Toda galera que trabalha na área de tecnologia costuma adorar saber quais as tendências esperadas para TI. Afinal, isso dita muito do que as espera em suas empresas, bem como aquilo que é importante conhecer, se quiser se destacar no mercado de trabalho. Principalmente se tratando da busca de vagas para desenvolvedores.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo incrível com as principais tendências de TI esperadas para o ano que se inicia agora! Acompanhe e fique por dentro!

Tendências de TI 2021: saiba quais são as principais

Depois de saber sobre as tendências de TI em 2020, como por exemplo os profissionais de TI mais procurados durante a pandemia; descubra agora o que esperar de novidade e tecnologia, para o ano que se inicia:

  • Avanços em Inteligência Artificial: apesar de o uso de Inteligência Artificial já ter aumento durante a pandemia, a tendência é que isso seja ainda maior em 2021. Isso porque as empresas estão apostando cada vez mais em soluções que fazem o uso desse recurso, como por exemplo soluções inovadoras para atendimento ao cliente remotamente, e o aumento de proteção cibernética, através da análise mais ágil de bilhões de sinais nas redes.
  • Expansão da tecnologia 5G: muitas empresas e pessoas esperavam que o uso da tecnologia 5G se concretizasse no Brasil já em 2020. No entanto, essa tecnologia requer muitas adaptações estruturais que em boa parte ainda se encontram em planejamento, como por exemplo, a criação de arquitetura de dados escaláveis.
  • Uso de Cloud Container: com o uso de computação na nuvem em alta, as inovações voltadas para cloud não param de surgir. Uma delas é o uso de contêineres na nuvem, que são sistemas operacionais totalmente virtuais. Essa solução permite instalar e executar os sistemas de forma distribuída, segura e com gestão facilitada.
  • Maior uso de realidade aumentada: embora o uso de realidade aumentada já seja comum em muitas empresas, a tendência é que isso se expanda em 2021. Pois, tem se descoberto que muitas soluções podem ser significativamente aprimoradas com o uso dessa tecnologia (principalmente quando se fala em tecnologia e pandemia!). Alguns exemplos são treinamentos e cursos, entretenimentos virtuais e até mesmo manutenções e reparos em equipamentos industriais.
  • Tecnologia de dados para DevOps – DataOps: sendo uma metodologia que segue os princípios de DevOps, o DataOps promete revolucionar as atividades em Big Data. Pensada principalmente para diminuir os processos manuais e, também, aumentar a capacidade de extração de informações das bases de dados; o DataOps surge como o “braço direito” do Big Data.

Home Office full: não se trata exatamente de uma tendência tecnológica (no entanto, para que o home office seja possível e cada vez mais eficaz, o uso de soluções que possibilitem o trabalho nesse formato estão em alta!), mas tudo indica que o home office veio para ficar. Principalmente nas empresas de tecnologia, muito se fala em manter o trabalho em home office, mesmo quando a pandemia acabar. Por isso, é importante saber desde já, como otimizar o trabalho em home office.

Por que não ficar de fora dessas tendências?

Sabemos que os profissionais de TI precisam sempre estar antenados quanto as evoluções tecnológicas, se quiserem se destacar na área. Por isso, não deixe de se informar mais sobre cada uma dessas tendências de TI para 2021!

Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre o tema, bem como informações sobre outras tendências esperadas e interessantes, não deixe de compartilhar conosco, aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar