Apesar de todas as más notícias decorrentes da pandemia de Covid-19, uma delas foi muito boa para os jovens ou para quem deseja fazer transição de carreira: a alta demanda por profissionais de TI no mercado de trabalho.

Impulsionado pelo aumento da digitalização do mundo corporativo, o mercado de trabalho está em busca de profissionais da área, já que existe falta de mão de obra especializada. Por conta disso, muitas empresas estão recrutando profissionais com pouca experiência. Por exemplo, em 2021, houve um crescimento de mais de 170% por profissionais com menos de dois anos de carreira na área. 

Outro ponto a destacar sobre a área de TI é a boa remuneração, além da possibilidade de crescimento em pouco tempo, se compararmos com outras profissões. 

Se você está pensando em como conseguir o primeiro emprego dentro da tecnologia da informação ou até mesmo um estágio, confira as nossas dicas a seguir!

Como conseguir o primeiro emprego em TI: áreas mais aquecidas

O mercado de trabalho de TI é extremamente amplo. Contudo, existem vagas que são mais fáceis de conseguir, além da ascensão ser mais rápida. Veja:

Áreas mais aquecidas: Ciência de Dados

Por conta da transformação digital, há uma alta procura pelo cientista de dados, inclusive a área cresceu quase 500% no primeiro semestre de 2021. E o que faz o cientista de dados? Ele trabalha para transformar os dados coletados em modelos de aprendizagem de máquinas ou para criação de modelos estatísticos (Machine Learning, Phyton, dentre outros).

Para atuar na área, é necessário ter graduação em ciências da computação ou em cursos superiores específicos em ciência de dados. Ainda há a possibilidade de fazer uma especialização ou um curso livre na área.

Áreas mais aquecidas: desenvolvimento de software

Área com alta procura de profissionais, o desenvolvedor de software é responsável por criar todas as ferramentas ou aplicativos que usamos em computadores, celulares e tablets. O campo é bem amplo, com a possibilidade de seguir inúmeros caminhos (front-end, back-end ou mobile).

O pré-requisito essencial é ter curso superior em ciências da computação ou análise de sistemas. Contudo, não é totalmente obrigatório. Caso haja interesse em aprender as principais linguagens e metodologias, o profissional pode buscar por cursos específicos de lógica de programação.

Áreas mais aquecidas: infraestrutura de TI

Os profissionais são responsáveis por manter a estrutura tecnológica de vários tipos de organizações. Além disso, dentro da infraestrutura de TI, você pode atuar com manutenção e gestão de hardwares, redes e softwares.

Não é necessário ter graduação na área, contudo, o profissional deve saber comprovar conhecimento dentro das ferramentas mais populares (como serviços em nuvem, por exemplo) através de cursos ou certificações. Ainda há possibilidade de fazer cursos livres que possibilitem conhecimento em linguagem de programação (Java ou Phyton).

Áreas mais aquecidas: segurança da informação

A principal função do especialista em segurança da informação é evitar que hackers possam ter acesso a dados confidenciais de organizações. Por conta do crescente número de ataques cibernéticos e que causam prejuízos milionários, grandes empresas estão cada vez mais contratando profissionais do segmento. 

Não há necessidade de ter formação na área, todavia é importante conhecer as linguagens de programação, protocolos de segurança, como o ISO 27001, além de saber sobre bancos de dados e demais regras.

Vagas ProgramaThor - primeiro emprego em TI

Onde é possível encontrar vagas

Sabemos que conseguir o primeiro emprego ou fazer a transição de carreira pode ser um pouco difícil, ainda mais pela escassez de vagas de trabalho. Entretanto, como há alta demanda na área de TI, existem dicas preciosas que podem encurtar o seu caminho até uma oportunidade:

  • Tenha a cabeça aberta: parece não ser lógico, mas não fique apenas restrito na procura por empresas de tecnologia da informação. Antigamente, era comum que o profissional de TI tivesse como referência instituições como Microsoft ou IBM. Contudo, atualmente, tanto grandes empresas como startups, estão em frenesi por profissionais do segmento; 
  • Siga todas as empresas que você gostaria de trabalhar: várias empresas anunciam suas vagas internas através das redes sociais ou, ainda, em plataformas de recrutamento, como o LinkedIn. Então, mantenha seu olhar sobre elas; 
  • Entre em contato com empresas de recrutamento: conforme o passar do tempo, mais e mais empresas se oferecem na formação de novos profissionais.

Como conseguir o primeiro emprego em TI: vale a pena investir em uma graduação?

Conforme relatado acima, algumas vagas de TI não requerem um diploma universitário. A exigência, por conta da alta demanda dos últimos anos, está menor para os profissionais em início de carreira. 

Muitos profissionais são recrutados através das redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo. Estes estão no começo de carreira, são recém-formados ou fazem cursos técnicos. É interessante que esse movimento faça com essas pessoas ganhem familiaridade com a área tecnológica e tenham certeza se querem permanecer trabalhando com isso. 

Não obstante, existem especialistas no assunto que afirmam que o diploma universitário ainda é insubstituível. Para eles, a graduação proporciona melhor desenvolvimento e empregabilidade para o futuro. Além disso, o profissional de TI terá mais sustentabilidade, inclusive, a longo prazo. Fora as oportunidades de estágios e trainee que apenas são ofertados no campo acadêmico e o networking que a universidade propicia.

Como conseguir o primeiro emprego em TI: investimento em cursos técnicos

Além de serem mais rápidos em atingir resultados, existem cursos técnicos que podem levar o profissional diretamente ao mercado, em pouquíssimo tempo de estudo. Outro ponto a favor do curso técnico é o prazo máximo para a finalização: 24 meses. Outro ponto é que o valor investido é bem menor em comparação à graduação.

Muitas das grandes empresas têm parcerias com cursos do tipo, sendo que há possibilidade de ter contratação garantida no final do período. Só basta ficar de olho nas oportunidades de bolsas e cursos na área, além de seguir as redes sociais de instituições de ensino.

Pronto para entrar na área de TI?

Se você estava com dúvida de ingressar na área tecnológica, agora não faltam mais motivos! Caso você tenha alguma pergunta sobre como conseguir o primeiro emprego na carreira de TI, deixe nos comentários abaixo!

ProgramaThor - primeiro emprego em TI

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar