Como já citamos em outros conteúdos, a tecnologia tem sido uma grande aliada da humanidade, em tempos de pandemia. Isso inclui o uso de Internet das coisas (ou IoT, como é conhecida essa tecnologia) em muitas soluções que têm apoiado significativamente a população, as empresas e autoridades. Confira nesse artigo algumas dessas soluções e fique por dentro das inovações que utilizam essa tecnologia que é uma das tendências de TI para 2021!

Internet das coisas e pandemia: as soluções que surgiram

Confira aqui algumas das inovações que mais têm utilizado IoT, atualmente:

  1. Apoio ao home office

Com a necessidade de distanciamento social na quarentena, o trabalho remoto acabou se tornando fundamental. Para isso, o uso de computação na nuvem, sistemas de videoconferência, chats, ferramentas de acesso remoto como VPN, etc., se tornaram indispensáveis; e IoT marca presença em muitas dessas soluções. Tudo indica, inclusive, que muitas empresas visam adotar o home office full pós pandemia.

  1. Robotização

A automatização de processos é apenas uma das soluções que passaram a utilizar a robótica com maior incidência nessa fase de pandemia. Isso porque, principalmente em processos industriais, passou a ser necessário substituir (ou agregar) a atuação humana pela atuação de robôs, tanto por conta da necessidade de distanciamento social; quanto pelo fato de que alguns processos como os de produção de insumos médicos, passaram a ter uma demanda muito maior.

  1. Blockchain

Como essa tecnologia permite o rastreamento de cadeias de distribuição, empresas a têm utilizado para identificar produtos que possam ter tido contato com trabalhadores infectados com coronavírus, a fim de retirá-los de circulação ou desinfetá-los. 

  1. Medição de qualidade do ar 

Sensores inteligentes têm sido a solução encontrada para ventilar adequadamente áreas fechadas, principalmente nesse momento em que isso se faz tão necessário para ajudar a evitar a disseminação do coronavírus. 

Uma das soluções mais eficazes então, é a utilização de sensores para medição da qualidade do ar, através da coleta de dados que sejam analisados por sistemas que utilizem inteligência artificial.  

vagas programathor
  1. Gestão de estoque

As cadeias de distribuição também foram inevitavelmente impactadas pela pandemia. Dessa forma, a gestão de estoque passou a ser um grande desafio para o varejo e mais uma vez, a tecnologia agregou uma forma de ajudar nessa dificuldade. Nesse caso, o uso da Internet das Coisas se deu através principalmente das etiquetas de NFC, que otimizam e agilizam o controle de entrada e saída de estoques. 

Além disso, sistemas de rastreamento de transportes têm contribuído muito com o e-commerce, principalmente nesse momento em que crimes de interceptação de carga têm aumentado nas grandes cidades.

  1. Manutenção

Além dos impactos em estoque, problemas ocasionados por falta de manutenções industriais têm contribuído para prejuízos às empresas, e isso tende a ser pior nessa fase de pandemia. Uma solução encontrada por algumas empresas para evitar esse tipo de problema foi utilizar sensores (como os de temperatura ou de som) para efetuar medições capazes de identificar problemas em potencial, permitindo manutenção preventiva e corretiva.  

  1. Depois da Indústria 4.0, surge o conceito de Saúde 4.0

A Saúde 4.0 traz o surgimento de soluções médicas que utilizam a tecnologia como principal canal em prol da saúde e bem-estar da população. Exemplos são os atendimentos médicos remotos, que se tornaram ainda mais comuns e importantes durante a pandemia. Muitas empresas que não ofereciam esse tipo de serviço, passaram a oferecer; tanto para apoiar o isolamento social quanto para ajudar a diminuir a lotação de hospitais e clínicas. 

Além disso, algumas das tecnologias provenientes da Indústria 4.0 têm aplicações na saúde e acabaram contribuindo com o surgimento da Saúde 4.0; como é o caso de sistemas que permitem o monitoramento de pacientes à distância.

  1. Big Data 

No caso da tecnologia de Big Data, alguns países a tem utilizado para criar mapas epidemiológicos, a fim de rastrear possíveis cadeias de transmissão; além de monitorar o cumprimento do isolamento social. 

Além disso, o Big Data permite agilidade e maior assertividade no levantamento e análise de dados para gerar informações essenciais utilizadas pelas autoridades de modo que elas possam conduzir os planos de combate à pandemia com mais eficiência.

As soluções de IoT na pandemia, perdurarão!

Não resta dúvidas de que muito do que tem sido criado para ajudar a humanidade a superar essa fase de pandemia, têm demonstrado tantas vantagens e benefícios, que continuará sendo utilizado pós pandemia. 

Mesmo as empresas que não estavam tão preparadas tecnologicamente, tem surpreendido o mercado com serviços e produtos cada vez mais inovadores. Portanto, tudo indica que se trata de uma tendência duradoura, visto os ganhos obtidos.

Você conhece outras soluções que têm utilizado Internet das Coisas em tempos de pandemia? O que você achou das soluções listadas aqui? Caso tenha comentários ou dúvidas, não deixe de registrar!

Internet das coisas e pandemia

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar