Não é de estranhar que os casos de ansiedade, estresse e depressão, têm aumentado durante a pandemia. Além da enxurrada de notícias ruins e alarmantes que inundam os jornais e redes sociais, e das preocupações e medos que a pandemia inevitavelmente causa em todos; o isolamento social contribui significativamente com sentimentos prejudiciais como solidão, tristeza e desânimo.
Já que as questões emocionais afetam diretamente o desempenho profissional das pessoas, o RH e as lideranças das empresas acaba tendo um papel importantíssimo na rede de apoio necessária para ajudar os funcionários a se sentirem bem durante situações de crise, como essa que estamos vivendo. Se você concorda com essa iniciativa e que saber como apoiar sua equipe, confira esse conteúdo sobre como motivar o time em tempos de isolamento social.
Time motivado durante a pandemia: saiba como!
Se você se preocupa com o seu time e teme que o momento emocionalmente delicado que vivemos, possa acabar prejudicando-o; saiba que você pode agir para ajudar a manter o bem-estar emocional de todos. Veja algumas ideias que buscamos em empresas renomadas e fontes especializadas:
●Interação online: já que não há como interagir pessoalmente durante a pandemia, não devemos deixar de realizar interações online, sempre que possível e necessário. Ainda que falar por telefone também seja importante, as chamadas online possibilitam ver o outro, o que ajuda na sensação de proximidade e acolhimento. Por isso, incentive as reuniões e bate-papos online, com câmera aberta. Aproveite todas as soluções de tecnologia que têm ajudado durante a pandemia.
●Reconhecimento: não deixe de reconhecer os méritos do time durante o isolamento social. Ainda que a sua empresa tenha o costume de realizar eventos para aplicar a meritocracia, não espere a pandemia acabar para fazê-lo. Promova ações de reconhecimento mesmo que online, pois, isso é fundamental para manter as pessoas motivadas.
●Apoio profissional: se por acaso você identificar ou suspeitar que algum dos funcionários está deprimido ou precisando de ajuda, ofereça apoio profissional, como uma conversa com psicólogo. Além disso, muitas empresas estão apostando em programas de apoio a saúde mental e emocional, como workshops, dinâmicas, treinamentos e até mesmo aulas online de meditação, Ioga, etc.
●Ombro amigo: nesse momento de isolamento social, todo mundo precisa mais do que nunca de um ombro amigo. Por isso, independentemente do âmbito profissional, seja (e peça!) um ombro amigo para os colegas do time. Você pode se surpreender com o quanto um bate-papo bacana, sobre qualquer que seja o tema, pode fazer bem.
●Canais de contato: disponibilize canais de contato para os funcionários que precisarem de ajuda. E isso não se limita a ajuda psicológica, mas também orientação jurídica, financeira, vocacional, médica, enfim: todo o tipo de ajuda que pode ser importante nesse momento de isolamento social. Afinal, talvez seja mais difícil encontrar esses recursos remotamente e isso pode fazer com que as pessoas fiquem preocupadas e angustiadas. Além disso, oferecer esse tipo de apoio ajuda a diminuir a incidência de processos trabalhistas na empresa.

●Eventos sociais online: que tal agitar o time para participar de encontros online? Já que por enquanto não é possível realizar os famosos HH no bar às sextas-feiras; promova e incentive Happy Hours online, que podem inclusive incluir jogos e brincadeiras.
●Otimismo sempre: que tal sugerir uma newsletter semanal de boas notícias? Afinal, notícia ruim tem de sobra por aí, o que precisamos agora é de otimismo e energia boa circulando!
●Compreensão: não há dúvidas do quanto a compreensão é fundamental e ainda mais nessa fase de isolamento social e home office, que todos têm vivido.
É preciso compreender que como humanos que somos, é normal que haja dias em que não estejamos com cabeça para participar daquela reunião técnica ou que um parente hospitalizado esteja nos preocupando a ponto de não conseguirmos nos concentrar no trabalho.
Da mesma forma, home office com filhos em casa abre margem para gritarias e choro ao fundo durante as reuniões; além de cachorro latindo e carro do ovo passando na rua. Enfim, compreensão é essencial! Até porque, todos estamos na mesma situação!
O que achou das dicas para motivar o time em tempos de isolamento social?
O capital humano sem dúvidas é o recurso mais valioso de qualquer organização. Por isso, é imprescindível batalhar pelo bem-estar dos funcionários, não apenas em âmbito físico e social,
Esperamos que você tenha curtido o conteúdo! Lembrando que se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui! Confira também nosso artigo sobre processos seletivos online!

Recrute um desenvolvedor!
Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.
Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo
Sobre o autor
