Entenda o que é um planejamento estratégico de TI e a sua importância. Afinal, esse é um excelente recurso para quem não consegue alinhar as estratégias da área de TI com as estratégias das áreas de negócio da empresa, com facilidade. Acompanhe o conteúdo e entenda mais sobre planejamento estratégico de TI, a sua importância e dicas para prepará-lo!
O que é planejamento estratégico de TI?
Dado o avanço tecnológico que acontece no mundo a largas passadas, fica claro que no novo cenário de TI em que vivemos os profissionais se destacarão cada vez mais por sua contribuição ao valor competitivo do negócio, e não mais por suas competências técnicas apenas.
Por isso, é indispensável que os profissionais de TI, em especial os gestores, conheçam as estratégias da sua área e os melhores caminhos para alinhá-las com os objetivos de negócio da empresa. É aí que entra o planejamento estratégico de TI!
Esse plano nada mais é do que um conjunto de processos automatizados que, utilizados junto com metodologias preestabelecidas, apoiam a contextualização e a definição de metas, além do estabelecimento das ações necessárias para alcançar essas metas. As empresas que usam a governança de TI já tem meio caminho andado para estabelecer planejamento estratégico.
Outro ponto importante é que um planejamento estratégico de TI bem elaborado, apoia a mobilização de recursos e a tomada de decisões assertivas, que apoiarão o alcance dos resultados esperados, dando visibilidade do real valor da área, o que pode ser demonstrado inclusive com KPIs importantes para a empresa.
Como definir um planejamento estratégico de TI
Para criar um plano objetivo e eficiente é preciso ter em mente que muita conversa será necessária, tanto com o alto escalão da empresa quanto com as áreas de negócio. Somente assim o seu planejamento estratégico de TI será, de fato, útil e realista.
Confira então alguns passos importantes para te ajudar a montar um planejamento ideal:
• Defina junto ao time de TI, quais serão os objetivos estabelecidos no plano estratégico, alinhados com a estratégia de negócio da empresa. Lembrando sempre de que esses objetivos precisam demonstrar o valor das entregas da área de TI;

- Se necessário, realize um brainstorming com o time;
• Estabeleça metas financeiras;
• Procure amparar os objetivos definidos em metas relacionadas a experiência e satisfação dos clientes;
• Levante processos internos que sejam importantes e que impactem os objetivos definidos, de modo a alinhá-los às demandas (exemplo: workflow de aprovações precisa estar bem claro entre o time para que não impactem o andamento do planejamento estratégico de TI). Um framework pode ajudar nesse processo;
• Identifique e conheça bem quais são os processos críticos;
• Capacite o time tanto quanto necessário;
• Estabeleça a visão e a missão da área de TI.
Tenha em mente que o planejamento estratégico de TI é essencial para os times que querem garantir qualidade, aumentar a produtividade e o reconhecimento da área. Além disso, esse é o melhor caminho para ajudar a área a defender a necessidade de adquirir as soluções de inovação necessárias para apoiar suas demandas.
O que você achou do planejamento estratégico de TI?
Você concorda que um bom planejamento estratégico de TI é essencial para que a área se torne mais organizada e as atividades mais direcionadas? Além disso, esse plano ajuda a conduzir o time de modo mais consistente e objetivo, possibilitando que todos tenham visão clara do que precisar realizar e o que é, de fato, importante para a área e para empresa.
Se você já usa esse tipo de planejamento na sua empresa, deixe aqui os seus comentários e sugestões.

Recrute um desenvolvedor!
Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.
Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.
Sobre o autor
