Full Cycle é termo criado pela Netflix em 2018, e hoje utilizado por diversas empresas, grandes – trazendo agilidade na resolução de problemas ou pequenas – reduzindo custos na contratação de um profissional multifuncional. Ao perceber que um desenvolvedor poderia fazer parte de todo o ciclo de desenvolvimento do software, incluindo testar, assegurando que a solução poderia ser funcional, foi transformador. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo.

Full Cycle: o diferencial

O programador se sente mais livre e com mais autonomia, uma vez que para de depender da área de infraestrutura para subir aplicações, por exemplo. Esse desenvolvedor precisa de certas habilidades e entender de ferramentas que o permitam arquitetar, testar, colocar no ar alguma aplicação que teve o desenvolvimento concluído e, também, realizar sua monitoração.

Um desenvolvedor Full Cycle tem um sentimento de dono, no que diz respeito ao produto do seu trabalho intelectual . Ou seja, não se sente mais fazendo parte de apenas um pedaço do projeto, de uma única especialização, já que ele é responsável pela aplicação como um todo. 

O trabalho se torna mais fluido, pois, imagine que há algo extremamente complexo para desenvolver, mas que é possível fracionar em algumas partes, possibilitando responsabilizar um programador Full Cycle para cada uma delas, do início ao fim, da implementação à entrega. 

Independente da tecnologia utilizada, esse desenvolvedor precisa ter a capacidade de pensar na arquitetura de software, no desenvolvimento e uma série de ferramentas para que consiga entregar facilmente a aplicação no final do projeto.

Vagas ProgramaThor - Full Cycle

Por que o modelo Full Cycle veio para ficar?

Começamos dizendo que é o tipo de profissional que agrega muito valor nos projetos e, nem precisamos dizer que é um case de sucesso na Netflix, já que foi essa empresa a responsável por criar e disseminar o termo. 

Veja então como tudo começou: em 2012, a empresa enfrentava diversos problemas na implantação de novas versões (o que um código limpo pode ajudar a resolver) do seu produto, e tinha muita dificuldade para encontrar a origem dos problemas.

Os times repassavam os problemas entre si e não chegavam em uma solução, fazendo com que o gestor visse claramente que esse modelo de times não estava funcionando e, precisava urgentemente de mudanças.

Ciclo de desenvolvimento de software

Acompanhe conosco como normalmente funciona o ciclo de desenvolvimento de software:

  • Etapa 1: Design do projeto, geralmente criado pelos arquitetos de software;
  • Etapa 2: Desenvolvimento, realizado pelos programadores e engenheiros de software;
  • Etapa 3: Testes, feitos pelos engenheiros de testes;
  • Etapa 4: Implantação, realizada pelos engenheiros de implantação;
  • Etapa 5: Operação, que envolvem os SysAdmin com relação direta com infraestrutura;
  • Etapa 6: Suporte, com analistas de suporte.

Então, focando em agilidade e remoção de gargalos, o modelo Full Cycle demonstrou excelentes resultados, uma vez que o profissional trabalharia de maneira independente. E foi adotando esse modelo e a equipe otimizando a performance do negócio que podemos afirmar que não há como tirar o mérito da nova prática. Sem mais problemas na comunicação, que é o que mais acontece no modelo tradicional do ciclo de desenvolvimento de software.

Decidiram então, compartilhar a responsabilidade de todo o ciclo de desenvolvimento de software entre todas as equipes, ou seja, a mesma equipe projeta, desenvolve, testa, implanta e dá suporte. Para garantir a qualidade de todo o processo, foram criadas diversas ferramentas de automação pelos especialistas naquelas tarefas, o que foi determinante para o sucesso da iniciativa.

Autonomia e solução

O profissional Full Cycle pode até ser um especialista, desde que ele tenha uma visão geral de todo o ciclo de desenvolvimento de software. Aqui não falamos apenas de aspectos técnicos, é mudança de mentalidade mesmo, o que faz todo sentido porque seria prejudicial perder a visão do todo. 

Hoje, há formação específica para esse tipo de profissional que é disputado por diversas empresas. O verdadeiro trabalho do desenvolvedor Full Cycle é usar sua experiência em desenvolvimento de software para resolver problemas em todo o ciclo de vida do software.Deve pensar e agir como cada profissional especialista em cada área. E, então? O que você achou desse tipo de programador? Já conhecia a respeito? Compartilhe suas impressões. Confira também o nosso conteúdo sobre Dev Full Stack.

ProgramaThor - Full Cycle

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar