Muito se fala atualmente em Cultura Organizacional e como ela está relacionada ao clima organizacional, estratégias de diversidade e até mesmo níveis de desempenho e engajamento dos colaboradores.

O ponto é que nem todo mundo sabe o que, de fato, é a Cultura Organizacional e como ela deve ser definida, divulgada e promovida. Pensando nisso e na importância desse tema, preparamos esse conteúdo! Siga a leitura e saiba mais!

O que é Cultura Organizacional?

Podemos resumir a Cultura Organizacional como uma junção de crenças e ideais que uma organização possui e dissemina, afetando diretamente o modo como o negócio gira, incluindo as questões comportamentais do time e o clima organizacional.

Agora se falarmos em como se estabelece a Cultura Organizacional, podemos afirmar que se baseia nos valores pessoais e coletivos incluindo todo o time, desde a alta liderança. Além disso, alguns elementos contribuem para a construção da Cultura Organizacional, que são:

  • Exemplos e histórias inspiradoras;
  • Visão do futuro através de um olhar holístico;
  • Situações e ações que representam os valores da organização;
  • Incentivo ao comportamento adequado conforme os objetivos da organização;
  • Inclusão de elementos que reforcem os valores, como cores, símbolos etc.

Tipos de Cultura Organizacional

Assim como a cultura de um país se trata de algo muito amplo, podendo variar muito conforme região, nível social, faixa etária da população etc.; a Cultura Organizacional não é diferente.

Por isso, ela pode ser definida e moldada conforme as características de cada empresa, mas há alguns tipos mais comuns que podem ser usados como exemplo, até mesmo como ponto de partida para definição da Cultura Organizacional da sua empresa. São eles:

1 – Cultura baseada em pessoas

Atualmente, esse é o modelo de Cultura Organizacional mais difundido e buscado pela maioria das empresas, pois, é baseado na máxima de que as empresas são formadas por pessoas e para pessoas.

Essa mentalidade coloca o ser humano no centro de tudo, estabelecendo processos e promovendo iniciativas baseadas na experiência de colaboradores e clientes, fazendo com que todos sejam relevantes mediante as decisões estratégicas e a tomada de decisões.

As empresas que aderem a essa Cultura Organizacional valorizam seus colaboradores, ajudando a garantir um alto engajamento, diminuição de disparidade de gênero e baixo nível de turnover.

Vagas ProgramaThor - Cultura Organizacional

2 – Cultura baseada em poder

Também conhecidas como Cultura de Comando e Controle, ela é comum naquelas empresas nas quais nada é definido sem o aval de uma única pessoa, que normalmente é o dono da empresa ou o presidente.

Assim o poder de decisão acaba sendo centralizado, fazendo com que haja uma cultura mais rígida e controladora. 

Esse modelo de Cultura Organizacional é, de certo modo, obsoleto, limitante e tende a ser um problema quando se pensa em contratar funcionários da geração Millennials, por exemplo. Portanto, embora ainda seja um tipo de cultura muito comum principalmente em empresas pequenas, é preciso ter cuidado ao aderi-la.

3 – Cultura baseada em papéis

Nas empresas com esse tipo de cultura as estruturas hierárquicas são sempre muito bem definidas e funcionam como deve ser, de modo que todos cumprem seus papéis, respeitando a hierarquia, bem como regras e procedimentos.

No entanto, também pode demonstrar alguma inflexibilidade, além de possibilitar que os processos sejam mais onerosos já que ninguém ultrapassa o limite de suas responsabilidades. Isso pode ser um problema na hora de propor a colaboração entre o time e até mesmo ao incentivar a criatividade dos colaboradores.

4 – Cultura baseada em execução

Esse tipo de cultura costuma ser comum em empresas que possuem linha de produção, por exemplo. Isso porque nesse modelo de Cultura Organizacional o que prevalece são as atividades executadas por cada colaborador em sua rotina.

Com isso, o que é levado em conta é a execução da rotina que deve ser de qualidade, não importando tanto as iniciativas dos colaboradores por expressar ideias, aprender coisas novas e até mesmo sugerir melhorias.

Assim, as empresas que apostam nessa cultura costumam ter excelentes execuções de tarefas, com colaboradores especialistas no que fazem, mas por outro lado, não favorece um ambiente criativo ou que promova mudanças baseadas na contribuição do time.

Sua empresa promove uma Cultura Organizacional?

Se sim, qual a sua opinião sobre o modelo dela? Você se sente engajado e de acordo com os valores e a política propostos, pela sua empresa? Comente aqui sobre como a Cultura Organizacional da sua empresa funciona e deixe seus comentários e contribuições sobre o tema.

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