É possível fazer uso da PNL para tornar suas reuniões de trabalho mais produtivas e menos maçantes. A Programação Neurolinguística tem como foco o desenvolvimento do indivíduo em diversos aspectos, seja esse desenvolvimento pessoal ou profissional. 

Quer ficar por dentro de como adquirir novos hábitos, comportamentos e desenvolver novas habilidades para facilitar a sua vida no trabalho? Leia até o final.

PNL e a comunicação no trabalho

Para evitar a má comunicação ou a comunicação com conflitos, é preciso se atentar a três coisas realizadas naturalmente pelo nosso cérebro:

  • Omitir

Para economizar energia, se tivéssemos que prestar atenção, processar e comunicar todos os detalhes do que se passa no nosso cérebro, seria inviável viver. Por isso, o cérebro omite determinadas informações e, assim, comunicamos apenas o que achamos importante e de forma resumida.

  • Distorcer

Para criação, temos a capacidade de criar coisas a partir de uma determinada realidade, afinal, todo o processo criativo é baseado justamente em imaginar coisas que não existem.

  • Generalizar

Para compreender o mundo mais facilmente através de padrões, o que facilita enormemente a nossa vida, nós generalizamos.

Esse funcionamento do cérebro humano é resultante do desenvolvimento de sua evolução. Esses processos são normais, mas muitas vezes, geram diversos problemas para a vida organizacional. 

Por exemplo, pode levar a decisões sem informações (omissão), podemos enxergar coisas que de fato não existem, além de limitar o raciocínio, levando a tomar decisões equivocadas (distorção).  Também podemos no prender ao passado e considerar uma amostra como o todo, que também afeta de forma negativa nas decisões (generalização).

A proposta da Programação Neurolinguística para facilitar a comunicação no trabalho é justamente fazer com que as pessoas cheguem às respostas que elas não haviam pensado e que pensem sobre o que realmente querem, sem as limitações impostas pelo processamento cerebral. Além disso, ajuda as pessoas na solução de problemas, enriquece o mapa conceitual/cognitivo e ajuda na tomada de melhores decisões.

Funcionamento da PNL na comunicação 

O método reconhece o padrão e desafia o padrão com uma pergunta (se necessário). Por exemplo, em um processo de feedback, o gestor informa que o seu desempenho foi ruim e não dá detalhes a respeito. A orientação é perguntar especificamente onde o desempenho deixou a desejar para então tomar as devidas providências de melhoria de performance. É nesse momento que eliminamos a omissão.

O mesmo vale para comentários como: “Isso não vai dar certo” e “O relatório foi modificado”. Quando essas frases simplesmente são ditas sem mais explicações e não são questionadas, isso pode fazer com que as pessoas tirem diversas conclusões precipitadas. Então, sempre peça que a outra parte seja específica, informe exatamente o que não vai dar certo, exatamente o que foi modificado, e assim por diante. Esse é um feedback assertivo.

Vagas ProgramaThor - PNL

Exemplo de situação

Um exemplo em que aparecem situações que podem fazer com que nosso cérebro distorça informações: quando alguém sugere que o cliente X não irá contratar sua empresa, deve-se sempre questionar o que o levou a ter aquele pensamento e verbalizá-lo, para entender quais são as evidências para este pensamento. É através disso que fazemos com que a pessoa fale a respeito dos seus argumentos ou se foi dito simplesmente com base nas suas crenças.

Um exemplo clássico de generalização é quando alguém comenta que ninguém nunca conseguiu convencer a diretoria a respeito de alguma mudança inovadora. É nesse momento que devemos expor as evidências que conhecemos e além disso, questionar se a pessoa acha que nunca existiu nada nesse sentido na firma, o nunca aqui é que está fazendo com que generalize e limite a situação.

É através desses gatilhos, que podemos sair dessas armadilhas da omissão, distorção e generalização. Claro que, por se tratarem de situações normais, isso deve ser utilizado com parcimônia para não nos tornarmos chatos que ficam o tempo inteiro desafiando as pessoas ao redor e podemos perder a capacidade de influenciar decisões e até mesmo resolver problemas.

Para efeitos de treino, podemos desafiar os padrões apenas mentalmente e verbalizarmos quando julgarmos de fato necessário. Usando dessa maneira, poderemos obter os seguintes benefícios:

  • Decisões mais acertadas;
  • Reuniões mais rápidas;
  • Menos ruído na comunicação;
  • Menor possibilidade de conflitos.

O que achou das nossas dicas de uso de PNL na comunicação profissional?

Não é fácil manter uma comunicação clara e sem ruídos no trabalho, mas sabemos que com o uso de algumas técnicas é possível transformar suas relações profissionais e assim atingir os objetivos em menos tempo e com excelência. A PNL oferece métodos para gerenciar nossos pensamentos. E assim, podemos entender como a linguagem da mente cria e afeta os padrões que executamos na nossa vida.

Que tal compartilhar conosco suas ideias a respeito desse conteúdo? Aguardamos seu comentário com sugestões, a sua participação é muito importante para nós. Tem alguma dúvida? Comente também!

ProgramaThor - PNL

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar