Você já ouviu falar em Power BI? Se você estuda ou trabalha com dados e suas tecnologias, como por exemplo, Big Data; certamente já viu algo sobre Power BI e deve ter percebido o quanto essa ferramenta tem ganhado destaque no mercado. Afinal, o uso de dados nunca foi tão valioso para os negócios, considerando o momento de geração de informações em larga escala, devido ao aumento considerável do uso das mais variadas soluções digitais.

Confira então, esse conteúdo para entender mais sobre o Power BI e saber como funciona.

Mas então, o que é Power BI, afinal?

Trata-se de uma plataforma de análise de dados criada pela Microsoft. Ela tem por objetivo fornecer visualizações interativas através de indicadores, utilizando o conceito de business intelligence, que em resumo é a conversão de dados em informações de valor agregado para o negócio. 

A plataforma conta com uma interface simples para que não sejam necessários hard skills específicos para sua utilização, de forma que usuários finais sejam capazes de fazer análise de dados com facilidade, além de criar os seus próprios dashboards.

Um dos grandes diferenciais do Power BI é a versatilidade que essa ferramenta oferece, visto que pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo celular. Inclusive, é importante frisar que não se trata de uma ferramenta da área de TI, mas uma ferramenta a ser utilizada por toda a empresa.

Como funciona

O Microsoft Power BI organiza e interpreta grande volume de dados, através da conexão de fontes de dados que podem ser desde planilhas de Excel até bancos de dados na nuvem; com atualização automática de informações.

A ferramenta permite agrupar, filtrar e mostrar dados como números, estatísticas, listas, gráficos, etc., em uma interface simples e intuitiva, o que a torna fácil o manuseio para criar painéis, bastando “arrastar” componentes de interface gráfica e inserir alguns códigos e funções simples. 

Isso tudo torna o Power BI uma ferramenta do tipo self-service, reduzindo dificuldades na disponibilização e adaptação de respostas através de painéis avançados.

Vagas ProgramaThor - Power BI

Benefício do Power BI

Confira aqui algumas das principais vantagens da utilização dessa ferramenta:

  • Fácil implantação, podendo ser instalada pelo próprio usuário devido a sua facilidade;
  • Acessível através de variados dispositivos móveis e compatível com vários sistemas operacionais;
  • Coleta dados na web, o que é essencial para quem precisa levantar informações de campo, para suas análises;
  • Versátil, pois, pode ser utilizada por todas as áreas da empresa, ao mesmo tempo que possibilita a criação de um panorama geral do negócio da empresa;
  • Dentre as integrações com outras ferramentas da Microsoft, destacamos a exportação de informações para o Power Point, o que permite a criação de apresentações mais elaboradas;
  • Gera informações em tempo real, o que é fundamental para a tomada de decisões;
  • Oferece um excelente custo-benefício;
  • Apoia e facilita a criação de storytelling, o que proporciona muito mais relevância aos dados apresentados;
  • Conta com uma comunidade excelente de usuários para troca de experiências, além do compartilhamento de ideias e sugestão de melhorias;
  • Possui suporte integral da Microsoft;
  • Oferece um grande diferencial ao currículo dos profissionais que conhecem e sabem usar essa ferramenta, sendo essa uma grande vantagem para quem está buscando uma vaga de programador, por exemplo.

Muitas empresas grandes utilizam o Power BI

Ainda mais em tempos de pandemia e aumento do uso de Big Data, o Power BI tem sido cada vez mais utilizado. As empresas apostam nessa ferramenta para agilizar a geração e a atualização de indicadores relevantes para as tomadas de decisão estratégicas do negócio.

O que você achou desse conteúdo? Se tiver dúvidas, sugestões de outros temas ou comentários sobre esse artigo, não deixe de registrar aqui!

ProgramaThor - Power BI

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar