Assim como a Indústria 4.0, surge a tendência do consumidor 4.0. As mudanças recorrentes no mundo tecnológico resultam na ruptura dos métodos convencionais, especialmente na relação empresa e cliente, criando as tecnologias disruptivas

Até o começo da década de 2010, os principais meios de publicidade das grandes empresas eram a TV e as mídias impressas. Contudo, a partir de agora o consumidor tem uma voz, impulsionando o nascimento do chamado consumidor 4.0.

Fato é que através do consumidor 4.0, paradigmas e demandas foram criados. Por conta disso, as empresas precisaram se adaptar para oferecer um melhor atendimento e experiência aos seus clientes. O resultado é criação de uma comunidade, através da fidelização e uma base de “fãs” da marca.

Não basta apenas haver sinergia entre o marketing e o comercial de uma organização. É importante que o TI participe ativamente das estratégias dessas áreas. Através do suporte da área, é possível que uma empresa consiga melhorar a sua comunicação com os clientes, sempre fazendo o que eles desejam. 

Compreenda mais sobre a relação entre o consumidor 4.0 e a tecnologia no texto a seguir!

Consumidor 4.0 e tecnologia: afinal, quem é esse cliente?

Antes de qualquer coisa, é importante compreender quem é o consumidor 4.0: ele nada mais é que o resultado da transformação digital, onde não há mais barreiras na relação entre cliente e empresa. O acesso à informação é extremamente fácil e veloz. Tem sido muito importante o sentimento de pertencimento a uma comunidade, facilitado através das postagens em redes sociais. 

Todavia, nem sempre foi assim. Antigamente, o consumidor tinha o seu foco apenas no produto ou serviço. Isso quer dizer que a única preocupação era o funcionamento do produto ou serviço e a solução dos problemas do cliente. Mas com as tecnologias disruptivas, a mentalidade teve que ser mudada. Para compreender mais sobre o perfil do consumidor 4.0, conheça as características principais!

Autonomia

O primeiro diferencial do consumidor 4.0 para qualquer outro é a utilização massiva das tecnologias. Ele gosta da autonomia e, em especial, da liberdade de escolha. O consumidor 4.0 escolhe como vai se relacionar com a marca, especialmente na parte de comunicação, através da internet, redes sociais, sites, dentre outros.

Comunidades virtuais

Usuário intenso das redes sociais, o consumidor 4.0 está imerso em comunidades virtuais. Para ele, o mais importante é a opinião de toda uma sociedade (e o que está sendo debatido na internet) do que uma marca consolidada. Afinal, as empresas nem sempre divulgam o que realmente pensam. A partir desse ponto, é que entram os valores. O consumidor atual quer que a empresa compartilhe dos mesmos ideais, especialmente os ligados a questões sociais.

Em qualquer lugar e a todo momento

A exigência do consumidor 4.0 também é alta com relação à velocidade e à mobilidade. Especialmente após a pandemia, ter facilidade de informação ou na realização de tarefas com agilidade e segurança, não têm preço. Já foi a época das instabilidades e incertezas, onde a internet era terra de ninguém. A partir de agora, através da Lei Geral de Proteção de Dados, o consumidor quer uma relação transparente, com informações coesas e verdadeiras.  

Consumidor 4.0 e tecnologia: como conseguir atingir esse novo público?

A mudança deve ser de dentro para fora. O primeiro ponto é fazer uma mudança cultural na empresa e a única maneira é investir em abordagens mais diretas, íntimas, como se fosse uma relação entre dois amigos. A definição da cultura organizacional está totalmente relacionada a isso.

Outro ponto é verificar como estão os sistemas da organização, iniciando o processo através da presença virtual, ingressando em comunidades da internet. Além disso, o atendimento e o suporte devem estar sempre à frente, antevendo as necessidades do consumidor e respondendo a quaisquer dúvidas com eficácia. 

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Consumidor 4.0 e tecnologia: a importância da experiência do cliente 

Todo o ponto de interação entre empresa e cliente é extremamente importante para que o consumidor possa ser impactado de maneira positiva. Conhecendo as necessidades e as preferências do comprador, como entender as suas dores, os seus hábitos, tudo que levou ao cliente até aquele momento, enfim, influencia o que chamamos de experiência do cliente.

Para que uma empresa seja capaz de aplicar os seus recursos de modo que leve seu público do ponto A ao B, é relevante que se estude profundamente quem é o cliente e o que ele realmente deseja. Só dessa maneira, as dores e problemas do consumidor podem ser resolvidos.

Consumidor 4.0 e tecnologia: o sucesso do cliente

O sucesso do cliente está ligado ao gerenciamento do pós-venda. Nesse caso, o mais importante é garantir que o consumidor faça a adesão ao produto e consiga obter o resultado prometido pela marca. Afinal, é papel da empresa compreender que o cliente deve saber como funciona o seu produto ou serviço, extraindo o melhor deste. Então, o sucesso do cliente é o sucesso da organização. 

Consumidor 4.0 e tecnologia: o papel de TI

Não haveria como falar sobre o consumidor 4.0 sem mencionar a relevância de TI dentro de uma empresa. Sendo assim, confira como a tecnologia pode ser usada a favor do consumidor 4.0:

  • CRM: o uso do sistema de gestão do relacionamento com cliente permite a administração dos contatos e dos leads, personalizando todas as ações da empresa para cada consumidor. Nele podemos ter o histórico de compras, informações sobre quem são e onde estão na jornada de vendas. Através desses dados, a empresa segmentará os seus passos, conversando diretamente com cada consumidor;
  • Integração de sistemas: para garantir estabilidade nas aplicações, disponibilidade de dados e segurança, é importante investir na integração. Conhecida como omnicanalidade (omnichannel), que nada mais é que a fluidez entre os canais online e offline, ela consegue garantir que a empresa não esteja apenas disponível, mas consiga ser rápida em prestar seus serviços, transitando a interação dos usuários entre um canal e outro, quando necessário;
  • Responsividade: programadores devem estar em constante especialização para a construção de interfaces que possam se adaptar em diferentes telas e dispositivos. Isso permitirá que a integração omnichannel opere e tenha resultados;
  • Gerenciamento de infraestrutura: por fim, sem uma boa administração, não será fácil ter uma relação com o cliente. Assim como todos os softwares e hardwares operam com sucesso, a empresa deve ter seus serviços na mesma qualidade e com segurança.

Você se considera um consumidor 4.0?

Ao longo da história, as relações de consumo foram mudando, assim como as prioridades dos clientes e das organizações. O importante é que as empresas compreendam que para o sucesso verdadeiro, as áreas de marketing e TI devem andar lado a lado. 

Gostou de saber a relação entre consumidor 4.0 e tecnologia? Caso tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários abaixo para que possamos te ajudar!

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