Uma boa liderança é essencial para o mundo corporativo. São inúmeras cobranças, pressão por resultados, desafios de relacionamentos interpessoais, contratempos financeiros e outros tipos de desafios do dia a dia. Por isso, um bom líder pode fazer a diferença, deixando tudo em ordem e mantendo uma equipe motivada e atuante.  

Todas essas afirmações é que diferem um líder de um chefe. Substantivo muito usado até o século passado, a figura do chefe tem relação com aquela pessoa que deseja apenas bons resultados, mesmo que precise passar por cima de seus funcionários. Já o líder, ele inspira os outros a fazerem o melhor que podem, inspirando e jogando junto.

Pensando nas grandes transformações ocorridas nas últimas duas décadas, especialmente sobre gestão empresarial, confira o que é liderança técnica, quais são as suas características (bem como as soft skills mais buscadas em cargos de liderança) e como desenvolvê-las! Boa leitura!

Compreendendo o conceito de liderança

A liderança nada mais é que uma habilidade de inspirar outras pessoas. O líder pode influenciar nas ações, decisões e comportamentos, positivamente. Outra característica de um líder está ligada a atingir os seus objetivos de maneira leve e eficaz, jamais comprometendo a saúde mental daqueles que atuam lado a lado com ele.

O que é liderança técnica?

Exercida por profissionais que cresceram dentro da estrutura hierárquica de uma instituição, especialmente por conta do conhecimento especializado em determinada área, a liderança técnica tem a finalidade inspirar a equipe através do seu conhecimento. Chamado também de conhecimento operacional, o profissional lidera através de seus exemplos, colocando literalmente a mão na massa. 

A liderança técnica é considerada um estilo muito poderoso, já que o profissional alcança reconhecimento pelo atendimento ao grande número de solicitações realizadas por colegas de trabalho, enquanto realizava funções puramente operacionais. Outro ponto em comum, é que o saber é adquirido na prática, por anos de experiência no mercado de trabalho.

Principais características da liderança técnica

São duas as principais características desse estilo de liderança: o foco em uma operação eficiente e o caráter técnico. O líder técnico tem o conhecimento amplo sobre as tarefas que cada funcionário realiza, conseguindo enxergar o potencial de cada um.

Além disso, existe um distanciamento na relação entre gestor e colaboradores na liderança técnica. O líder costuma mostrar como realizava suas tarefas enquanto ocupava um cargo operacional, por sua vez o aprendizado é através da observação dos liderados. 

Perfil de um gestor na liderança técnica

O líder operacional necessita combinar competências relacionadas ao conhecimento humano, técnico e administrativo, tais como:

  • Precisa dar exemplo aos liderados, sabendo como agir em determinada situação; 
  • Ter o conhecimento de saber se comunicar de maneira objetiva com sua equipe e demais áreas da empresa; 
  • Compartilhar conhecimento tanto sobre o histórico do setor como das ferramentas a serem utilizadas; 
  • Dominar a visão holística da área e de toda empresa;
  • Ser observador, usando um raciocínio analítico para tratar de dados e informações importantes;
  • Solucionar conflitos através da gestão adequada;
  • Saber tomar decisões, sempre usando da lógica causa e efeito, evitando surpresas desagradáveis.

Principais vantagens da liderança técnica

Algumas das vantagens da liderança técnica a serem mencionadas são:

  • Normalmente, o time sempre confiará nas decisões do gestor, já que ele tem um amplo conhecimento sobre a área;
  • É mais fácil os colaboradores saberem onde buscam soluções para os problemas operacionais;
  • O gestor usa dados já conhecidos ao tomar decisões (você já ouviu falar em Decision Intelligence?), sendo a resposta mais assertiva.
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Principais desvantagens da liderança técnica 

Assim como há grandes benefícios, existem algumas desvantagens sobre a liderança técnica:

  • O gestor pode ser visto como autoritário e sem empatia pela equipe, se ele considerar somente a sua experiência e conhecimento nas decisões;
  • O líder pode ter dificuldade em delegar tarefas, já que ele considera ser mais veloz em realizá-las do que seus colaboradores;
  • Os colaboradores podem ficar acomodados, sempre responsabilizando toda a atribuição do setor ao líder.

Um ponto extremamente negativo está relacionado à deficiência na comunicação, contudo, isso não significa que não há como melhorar esse skill na liderança técnica. O importante é o profissional estar disposto a trabalhar essa deficiência, sempre com foco no autoconhecimento e adotando pequenas ações no cotidiano. Uma opção fácil para o aprimoramento, é a realização de cursos livres ou uma pós-graduação.

Como desenvolver a liderança técnica

Se você se encaixa nesse perfil, mas acredita que existem pontos a serem trabalhados, confira algumas dicas de como desenvolver a liderança técnica!

Alternância entre as funções operacionais e gerenciais

Uma das maiores dificuldades do líder técnico é encontrar o equilíbrio entre executar as atividades e o novo papel de liderança que está começando. Infelizmente, a gestão de tempo é mais desafiadora do que parece. 

Para conseguir ter uma organização satisfatória, basta organizar o calendário de tarefas usando cores diferentes (uma para funções como maker e outra para manager). Assim, você conseguirá ter êxito em ambas as funções.

Além disso, não se esqueça do seu lado operacional que o ajudou a ascender dentro da sua profissão, sempre priorizando as tarefas mais rápidas. Já sobre a equipe, observe quais talentos se destacam para que você possa retê-los.

Conte com a opinião do time e envolva-os nas decisões

O feedback da sua equipe e de outros colaboradores é importante tanto para melhorar o seu trabalho como gestor, quanto para o crescimento de todos. Para fazer isso, procure apresentar seus diagramas de arquitetura, requisitos, tecnologias, etc.; e os coloque em discussão.

Crie desafios para verificar a sua empatia

Proponha desafios a seu time, seguindo as três regras básicas da verificação de empatia. Quando nossas ações são pautadas no que é correto para todos, agindo com honestidade e clareza, é mais fácil caminhar como gestor. 

Delegue tarefas com qualidade

Para uma melhor organização, faça uma lista de tarefas que você acredita que sejam da sua responsabilidade. Além disso, tenha bem definido os resultados que você espera a curto e longo prazos. 

Inspire novos talentos

Primeiro, é ideal compartilhar seu conhecimento com seus liderados já que dessa maneira, além de ganhar confiança, você conseguirá reter talentos. Para ajudar os seus colaboradores a ficarem inspirados, mostre a todos o seu melhor trabalho.

Construa uma equipe completa

Procure conhecer e respeitar expectativas e diferenças dos seus liderados, estimulando que estes façam o mesmo. Uma boa gestão é construída mostrando o seu melhor e a sua capacidade de maximizar o valor de cada pessoa da equipe. 

Seja uma liderança de sucesso!

O importante para ter uma boa liderança seja técnica ou não é, acima de tudo, buscar conhecimento. Esse é o caminho para desenvolver tanto hard skills quanto soft skills, e que ajudará a manter um bom clima organizacional, com um time motivado, evitando situações de burnout ou de turnover.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre os diferentes tipos de gestão, deixe nos comentários abaixo!

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