Nesse momento no qual chovem vagas para profissionais de TI no mercado e o Brasil enfrenta uma evasão silenciosa desses profissionais, pode ser uma missão árdua segurar os profissionais de tecnologia na sua empresa. Além desses pontos, há ainda o “desapego” da geração Y, que é conhecida por mudar de emprego com grande frequência

Pensando nessa dificuldade, listamos aqui algumas dicas úteis para ajudar a diminuir o turnover de TI na sua empresa. Confira!

Como diminuir o turnover em TI

Quem executa os processos de recrutamento e seleção sabe o quanto é trabalhoso contratar novos profissionais. Ainda mais os que tendem a possuir perfis técnicos tão específicos quanto os de TI. Por isso, manter esses recursos na empresa é essencial. Saiba então como diminuir o turnover em TI, seguindo algumas dicas que buscamos no mercado:

  • Saiba como engajar o funcionário: a melhor maneira de manter o funcionário engajado (e funcionário engajado não abandona o navio facilmente) é motivando-o. Isso é possível garantindo que ele se sinta valorizado, o que pode ser proporcionado através de treinamentos, reconhecimentos, qualificações, bonificações, benefícios, etc.
  • Desafios costumam manter o interesse: uma coisa é muito comum entre os profissionais de TI (principalmente os de perfil mais técnico) – eles ama um desafio! Por isso, procure manter os profissionais alocados em projetos interessantes e que ajudem a ampliar o conhecimento e a experiência, costuma ser uma excelente estratégia. Projetos que necessitem de knowhow em novas tecnologias e que requeiram a qualificação dos profissionais envolvidos, são grandes atrativos. Invista na aquisição de novas hard skills.
  • Liderança inspiradora: o líder representa um papel fundamental no interesse dos funcionários em continuar fazendo parte do time. Por isso, qualifique os líderes da sua empresa para desenvolver soft skills que ajudem a manter o time motivado e engajado.
turnover em TI
  • Honestidade e objetividade no processo seletivo: é fato que a retenção dos profissionais já começa no processo seletivo. Isso porque se durante o recrutamento e seleção a empresa não for totalmente transparente quanto ao futuro do funcionário na empresa, ele pode buscar outro emprego posteriormente.

As expectativas de crescimento, os projetos nos quais ele atuará, as políticas e cultura da empresa, enfim, tudo tem que estar muito claro, caso contrário, a tendência é que o funcionário se desmotive e procure uma empresa mais aderente às suas expectativas, assim que houver a primeira oportunidade.

  • Plano de carreira é fundamental: o salário pode ser interessante, o clima da empresa pode ser super agradável, os projetos mega desafiadores e o líder bem carismático e parceiro – se a empresa não oferecer um plano de carreira sólido e factível, é fato que em algum momento os profissionais deixarão a empresa. 

Por isso, é importante que haja uma política transparente e coerente de crescimento. Vale lembrar também, que muitas empresas perdem seus profissionais de tecnologia por manter somente planos de carreira em Y, quando na verdade, a grande maioria dos profissionais de TI buscam se tornar especialistas ou crescer em carreira W.

Siga essas dicas e retenha os seus profissionais de TI!

Ler alguns livros para aperfeiçoar técnicas de recrutamento e seleção também podem te ajudar a driblar as armadilhas que fazem com que os profissionais de TI da sua empresa comecem a buscar outras oportunidades no mercado. 

Enfim, fique atento as dicas que trouxemos aqui para diminuir o turnover em TI e fique tranquilo. Se tiver dúvidas, comentários e outras dicas para reter os funcionários, não deixe de comentar aqui!

turnover em TI

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo

Compartilhar