Além do domínio técnico, que é fundamental para todos os programadores, você sabia que o perfil comportamental desse profissional pode ser um grande diferencial para a atuação dele na sua empresa?

Isso porque o seu perfil é o que define se o programador é aderente aos valores e práticas da empresa. Inclusive, o recrutamento e seleção por competências tende a ser um grande aliado a fim de garantir que o profissional contratado atende corretamente as necessidades da vaga e da empresa.

Para entender mais sobre os perfis comportamentais de programadores existentes no mercado, preparamos esse conteúdo com os principais. Esse guia te ajudará a identificar qual o perfil comportamental ideal para um programador na sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Perfil comportamental de programadores: quais os principais?

São inúmeros os perfis existentes, portanto, listamos aqui os mais comuns no mercado e, consequentemente, os que as empresas mais buscam. Confira:

  1. Adorador de desafios

Esse perfil comportamental de programador diz respeito àqueles que são adoradores de um problema complexo a ser resolvido. Inclusive, aqueles problemas dos quais muita gente prefere passar longe. 

Esse programador costuma ter uma capacidade analítica acima da média, o que é um grande diferencial desse perfil. Mas por outro lado, seu olhar extremamente apurado pode acabar complicando coisas simples de resolver.

  1. Multitarefa

O objetivo do programador com esse perfil comportamental é de quem executa diversas atividades ao mesmo tempo, concluindo o maior número possível de demandas em um curto espaço de tempo. Esse perfil costuma ser muito ágil e flexível, além de trabalhar bem sob pressão. No entanto, é preciso ter atenção, pois, eventualmente, esse perfil multitarefa pode fazer com que esse programador peque na qualidade das entregas, ocasionando retrabalho.

  1. Escritor

O programador com perfil comportamental de escritor costuma ter como foco principal do seu trabalho a escrita de código fonte, de fato. Normalmente ele é perfeccionista, estruturando seu código fonte como obra de arte, o que resulta em entregas de extrema qualidade. Esse programador é especialista em escrever códigos limpos (falando nisso, você já ouviu falar no SOLID?), mas o problema aqui é que esse excesso de perfeição pode resultar em prazos mais estendidos nas suas entregas.

  1. Solucionador

Esse programador é muito curioso, daqueles que não se contentam com as respostas básicas aos problemas, mas está sempre em busca das melhores soluções. Dessa forma, ele está sempre procurando novas saídas para caminhos comuns. Costuma ter muita criatividade e grande desenvoltura para lidar com problemas. No entanto, pode ser um perfil que perde o foco ou a motivação com facilidade, caso não haja estímulos suficientes para o seu perfil solucionador.

  1. Detalhista

O programador com perfil detalhista é aquele que planeja minuciosamente cada detalhe do que é necessário para realizar uma atividade. 

E por ser metódico e extremamente organizado (lembrando que a organização é uma das soft skills mais buscadas em cargos de liderança), ele realiza com perfeição as suas entregas do começo ao fim. Mas esse perfil costuma apresentar dificuldades para lidar com mudanças, podendo inclusive, demonstrar pouca flexibilidade diante de imprevistos.

Vagas ProgramaThor - perfil comportamental

Perfis de programadores de acordo com cargos

Há ainda uma outra forma de definir o perfil ideal de programador para a sua empresa, que é considerando os cargos existentes na área de TI. 

Obviamente que considerando a versatilidade do profissional que desenvolve sistemas, ainda mais em um momento que tanto se fala em desenvolvedor Full Stack, nada impede que esse tipo de profissional execute mais do que uma função. 

Mas, dependendo da estratégia da sua empresa, pode ser interessante contratar um programador com perfil para atuação em mais do que um papel específico, de acordo com as etapas do projeto. Confira quais são esses perfis de atuação: 

  1. Arquiteto de sistemas

O arquiteto de sistemas é o profissional que normalmente está mais envolvido com as questões estratégicas do negócio, do que com as questões técnicas de tecnologia. Ele atua de modo a garantir que o projeto atenderá as melhores práticas do setor e estará estruturado de forma a atender os requisitos de negócio da empresa, arquitetando a integração entre soluções, por exemplo.

  1. Analista de testes

O analista de testes, como o próprio nome sugere, é responsável pelo desenvolvimento de planos de testes e pela aplicação desse plano, de modo a garantir a qualidade dos projetos entregues.

  1. Analista de segurança

O analista de segurança é responsável por garantir que o projeto está aderente a todos os requisitos de segurança. Principalmente quando falamos no momento atual, em que os dados permeiam as definições estratégias de praticamente todas as empresas, se torna ainda mais relevante que haja esse profissional, dedicado a garantir a aplicação da LGPD, por exemplo. Além disso, a segurança inclui a proteção do sistema quanto a cyber ataques.

  1. Analista de sistemas

O analista de sistemas é o termo mais utilizado para definir o profissional programador, ou seja, aquele que escreve o código fonte, de fato, sendo responsável pela implementação de sistemas, de novas features, além do gerenciamento de banco de dados e análises da solução desenvolvida. No entanto, esse perfil de cargo pode englobar também o profissional que atua com a gestão de projetos.

Vale ressaltar aqui que há ainda diversos outros papéis de profissionais de tecnologia, como Cientista de Dados, Tech Leads, Engenheiro de Software, DevOps entre outros; mas trouxemos aqui somente os que normalmente têm atividades agregadas ao perfil de programador.

Qual desses perfis é mais interessante para a necessidade da sua empresa?

A nossa dica aqui é aproveitar as informações que trouxemos neste conteúdo e, ao recrutar um programador, procurar verificar se o perfil apresentado pelos candidatos está alinhado com o perfil exigido para a vaga e, também, pela políticas e normas da empresa. Além disso, é importante pensar em planos de carreira

Se você tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o perfil comportamental do programador ideal, não deixe de escrever aqui! E se você é programador e está em busca de uma vaga, confira as nossas vagas!

ProgramaThor - perfil comportamental

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar