Quando falamos em segurança de dados e proteção de informações, é fundamental fazer uso de uma VPN, que nada mais é do que uma Rede Virtual Privada. Ela foi criada justamente para que os dados possam transitar de maneira segura, principalmente no uso de acesso remoto. Quando se faz uso de uma VPN, é assegurada a proteção desse acesso através de criptografia de dados. Para entender mais a respeito desse assunto, leia até o final.

O que é VPN

VPN é um serviço que protege a ligação e privacidade enquanto se está conectado à internet. A Rede Virtual Privada permite que o endereço de IP se torne oculto e, também, torna possível o uso de Wi-Fi públicos sem tornar o usuário vulnerável. Desde o início da pandemia, em que o trabalho remoto se tornou extremamente necessário, a utilização de uma VPN se tornou essencial nas empresas para evitar diversos riscos.

Por que usar?

A principal motivação é que o seu acesso será criptografado, evitando que você possa ser rastreado, ou seja, proteção de privacidade contínua, seja no uso pessoal ou para trabalho. Além disso, é possível manter o tráfego online invisível, mesmo fazendo uso de uma rede de Wi-Fi pública. Além do que já falamos, é importante lembrar que a sua localização também não será exposta.

A grande sacada da VPN é a transformação de uma rede insegura em uma opção protegida, então, seus dados permanecem autênticos, mesmo trafegando através de uma rede pública. Apenas para tornar claro o que é criptografia, é um método que transforma códigos e textos legíveis em ilegíveis. Os dados são embaralhados e se tornam inutilizáveis nas mãos de qualquer outra pessoa.

A VPN também impede a espionagem de administradores de redes, provedor de internet e até mesmo do governo, não será possível rastrear os seus passos online ou seus dados. 

Vagas ProgramaThor - VPN

VPN no ambiente corporativo

Fundamental no trabalho remoto, traz toda a segurança necessária para a organização em se tratando de proteção de dados e, também, rapidez no acesso. Acesso esse que fica restrito apenas às pessoas autorizadas. Aqui envolvemos privacidade no acesso, mobilidade na rotina de trabalho e claro, mais segurança aos dados corporativos. Além de ser a opção mais viável no caso da necessidade de se conectar filiais, não há limites físicos para a aplicação.

O uso de VPN também reduz o custo das empresas, pois custa menos que links dedicados de longa distância. Algo interessante é que alguns sites possuem conteúdos cujo acesso é permitido apenas em determinadas partes do mundo. Fazendo uso do VPN, é possível alterar sua localização e assim, acessar esse tipo de conteúdo.

Resumindo, um servidor VPN é responsável por filtrar qualquer requisição indesejada e também impede o acesso de pessoas não autorizadas a uma rede corporativa através de acesso externo. O acesso seguro de pessoas autorizadas é realizado com criptografia, a tecnologia VPN cria um túnel virtual com o computador do usuário. Assim, é garantida a integridade e autenticidade desses dados trafegados, mesmo em rede pública.

É possível garantir que os dados não serão interceptados, devido ao uso de protocolos de segurança, controle de acessos restritos que restringem acessos não autorizados, além da criptografia, também há o uso de firewall.

Mais segurança da informação no seu acesso online

Agora que você já sabe como funciona o serviço de VPN, conheça as vantagens do uso com relação a evitar que seus dados sejam interceptados e toda a problemática que isso envolve, esse é o momento para avaliar a contratação. Confira também nosso conteúdo sobre ameaças digitais! E saiba que estamos à disposição para sanar toda e qualquer dúvida e auxiliá-lo a respeito disso. Entre em contato conosco!

VPN - ProgramaThor

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar