Quando falamos em referência mundial a respeito de projetos e melhoria contínua em processos, não há como não pensar na metodologia Lean Six Sigma. O foco está nos processos e etapas bem definidas para sanar qualquer tipo de problema, mesmo de causas ainda desconhecidas. Para saber mais a respeito dos níveis de certificação e sua relação com a metodologia mencionada, continue a leitura.

Metodologia Lean Six Sigma

Nada mais é do que a fusão entre a metodologia Six Sigma que visa otimizar recursos e reduzir custos na organização, com as ideias e ferramentas da filosofia Lean que foca na redução de desperdícios dos processos, detectando e excluindo etapas desnecessárias. Tudo isso para gerar resultado financeiro.

Belts

São níveis de conhecimento a respeito da metodologia, existem 5 belts, cada um com sua particularidade que vamos detalhar a seguir:

  • Master Black Belt

A atuação de quem possui essa certificação costuma ser em cargos de gerência corporativa focado em melhoria contínua, área de qualidade, gestão de projetos, e assim por diante. Possui cargo estratégico e tem a função de identificar as oportunidades para auxiliar os diretores executivos a alcançarem os objetivos traçados para o ano. 

O Master Black Belt também é conhecido como Certificações Belt por ser o nível mais alto de certificação da Metodologia Lean Six Sigma. Além de realizar a gestão da equipe, o Master Black Belt também pode desenvolver e tirar dúvidas de outros belts dentro da própria companhia. 

  • Black Belt

Quem possui essa certificação executa projetos, a vivência desse profissional é 100% voltada para tocar os projetos, normalmente aplicada para um gerente de projetos que está lidando com diversos projetos simultaneamente e não se envolve diretamente.

  • Green Belt

A atuação de quem possui a certificação Green Belt está voltada para tocar projetos menores, além de lidar com a rotina. Aqui já conseguimos identificar que uma das diferenças está no tempo de dedicação com relação aos projetos. Quanto mais alta a certificação, mais tempo de dedicação aos projetos de melhoria. Na teoria, eles ficam de 25% a 30% do tempo tocando projetos, mas na prática sabemos que tem muito Green Belt fazendo mais.

Vagas ProgramaThor - Certificações Belt
  • Yellow Belt

Pessoas que possuem essa certificação costumam dar suporte para o Green Belt e tem as iniciativas para conduzirem as ações do projeto que são repassadas pelo Green Belt. As ações utilizam o método de definir, medir, analisar, implementar e controlar. Então, ocorre a execução para gerar os resultados.

  • White Belt

O treinamento consiste em conteúdos voltados para entendimento da importância de planos de ação para riscos, análises das causas raízes dos problemas, ferramentas como 5W2H, 5 porquês, coletas de dados, atividades de padronização e cartas de controle, quando for o caso. Pode parecer um pouco mais superficial, mas é suficiente para alcançar a certificação e também para junto dos Yellow Belt, auxiliar o Green Belt na condução dos processos de melhoria.

Se a companhia não está bem estruturada e não possuir todos os níveis, na prática, quem possui qualquer uma das certificações, acaba desempenhando outras atividades que teoricamente estariam fora do seu escopo. 

Resumidamente, acaba coletando os dados, analisando as causas raízes, fazendo uso das ferramentas já mencionadas, fazendo planos de ação, montando processos padronizados para serem executados e garantirem que os bons resultados se mantenham. Pessoas certificadas tem o seu valor e costumam entregar muito resultado.

Precisando gerar resultado financeiro no seu negócio?

Até aqui, você conheceu as principais peculiaridades de cada certificação e para quais atividades cada uma se tornará o colaborador apto após a conclusão do curso. Nos diga o que achou do conteúdo, conte alguma curiosidade a respeito de algum projeto que tenha participado, vamos ficar felizes em trocar experiências. E se você é programador e está em busca de uma vaga, não deixe de aprender mais sobre as Certificações Belt para te ajudar a se destacar!

ProgramaThor - Certificações Belt

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar