Nos últimos anos, o constante avanço da tecnologia gerou um fenômeno curioso: o grande fluxo e volume de dados. Diante disso surgiu o Big Data, que com suas ferramentas coleta, analisa e interpreta essa variedade de dados, que por muitas vezes são desorganizados. E isso cria oportunidades para utilização desses dados em diversos ambientes do mercado.

A propósito, um dos mercados que mais se beneficia do Big Data é o de Marketing, porém o conceito desta ferramenta é atraente para os Recursos Humanos. Acompanhe esse conteúdo e entenda mais sobre o tema!

Principais usos do Big Data no RH

Sendo uma área que trabalha com grandes volumes de dados, a utilização do Big Data no RH pode ser útil na extração de informações para a empresa em diversos aspectos. Veja alguns exemplos dessa utilidade:

  • Processos de recrutamento: com a interpretação dos dados disponíveis no mercado de trabalho, o Big Data garante uma melhor qualidade na contratação de profissionais. Analisando os dados que os mesmos disponibilizam em suas redes, tal como LinkedIn, e sites de empregos, é possível encontrar facilmente um talento que tenha seus valores alinhados aos da empresa, experiência na área e que está propenso a permacer na empresa por um longo prazo.
  • Análise de desempenho: com o Big Data há a oportunidade de analisar o desempenho de seus funcionários, produtos, posicionamento no mercado e diversos outros aspectos. Analisar em quais períodos a empresa tem um melhor desempenho, em quais turnos os funcionários produzem mais e fazer previsões sobre o desempenho de candidatos; enfim: esses são alguns exemplos de análise de desempenho. 

O Data Lake, inclusive, é um recurso de armazenamento de dados muito utilizados para empresas que buscam mais fluidez na geração de seus indicadores de desempenho.

vagas programathor
  • Gestão de pessoas melhorada: com os dados recebidos da análise de desempenho, o RH pode acompanhar os funcionários, definir metas de produção, ter uma maior retensão de talentos ao criar um clima mais favorável atendendo às necessidades dos empregados, e fornecer benefícios tais como cursos e programas de treinamento.
  • Identificação de falhas: com uma melhor interpretação de dados e uma análise segura, o Big Data no RH pode reduzir os custos operacionais ao indentificar erros com mais rapidez, como por exemplo, durante o processo seletivo. Assim podendo agilmente reparar tais erros e seguir um novo caminho. Dentro disto está a análise preditiva que pode identificar essas falhas e criar um sistema para que elas não aconteçam novamente no futuro.
  • Análise preditiva: tal como a análise de desempenho, a análise preditiva se responsabiliza por criar previsões para a empresa, entre elas sobre o processo de recrutamento, cruzando dados entre os possíveis candidatos, empresas e colaboradores para estimar o sucesso dos mesmos em suas respectivas áreas.
  • Reconhecimento de talento interno: o benefício do Big Data para a contratação de talentos externos é claro, porém, também há uma grande utilidade em reconhecer dentro da sua empresa esses talentos. Funcionários com grande produtividade, que demonstram interesse em melhorar suas habilidades, etc; ajudando a manter tais empregados na empresa, reduzindo os custos de processos seletivos e investindo em carreiras. 

Como começar a utilizar o Big Data?

Tendo em vista as aplicações e os claros benéficios do Big Data no RH, tanto para a empresa quanto para as pessoas; o próximo passo é a utilização dessas aplicações, como muitas empresas têm feito para aproveitar os benefícios do Big Data durante a pandemia.

A instalação de softwares que ajudem a cumprir os papéis desejados, com interfaces personalizadas para se encaixar nas mais diversas necessidades de utilização, entre elas o recrutamento de funcionários agilizando os processos e reduzindo os custos, é necessária para ajudar na modernização do ambiente da empresa. 

A computação na nuvem também se faz presente no dia a dia de muitas empresas que buscam modernizar suas informações com o uso do Big Data.

Enfim, o Big Data é o futuro dos recursos humanos, pois, é um investimento com ótimos resultados para os envolvidos, podendo deixar a empresa mais competitiva e assim, ajudando-a a atingir todos os seus objetivos. Fique atento as dicas que trouxemos e obtenha os melhores resultados. Se tiver dúvidas, sugestões ou feedback, não deixe de comentar!

big data no rh

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar