Possuir inteligência emocional é essencial para a vida, afinal, essa soft skill é de suma importância para que possamos lidar da melhor forma com os nossos sentimentos e com os sentimentos de quem está à nossa volta.

Quando falamos em inteligência emocional no trabalho então, fica fácil compreender a importância dessa competência, já que qualquer ambiente de trabalho costuma ocasionar situações de estresse, pressão e até mesmo conflitos. Os índices atuais elevados de Burnout, evidenciam isso.

Portanto, entenda mais sobre a inteligência emocional no trabalho, com esse conteúdo e tire as suas dúvidas!

O que é a inteligência emocional e como funciona no trabalho

Trata-se de uma competência comportamental fundamental para ajudar a reconhecer e administrar seus próprios sentimentos e, também, os das demais pessoas envolvidas em suas relações profissionais. Essa capacidade permite guiar os próprios pensamentos, ajudando a conduzir as próprias ações e as ações dos demais.

Sendo assim, a inteligência emocional no trabalho é uma competência de grande valor para os relacionamentos interpessoais, sendo fundamental para uma comunicação eficaz e para a gestão de conflitos

A inteligência emocional no trabalho tem sido uma das competências comportamentais mais buscadas no mercado, com o retorno do trabalho presencial. Alguns dos motivos é que estudos comprovaram que essa soft skill ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores e a melhorar o ambiente profissional nesse momento pós pandêmico que vivemos.

Os pilares da inteligência emocional

Para entender mais sobre como a inteligência emocional funciona, é importante conhecer os seus 4 pilares:

  1. Reconhecer as emoções: o primeiro pilar da inteligência emocional consiste em reconhecer os próprios sentimentos através da autorreflexão, bem como a partir de falas, ações, expressões, gestos; entre outras linguagens tanto verbais quanto não verbais.
  1. Compreender as emoções: após reconhecer as emoções, tanto suas quanto das pessoas ao seu redor, é preciso compreendê-las, de modo a identificar variações emocionais em suas diversas nuances. Isso é fundamental para lidar com as situações da melhor forma, sempre buscando o bem comum.
  2. Gerenciar as emoções: depois de entender o porquê de tais sentimentos, é hora de administrar as emoções decorrentes desses sentimentos, mantendo o controle da situação e direcionando suas ações e as dos demais, na medida do possível e da melhor forma.
  3. Usar as emoções: seguindo esse ciclo composto pelos pilares da inteligência emocional, é possível atingir o último pilar que consiste em usar as mais diferentes emoções para se comunicar e se relacionar de forma transparente, resiliente, empática e precisa.
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Benefícios da inteligência emocional no trabalho

Desenvolver e aplicar a inteligência emocional no ambiente de trabalho traz inúmeros benefícios, tanto para os profissionais quanto para a empresa. Veja alguns exemplos desses benefícios:

Melhora a comunicação

Uma comunicação objetiva e efetiva tem como base a inteligência emocional. Isso porque as pessoas precisam estar conscientes de seus sentimentos e aptos a lidar com as suas emoções para que possam transmitir mensagens corretamente, evitando desentendimentos. Outro ponto é que a comunicação eficaz favorece a empatia e, consequentemente, a colaboração.

Trabalho em equipe mais colaborativo

O trabalho em equipe fluido e engajado é fator primordial para o sucesso das entregas. Como os relacionamentos podem muitas vezes ser desafiadores, a inteligência emocional acaba sendo fundamental para que a equipe interaja e trabalhe da melhor forma.

Com uma comunicação eficiente e respeito mútuo, o trabalho em equipe acaba fluindo automaticamente.

Facilidade na resolução de conflitos

Conflitos e divergências são inevitáveis em qualquer âmbito, quanto mais no ambiente profissional, cujo por si só, costuma ser um ambiente altamente desafiador e por muitas vezes, estressante. Portanto, a inteligência emocional é indispensável nesse cenário.

Profissionais que possuem a inteligência emocional desenvolvida são capazes de mediar conflitos facilmente, administrando os ânimos com desenvoltura e lidando bem com conversas difíceis.

Aumento de engajamento do time

Compreendendo as emoções dos membros do seu time, você será capaz de atuar de forma individual para garantir um maior engajamento, conforme o perfil de cada profissional. Afinal, a inteligência emocional ajuda a compreender as necessidades de cada indivíduo, possibilitando focar nos pontos certos para engajar.

Controle de sintomas que ocasionam Burnout

A capacidade de reconhecer os próprios sentimentos é fundamental para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade no dia a dia profissional. E isso é muito importante, ainda mais atualmente, tanto que o tema Burnout está em alta devido ter sido reconhecido pela OMS como doença ocupacional.Quando a pessoa não conhece os seus limites e não se dá conta de possíveis sobrecargas emocionais, há um grande risco de a síndrome de Burnout bater na porta, ocasionando esgotamento mental e, também, físico. Lembrando que esse problema de saúde compromete o sono, a concentração, a produtividade e os relacionamentos.

Você possui essa competência comportamental?

Você se identifica como um profissional que possui e utiliza a inteligência emocional no trabalho? O que você pensa sobre essa soft skill? Você sabia o tamanho da importância dessa competência? Deixe aqui suas opiniões, bem como comentários e dúvidas sobre o tema.

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