de profissionais de TI qualificados, se souber usar as estratégicas certas, é possível selecionar profissionais diferenciados e garantir excelentes contratações!

Não esqueça de deixar os seus comentários, dúvidas e sugestões sobre o tema, aqui!

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar