Todas as profissões pedem por novos conhecimentos e atualizações. Se a sua área for programação, talvez você já tenha pensado em aprender uma nova linguagem. Aprender coisas novas nunca é uma tarefa fácil, por isso separamos algumas dicas para aprender novas linguagens todo ano.

Por que aprender?

“Não apenas jogue no seu celular. Crie um jogo”. Essa frase foi dita pelo Barack Obama, em 2013, onde ele buscava incentivar as pessoas a aprenderem a programar pelo futuro dos Estados Unidos, e ele não é o único preocupado com isso. Diversos países querem garantir que as novas gerações entendam linguagens de programação ou ao menos dominem seus conceitos.

Mas isso você já sabe! O que interessa é: por que uma nova linguagem?

De acordo com o escritório de Estatísticas de Trabalho dos Estados Unidos, empregos para programador devem crescer a uma média de 8% pelos próximos sete anos. Se esta área é muito boa para o longo prazo, precisamos investir, certo? Mas isso não significa que todas as vagas serão voltadas para a mesma linguagem de programação, e por isso é importante você se tornar um profissional capacitado em diversas linguagens.

E a melhor maneira de estar por dentro disso é conhecendo diversas linguagens.

Dicas para aprender novas linguagens

Dicas para aprender novas linguagens

Para começar a aprender uma linguagem é legal seguir as seguintes dicas:

Dica 1: Comece a aprender conhecendo a história dessa nova linguagem.

De onde ela surgiu? Ela é baseada em outra linguagem? Quais as plataformas utilizadas? E principalmente, tem gente usando ela? Esse é o primeiro passo para você escolher a linguagem que você vai trabalhar, e o que poderá fazer com ela.

Dica 2: Leia livros mais básicos.

Sabe quando você decide estudar algo, escolhe um conteúdo muito complexo e depois desiste no meio por achar tudo meio enrolado? Isso vai acontecer sempre que você resolver aprender algo novo. Por isso, escolha livros e conteúdos mais básicos, e conforme for compreendendo o assunto, avance para demais conteúdos.

Dica 3: Invista em códigos simples no inicio

Esse é apenas um complemento da dica anterior. Você leu todo o conteúdo, se esforçou ao máximo para compreender tudo, mas só fez sentido quando apareceu aquele código de exemplo, certo? Então invista nos exemplos mais básicos, e ao longo do conteúdo vá se aprofundando e avançando.

Dica 4: Aprenda a se desafiar!

Escolha alguns códigos que você já desenvolveu em outras linguagens e reescreva na nova linguagem. Não precisa ser um sistema complexo não, tá? Algumas funções e classes já são um ótimo começo. Essa também é a hora de ver as diferenças entre as linguagens, as vantagens e as desvantagens de cada uma.

Dica 5: Compare os códigos

Depois de se desafiar chegou a hora de comparar. O ideia é comparar o seu projeto com o de outro desenvolvedor mais experiente nessa linguagem. O estilo de programar e a resolução dos problemas é parecido.

Dica 6: Faça parte de comunidades

Agora que você já está compreendendo essa linguagem chegou a hora de participar de algumas comunidades e fóruns, e claro, engajar bastante.

Qual linguagem nova aprender?

Dicas para aprender novas linguagens

Agora que você já sabe porquê aprender e como aprender uma nova linguagem de programação, você precisa responder a seguinte pergunta: Por que eu preciso de uma nova linguagem? Qual é o meu principal objetivo com isso?

Cada linguagem de programação possui suas indicações, por isso é fundamental saber o seu objetivo antes de escolher o que aprender. Aqui vão algumas das principais linguagens:

1- Java:  É a principal linguagem de programação e a mais usada no mundo para desenvolver aplicativos para tablet e smartphone Androids. Além disso, ela é bastante comum em ambientes corporativos, ou seja, é fundamental que você aprenda essa linguagem. E ainda tem gente que pergunta se vale a pena aprender Java.

2- JavaScript:  Essa é outra linguagem fundamental para quem quer trabalhar com programação, afinal ela está presente em quase todas as páginas de internet. Sabe aquele item que todos têm obrigação de saber? Então!

3- PHP:  Você pode amar ou odiar, mas a maioria dos sites são feitos com essa linguagem. E isso significa que quem entende de PHP dificilmente fica desempregado. Apesar ser uma linguagem antiga, existe um forte mercado de trabalho que demanda por profissionais com domínio sobre essa linguagem de programação.

4- C#:  A linguagem C# gerou muito sucesso, isso porque ela é muito relacionada a sua constante evolução e  pelo leque de recursos que a tecnologia oferece, responsáveis por aumentar a produtividade no processo de desenvolvimento. Ela é utilizada também na criação de diversos tipos de aplicações, com foco em soluções de alto nível.

5- C:  A linguagem C, por ser estruturada, torna o processo de desenvolvimento mais simplificado. Além disso, ela é de fácil portabilidade, é simples por conta do conjunto de bibliotecas de funções e sub-rotinas que auxiliam no desenvolvimento de sistemas, e prevê recursos de baixo nível, permitindo a incorporação de códigos Assembly.

6- C++:  Essa linguagem é utilizada nos mais diversos tipos de aplicações, como: jogos, editores de texto, editores de imagem e entre outras tantas finalidades. Dentre suas principais características podemos falar de multi-paradigma, compatibilidade com a linguagem C, portabilidade e boa performance

7- Python:  Python é muito usado em aplicações web, soluções complexas, jogos e entre outros, utilizada para o desenvolvimento de aplicações que se utilizam Inteligência Artificial e Machine Learning, além de ser frequentemente ensinada em cursos de lógica de programação devido à simplicidade da sintaxe.

E não para por aí, nem citamos Objective-C, Ruby, Visual Basic, e diversas outras.

Agora me conta, você já decidiu qual linguagem vai aprender?

Artigo escrito por Larissa Chinaglia, responsável pelo Inbound Marketing dentro da Mastertech, escola de habilidades do século XXI. Lá você pode aprender em cursos imersivos e bootcamps sobre tecnologia, negócios, design e marketing.

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar