O marketing digital tem um papel muito importante nos negócios e, por isso, diversas empresas investem nesta área e buscam profissionais que tenham domínio de programação no marketing digital para criar campanhas e ações com mais eficiência.

O papel do marketing digital nos negócios

O marketing digital é muito dinâmico e passa por mudanças constantemente.

Com as novidades, os profissionais precisam se atualizar para conseguir realizar as atividades com cada vez mais destreza e de modo a aprimorar resultados e técnicas, adequando as ações às otimizações de algoritmos, por exemplo.

Nesse contexto, os conhecimentos de programação podem ser um diferencial no dia a dia com os trabalhos de marketing.

Essas mudanças são compostas pelas evoluções na tecnologia, mas também a partir do comportamento dos usuários.

Desse modo, se mostra importante reconhecer a forma como eles interagem nas redes sociais e percebem os softwares e sites. 

Isso permite identificar e aperfeiçoar as estratégias, pois também é possível acompanhar a reação de ferramentas como o Facebook e o Google, com o aperfeiçoamento dos algoritmos, aos novos comportamentos.

Com tantas novidades, as equipes de marketing precisam estar preparadas para se adaptarem constantemente. 

Afinal, com a velocidade das modificações, uma ferramenta utilizada para análise de dados hoje pode não ser tão eficiente na próxima semana.

Do mesmo modo, uma boa experiência hoje para o cliente pode se tornar inconveniente no próximo mês. 

Para a marca ter sucesso, é importante manter as estratégias e ir acompanhando os resultados, para identificar as melhorias necessárias e quando a ação não traz mais tantos resultados. 

Além disso, é preciso sempre manter o hábito de muita pesquisa, experimentação e análise.

A partir das análises, é possível atualizar os conhecimentos e os processos para que continuem gerando bons resultados.

A importância de saber programação no marketing digital

É muito comum que profissionais de comunicação, marketing e publicidade tenham dificuldades quando começam a trabalhar com o marketing digital, já que diversas ferramentas são utilizadas na criação das campanhas.

A prática do dia a dia exige alguns conhecimentos técnicos que muitas vezes não são ensinados nos cursos online e cursos superiores.

Além disso, o alinhamento com equipes de tecnologia, TI e programação se mostram cada vez mais necessários para a otimização de resultados, criação de campanhas mais direcionadas e a automatização de fluxos.

É neste cenário que a programação faz a diferença na execução das demandas de marketing. 

A lógica de programação ajuda muito nas tarefas diárias, principalmente quando se trata de raciocínio, conseguindo relacionar uma ferramenta com outra, destacando os pontos mais importantes das ações e uma visão geral dos resultados e melhorias.

Atualmente, a programação não é mais considerada um tema extremamente difícil como há anos atrás. 

As linguagens evoluíram e estão mais claras e, junto do raciocínio lógico, os profissionais conseguem criar campanhas qualificadas e resolver as atividades com eficiência.

Para auxiliar nesse processo, o mercado educacional oferece diversos cursos de programação, que vão desde o básico até o avançado, e podem ser feitos de forma ampla, pincelando a área como um todo, até conhecimentos mais específicos e aprofundados.

Com didáticas que permite que os profissionais de comunicação aprendam as linguagens e se tornem colaboradores diferenciados, os cursos ampliam as oportunidades de atuação e os resultados que podem ser alcançados, melhorando a segmentação e a automatização de atividades.

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Linguagens importantes para um profissional de marketing

Existem muitas linguagens no universo da programação, mas as principais que um profissional de marketing pode conhecer para desenvolver as atividades junto às campanhas são:

CSS e HTML

O CSS e o HTML conseguem informar ao navegador web como ele deve exibir os conteúdos. 

É considerada a parte bonita do código que define a arquitetura e organização das páginas.

Como aplicar o HTML no marketing?

O HTML é uma linguagem muito utilizada em CMSs como o WordPress. 

Assim, um profissional que entende essa linguagem apresenta um grande diferencial, pois poderá deixar os conteúdos da marca mais personalizados e melhorar o posicionamento nos resultados dos buscadores.

SQL

SQL sigla para (Structured Query Language) é usado para obter informações de banco de dados.

Os fundamentos do SQL ajudam os profissionais de marketing a obterem mais informações que precisam sobre os seus clientes, desempenho de campanhas ou dados diversos de mercado, tratando-os adequadamente para análise. 

As pessoas que dominam técnicas de SQL podem escrever códigos, realizar análises quantitativas e aproveitar APIs (Interface de Programação de Aplicações) para acompanhar estratégias  e melhorar os resultados.

Como aplicar o SQL no marketing?

A linguagem permite criar campanhas e estratégias de marketing diversas, proporcionando os seguintes ganhos:

  • Excelente análise de dados;
  • Relatórios mais aprofundados sobre os clientes;
  • Segmentação do público;
  • Consultas a banco de dados de diversas origens;
  • Melhor gerenciamento de plataformas, como o Google Analytics;
  • Elaboração de dashs que facilitam a leitura de informações.

JavaScript

Essa é uma das linguagens mais utilizadas no desenvolvimento web. Elementos animados que aparecem rapidamente na tela, por exemplo, tem a linguagem de JavaScript.

Profissionais de CRO (Marketing conversacional) e marketing digital devem ter atenção a esta linguagem, pois boa parte dos códigos de rastreamento são compostos por JavaScript.

Com muitos aplicativos avançados nesta linguagem, os profissionais podem automatizar tarefas consideradas repetitivas melhorando os fluxos.

Como aplicar o JavaScript no marketing?

Os profissionais que entendem esta linguagem proporcionam uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. 

Isso porque o JavaScript permite identificar quem são os clientes do seu negócio, onde marcam presença e como interagem com o site.

Outras possibilidades de aplicação da linguagem nas estratégias são o rastreamento e incorporação de dados e automatização dos anúncios do Google.

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Conclusão

Aprender os conceitos básicos de programação e estudar profundamente uma linguagem é o modo de ter um diferencial na sua empresa.

Afinal, para as empresas, contar com profissionais capacitados e que entendem mais de linguagens e códigos para otimizar as campanhas pode agregar muito nas estratégias de marketing, melhorando o resultado geral do negócio.

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