Quem trabalha com recrutamento e seleção costuma concordar que alguns dos profissionais mais difíceis de recrutar são os de tecnologia. Isso porque é necessário conhecer minimamente algumas tecnologias e especializações. Confira então esse conteúdo e aproveite as dicas que trouxemos aqui para te ajudar nesse desafio!

O profissional que recruta recursos de TI

Também conhecido como IT recruiter, o profissional de RH responsável por recrutar, selecionar e contratar profissionais da área de TI, busca profissionais para preencher vagas de programadores, analistas, técnicos, etc., que são necessários para a área de tecnologia das empresas.

Esse profissional precisa possuir alguma qualificação em tecnologia, para saber o que buscar no mercado, além de manter uma atualização constante. Possuir algumas habilidades do mundo Tech, acabam sendo fundamentais para quem deseja recrutar os melhores profissionais.

vagas programathor

Dicas para ser um profissional recrutador de TI de sucesso

Veja agora algumas dicas importantes para quem deseja ser um recrutador diferenciado de profissionais da área de TI:

  • Saiba ao menos o básico sobre o perfil dos profissionais que precisa recrutar: um exemplo é se você precisa recrutar programadores – nesse caso, é indispensável que você conheça as linguagens de programação que os sistemas da sua empresa requerem, além do nível de conhecimento que os projetos precisam (Junior, Senior, etc.).
  • Entenda sobre os requisitos de tecnologia e sobre as necessidades da área de negócio: embora estejamos falando da necessidade em conhecer tecnologia, é indispensável que o recrutador de profissionais de TI também conheça as necessidades de negócio da empresa. Pois, somente assim ele poderá realizar as contratações estratégicas para alcançar os resultados esperados pela empresa.

  • Peça ajuda aos profissionais de TI da sua empresa: uma ótima maneira de ser um especialista em recrutamento para TI é pedindo ajuda aos seus colegas de trabalho que atuam na área. Eles são as pessoas mais indicadas para dizer exatamente quais tipos de profissionais a área necessita, além de ajudar com as questões e testes da entrevista. Outro ponto é que as pessoas de TI da sua empresa podem te ajudar com cursos e treinamentos para te especializar tecnicamente nas contratações.
  • Conheça recrutadores especializados na contratação de profissionais de TI: manter um bom networking com profissionais já especializados nesse tipo de contratação, é uma ótima maneira de aprender sobre. As experiências podem te ajudar, bem como dicas de como se aprimorar e onde buscar os melhores profissionais.
  • Esteja atento sobre o perfil do candidato: em todas as áreas é indispensável se manter atualizado, sempre reciclando o conhecimento. Mas em TI isso se faz mais necessário ainda, principalmente pelo surgimento constante de novas tecnologias e inovações.

Por isso, é importante avaliar o real interesse do candidato pela área, pois é preciso que ele tenha o hábito de estudar sempre e se manter antenado às necessidades do mercado. Isso também serve para identificar potenciais de desenvolvimento nos candidatos. É importante ressaltar que você também deve se manter atualizado quanto as tendências de TI e tendências de RH.

  • Use e abuse de tecnologia: a melhor forma de você conhecer mais sobre TI é explorando soluções. Testar produtos e sistemas é uma das melhores formas de entender as tecnologias que fazem parte dos mesmos. Se a sua empresa desenvolve sistemas, por exemplo, é fundamental que você os utilize e os conheça bem.
  • Informe-se sobre as condições do mercado: atente-se sobre os salários oferecidos no mercado, os requisitos mais solicitados, as principais vagas em aberto, os perfis mais buscados, etc. Todas essas informações são importantes para que você faça propostas adequadas e atraentes, a fim de reter os melhores profissionais. Além disso, muitos profissionais de TI reclamam frequentemente das propostas ou requisitos muitas vezes absurdos, que recebem. Então, não seja esse tipo de recrutador.

Recrute já os melhores profissionais de TI!

Esperamos que você aproveite essas dicas que trouxemos aqui e se especialize no recrutamento dos melhores profissionais de TI do mercado!

Vale lembrar que está em alta o especialista em recrutamento para TI, que trabalham independentes de empresas. Devido a dificuldade nesse tipo de contratação, as empresas estão cada vez mais buscando fora, recrutadores especializados. Já pensou se essa não seria uma forma de você dar um “up” na sua carreira? Leia também alguns livros específicos para recrutadores e aprimore-se!

Não deixe também de ler nosso artigo sobre como recrutar os melhores profissionais de TI para pegar outras dicas incríveis. Lembrando que, caso haja alguma dúvida, sugestão ou comentário sobre o tema, você não deve deixar de escrever aqui!

especialista em recrutamento para TI

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Compartilhar