Além de uma formalidade necessária, fazer a descrição correta de cargos na hora de abrir vagas em sua empresa, é algo fundamental para que as oportunidades oferecidas sejam preenchidas por profissionais com a qualificação certa.

Sua empresa tem dado a devida atenção a descrição de cargos? Se você tem dúvidas e quer compreender melhor como fazer para extrair o máximo de resultados de uma divulgação de vaga bem-feita, leia este artigo até o final! Você também pode ler alguns livros específicos de recrutamento e seleção para saber mais.

Entenda o que é descrição de cargos

Descrição de cargos em uma empresa se refere ao conteúdo escrito que formaliza funções, atribuições, requisitos, especificações e posturas; de um cargo oferecido dentro de uma organização.

Um ponto fundamental é que a descrição de cargos seja clara e concisa, pois, isso possibilita que os candidatos se submetam às vagas corretas, otimizando as contratações e facilitando o trabalho do RH.

Benefícios de fazer a descrição de cargos corretamente

Isso ajuda o setor de Recursos Humanos a executar um trabalho mais eficiente na contratação; já que é a partir da descrição assertiva, que o RH terá êxito no desenvolvimento de uma série de processos na escolha. 

Além disso, a descrição correta de cargos ajuda a evitar que candidatos que não possuam o perfil solicitado, se submetam as vagas, evitando perda de tempo durante o recrutamento e seleção.

vagas programathor

Como fazer a descrição de cargo corretamente

Veja a seguir um passo a passo de como deve ser a estrutura padrão de uma descrição de cargos, de modo a facilitar o entendimento dos candidatos e o trabalho do RH:

  1. Identificação do cargo: Antes de mais nada é preciso definir o nome do cargo, sendo que a nomenclatura deve ser o mais objetiva o possível. Após determinar o nome, registre-o no documento, sistema ou site no qual irá cadastrar a vaga.
  2. Organograma: Dentro do organograma da empresa, identifique a hierarquia do cargo, incluindo todos os níveis acima e abaixo.
  3. Missão do cargo: Explique o principal objetivo do cargo, incluindo suas responsabilidades e as hard skills e soft skills que a empresa deseja que o candidato tenha. Faça isso apresentando uma breve descrição e a importância do mesmo para a empresa como um todo. 
  4. Atividades do cargo: Detalhe quais são as atividades esperadas para quem possuir esse cargo. Tenha o cuidado de relacionar todas as atividades e detalhar bem o que se espera de cada uma. 
  • Experiência profissional: Uma das informações mais importantes na descrição de cargo feita corretamente, é a experiência profissional que se espera que o candidato possua. Por isso, dê muita atenção a esse ponto, explicando bem o que o cargo requer de experiência.
  • Formação acadêmica: Explique a formação acadêmica necessária para quem deseja obter o cargo proposto, como por exemplo, o grau de instrução mínimo para ocupar a função. Caso seja necessário que o candidato realize ou possua algum treinamento específico ou curso de especialização, é preciso citar aqui também.
  • Competências necessárias: Liste as principais habilidades necessárias para este cargo. Soft skills e hard skills entram aqui detalhadamente. Essa é uma parte muito importante de uma descrição de cargo bem-feita, e que, inclusive, ajuda muito no momento do recrutamento e seleção. 

Uma dica bacana é que você pode pesquisar modelos de descrição de cargos já existentes em outras empresas, para usar como base. Pode ser que alguma empresa do mesmo segmento que a sua, utilize informações ou formatos de informações que sejam interessantes para o que você precisa. Informe-se!

Ficou claro como fazer uma descrição correta de cargos?

Elaboramos esse conteúdo rico em detalhes sobre como fazer a descrição correta de cargos corretamente, visando contribuir para atrair os profissionais corretos para sua organização conforme as vagas abertas e, consequentemente, otimizando o trabalho da equipe de RH e os resultados de negócio da sua empresa! 

Por mais que a sua empresa seja moderna ao ponto de utilizar a inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção, fazer uma boa descrição de cargos continua sendo algo fundamental.

E para você, ficou claro como elaborar uma descrição de cargos eficaz e eficiente? Deixe aqui as suas dúvidas e comentários sobre esse conteúdo!

descrição correta de cargos

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar