Não há dúvidas do quanto é importante realizar processos seletivos adequados para trazer os recursos certos para a sua empresa. No entanto, tão importante quanto é garantir que os funcionários estejam motivados e desempenhando suas funções conforme esperado.

E para conseguir avaliar isso e, até mesmo identificar possíveis desvios que precisam ser ajustados para melhora da performance do time, é importante realizar periodicamente as avaliações de desempenho.

Se a sua empresa já tem o hábito de acompanhar a performance dos colaboradores e você busca entender quais são os principais tipos de avaliação de desempenho para aprimorar esses processos, você está no conteúdo certo!

Confira a lista de tipos de avaliação de desempenho mais utilizados no mercado, que trouxemos aqui!

O que é avaliação de desempenho, afinal?

Antes de mais nada, o que é avaliação de desempenho e para que serve essa ferramenta? Pois bem: ao avaliarmos algo por nós mesmos, ou seja: nossas opiniões, percepções, crenças, expectativas e conduta – ficamos totalmente sujeitos a uma avaliação tendenciosa e, também, a subjetividade. 

Por isso, ainda que a colaboração dos líderes e gestores sejam importantes em um processo de avaliação de desempenho, o processo em si precisa ser bem estruturado e imparcial.

Além disso, para que a avaliação seja justa, é preciso que seja padronizada para todos os colaboradores. Imagine se cada líder decide por avaliar seu time sob os critérios que bem entender? Será praticamente impossível que a empresa utilize esses resultados para medir a sua performance.

Sendo assim, as avaliações de desempenho consistem em ferramentas de gestão de pessoas que tem como objetivo estruturar e padronizar o modo de avaliar a performance dos funcionários; sendo fundamental para apoiar a análise de atuação do time, bem como fomentar iniciativas de desenvolvimento dos colaboradores.

Uma informação interessante é que há diversos tipos de avaliação de desempenho, mas algumas deixaram de ser muito usadas com o surgimento de modelos mais aderentes ao cenário atual do mercado. Além disso, conforme modelo de avaliação, é possível que ela seja feito em grupo ou individualmente; e na periodicidade que a empresa definir.

Vagas ProgramaThor - avaliação de desempenho

A importância da avaliação de desempenho

Entendendo o que é a avaliação de desempenho, pode ser que surja a dúvida sobre a importância dela. Vale ressaltar que as empresas utilizam o método de avaliação de desempenho muitas finalidades, com:

  • Avaliar o desempenho do colaborador para planos de sucessão;
  • Identificar hard skills e soft skills;
  • Definir e priorizar ações de desenvolvimento;
  • Identificar a necessidade de novas funções e papéis para aumento de produtividade do time;
  • Identificar funcionários que estejam performando acima da média;
  • Identificar funcionários que estejam performando abaixo da média;
  • Avaliar o nível de engajamento do time;
  • Avaliar se o time está aderente a cultura organizacional.

De maneira geral, a avaliação de desempenho apoia o RH na identificação de melhorias, além de nortear decisões estratégicas e ajudar a medir o clima organizacional.

Os principais tipos de avaliações de desempenho

Confira agora os principais tipos de avaliação de desempenho existentes hoje no mercado:

  • Autoavaliação;
  • Avaliação por superior imediato;
  • Avaliação direta;
  • Avaliação conjunta ou 180;
  • Avaliação por competências;
  • Avaliação por objetivos;
  • Avaliação 360;
  • Avaliação de nível de satisfação;
  • Avaliação de desempenho da equipe;
  • Avaliação por incidentes críticos.

Você tem avaliado bem o seu time?

Com esse conteúdo ficou fácil perceber a importância de aplicar a avaliação de desempenho na sua empresa, não é mesmo? Inclusive, há várias ferramentas disponíveis no mercado, então cabe ao RH apoiar os líderes sobre qual é a opção mais adequada para a realidade de cada negócio e necessidade da organização.

De qualquer modo, não deixe de avaliar o desempenho do seu time com regularidade, pois, esse trabalho pode agregar muito, ajudando a criar equipes de alta performance. Confira nosso conteúdo sobre as skills mais exigidas em 2022 e, se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre avaliação de desempenho, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - avaliação de desempenho

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar