A inteligência artificial está cada vez mais modificando a forma como vivemos, como as empresas atuam e até mesmo a forma como somos observados. 

Sem dúvidas, os livros sobre inteligência artificial são aliados valiosos na hora de entender como essas mudanças afetam nosso cotidiano, quais são os riscos e os benefícios dessa inevitável realidade e, principalmente, aprender mais sobre essa tecnologia se você quer trabalhar com ela. 

Para conhecer os livros sobre inteligência mais bem avaliados, confira nossas indicações logo abaixo!

Indicações de livros sobre inteligência artificial

Confira aqui as dicas de títulos renomados e importantes que trouxemos para te ajudar a se aprofundar mais no tema:

  1. Introdução à Inteligência Artificial: Uma abordagem não técnica (Tom Taulli)

Você já deve saber que a inteligência artificial envolve praticamente todas as áreas da sua vida: relacionamentos sociais, qualificação profissional, ferramentas de trabalho e uma infinidade de ações cotidianas, tais como alimentação, meios de transportes, serviços médicos e financeiros e tantas outras. Sem contar tudo que envolve internet das coisas, que é um tema que está em alta no mercado de tecnologia, principalmente durante a pandemia.

A obra intitulada Introdução à Inteligência Artificial, apresenta conceitos claros e relevantes sobre a robótica a o ensinamento das máquinas. Por isso, é uma boa opção para iniciar sua jornada nessas questões que, em breve, estarão presentes em quase tudo.

  1. Inteligência Artificial e Processo (Isabella Fonseca Alves)

Para quem quer entender mais sobre a dinâmica inteligência artificial e processos trabalhistas, pode apostar nesse título. O mercado jurídico foi profundamente modificado com o avanço da inteligência artificial, embora o Direito seja uma ciência imprecisa. 

A proposta desse livro é a discussão sobre os riscos da implementação da inteligência artificial no que tange os direitos e suas possíveis consequências. Vale a pena para quem deseja implementar soluções de tratativas diretas com clientes, por exemplo, como é o caso de chatbots.

Vagas ProgramaThor - Livros sobre inteligência artificial
  1. Inteligência artificial: uma abordagem moderna (Stuart Russell Peter e Norvig)

Este livro é um dos bestsellers do gênero e foi escrito por dois especialistas em tecnologia da computação. Nesta obra você encontrará uma boa base teórica sobre o tema e dicas valiosas para entender, na prática, os principais aspectos da inteligência artificial. 

Por isso, se você quer se desenvolver na criação e no acompanhamento das novidades da inteligência artificial, essa será uma leitura obrigatória para você incluir na lista.

  1. Inteligência Artificial Para Leigos (Luca Massaron)

Se você não é um profissional da tecnologia, mas ainda assim quer aprender e ficar por dentro do que está vindo por aí, essa obra será sua melhor escolha. A leitura promete abordar os temas do cotidiano que foram drasticamente afetados com as inovações trazidas pela inteligência artificial. 

É uma boa indicação para profissionais de recrutamento e seleção, por exemplo, que recrutam por competências e querem conhecer mais sobre essa tecnologia.

Dentre as abordagens do livro, destacam-se a forma de se relacionar com os bancos, a forma de atendimento das prestadoras de serviços essenciais, o agendamento de consultas e exames médicos e até mesmo a maneira como você faz compras ou limpa a sua casa. Muito além de informações óbvias, apresenta de forma exemplar as questões éticas que envolvem todas essas questões do dia a dia.

  1. Trabalho, Educação e Inteligência Artificial: A Era do Indivíduo Versátil (Rui Fava)

Nossa última dica é uma obra que abrange os principais setores que permeiam a vida moderna: trabalho e educação. Com essa leitura, você obterá diferentes abordagens que integram as tecnologias digitais da automação e da inteligência artificial, no mundo do trabalho e da educação. 

As profissões deixarão de existir? Quais serão as profissões do futuro? Confira e seja um dos protagonistas nessa onda que só está começando.

Gostou das nossas dicas de livros sobre inteligência artificial?

Uma das formas de acompanhar esse campo da ciência é com bons livros, que tragam referências atuais sobre o uso da inteligência artificial. 

Por ser uma matéria ampla, com infinitas possibilidades de aplicação nas mais variadas vertentes, entender os conceitos éticos e técnicos gerais o farão se destacar nesse mercado. Por isso, conte abaixo quais livros dessa lista você já leu, quais você recomenda e como essa tecnologia afeta a sua vida pessoal e profissional diretamente. Confira também o nosso artigo sobre tipos de inteligência artificial.

ProgramaThor - Livros sobre inteligência artificial

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar