Considerando o momento de “pandemia e home office” para a maioria das empresas, apesar das vantagens do trabalho remoto, algumas pessoas e empresas ainda questionam o quanto é realmente vantajoso esse jeito de trabalhar.

No caso das empresas de TI, inclusive, muitas delas questionam se, de fato, vale a pena contratar um programador remoto. Afinal, trata-se de um perfil que muitas vezes requer maior interação com o time de projetos.

Se você também tem essa dúvida, confira as informações que trouxemos aqui para te ajudar a esclarecer essa situação.

Vale a pena contratar um programador remoto?

Contratar um desenvolvedor remoto pode ser ainda mais desafiador do que contratar um desenvolvedor para trabalhar na empresa. Principalmente se o time ou o próprio candidato, possui alguma experiência ruim com esse tipo de trabalho. 

Confira então as justificativas que encontramos no mercado, para as empresas que consideram uma boa estratégia contratar um programador remoto:

  • Programadores remoto custam menos: considerando que não haverá custos com deslocamento, estacionamento, etc.; contratar um programador remoto pode sair mais em conta. 
VAGAS PROGRAMATHOR
  • Maior quantidade de candidatos: muitos desses profissionais podem morar longe ou estarem super afim de uma vaga na sua empresa. Ou ainda, alguns deles podem estar interessados somente em oportunidades de trabalho que sejam remoto, o que tem sido muito comum na área de tecnologia. 

Essas questões podem contribuir para que seja muito mais fácil conseguir candidatos interessados nas vagas de programador da sua empresa.

  • Ferramentas facilitam a comunicação: atualmente é um grande erro pensar que o programador estará muito distante do time de projeto, se o mesmo trabalhar remotamente. Afinal, atualmente existem diversas plataformas de videoconferência super úteis, que facilitam muito o dia a dia, ajudando inclusive a otimizar o home office.
  • A produtividade pode ser maior: considerando que o programador não perderá tempo com deslocamento e que a tendência é que ele possa se concentrar mais durante o home office (já que na empresa é comum que os colegas acabem consultando os programadores para pedir ajuda ou tirar dúvidas); é provável que o rendimento das entregas dele seja maior.

Outro ponto é que é muito comum que, de acordo com o perfil desse profissional, o programador goste de trabalhar em momentos que proporcionem grande concentração devido, como é o que caso daqueles que curtem trabalhar de madrugada. Sendo assim, não há dúvidas de que contratar um programador remoto será muito mais produtivo.

  • Turnover menor: programadores que trabalham remoto tendem a ter menor interesse em mudar de empresa, justamente por trabalharem a seu modo, no ambiente desejado. 

Considerando então o alto índice de mudança de empresa desse tipo de profissional e o transtorno que isso causa à empresa, o trabalho remoto deve ser considerado como medida para diminuição de turnover. Principalmente nesse momento em que a procura por programadores tem sido alta!

Pronto para contratar um programador remoto?

E então, as informações que trouxemos aqui te convenceram do quanto pode valer a pena contratar um programador remoto? Ou você gostaria de saber mais sobre os prós e contras do trabalho em home office? Enfim, se você tem informações sobre o tema, que gostaria de compartilhar, não deixe de escrever aqui!

contratar um programador remoto

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar