Em muitos momentos cansamos das nossas profissões, seja por um projeto que deu errado ou simplesmente por passar muitas horas focados nisto. Nesses casos é muito importante buscar fontes de inspiração e pontos de fuga para descansar um pouco a mente . Sem dúvidas recorrer ao filmes de tecnologia pode ser uma ótima opção, já que podem nos podem provocar uma certa ansiedade e calmaria ao mesmo tempo.

Neste artigo eu fiz uma pequena lista dos que eu considero ótimos filmes de tecnologia para inspirar desenvolvedores e amantes da tecnologia. Lembrando que eles não se tratam da parte técnica ou didática, mas sim de grandes histórias e discussões sobre temas acalorados.

Escolha alguns, transforme sua sala em um cinema e aproveite!

8- War Game

O filme é estrelado pelo  jovem Matthew Broderick interpretando um hacker dos anos 80 que inadvertidamente acessa o WOPR (War Operation Plan Response), um supercomputador militar dos Estados Unidos programado para prever possíveis resultados da guerra nuclear.

Pensando que é um jogo de computador, ele faz o WOPR realizar uma simulação de guerra nuclear, causando uma ameaça de míssil nuclear (simulada)  que quase começa a Terceira Guerra Mundial.

O que você irá encontrar neste filme: um garoto hacker inteligente que supera os adultos, a incrível trilha sonora dos anos 80 e algumas cinematografias bem interessantes .

Com certeza um clássico dos filmes de tecnologia! Deixe o preconceito com filmes antigos de lado e dê uma chance ao War Game.

7- Revolution OS

O Revolution OS é basicamente o documentário oficial sobre o movimento do software livre. Embora seja um pouco datado (lançado em 2001), o filme deve ser visto por quem se importa com código aberto.

O Revolution OS apresenta longas entrevistas com pesos-pesados ​​do OSS, como Richard Stallman, Linus Torvalds e Eric S. Raymond, e faz um mergulho profundo na história e na filosofia do movimento.

Este documentário é uma excelente introdução à ideia de código aberto e ao mesmo tempo uma grande inspiração para aqueles que utilizam o mesmo no dia a dia. Apresente para os seu amigos e família para que todos possam entender de forma mais clara o tema.

6- O triunfo dos Nerds

Triumph of the Nerds: The Rise of Accidental Empires é um documentário de 1996 que mostra o desenvolvimento dos computadores pessoais nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1995.

Se você tem interesse pelos revolucionários dos computadores acessíveis (como conhecemos hoje) com certeza este filme será um prato cheio para você e trará muita inspiração. O longa conta com entrevistas exclusivas com:  Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer, Paul Allen, Bill Atkinson, Andy Hertzfeld e Ed Roberts.

5- A Rede Social

Quando você leu o título deste artigo e clicou para dar um olhada, com certeza já estava esperando que este filme aparecesse. O filme é adaptado do livro de 2009 de Ben Mezrich, e retrata de forma fictícia a fundação do Facebook e a confusão de ações judiciais que se seguiram.

O filme é lindamente filmado, impecavelmente escrito e magistralmente editado. Ele aborda uma série de questões poderosas, como desejo de aceitação, direitos de propriedade intelectual, misoginia na tecnologia e o lado negro da cultura social universitária. No Oscar, recebeu oito indicações, incluindo Melhor Filme.

Ao longo do filme fica claro que se trata de uma ficção, porém, eu tenho certeza que fará você sentir vontade de produzir algo assim que o longa acabar.

4- Steve Jobs: The Lost Interview

A entrevista original que Jobs deu a Cringely para Triumph of the Nerds durou cerca de 70 minutos. Desses 70 minutos, apenas cerca de 10 foram usados ​​no Triumph of the Nerds.

Quando Jobs deu essa entrevista em 1995, ele ainda estava a dois anos de retomar o cargo de executivo-chefe da Apple e iniciar uma corrida que transformaria o fabricante de Mac de Cupertino, na Califórnia, de perdedor em líder na economia digital.

De acordo com Cringely, o mestre de fitas de vídeo D1 original perdeu-se no transporte em 1995. Quando Steve Jobs morreu em 2011, o diretor da Triumph of the Nerds, Paul Sen, encontrou em sua garagem uma cópia PAL VHS da entrevista original não editada.

Este filme/documentário sem dúvidas é uma relíquia encontrada para aqueles que são fãs da tecnologia.

3- Noah

Noah é um curta-metragem inovador que explora a maneira como a juventude moderna interage através da mídia social. O aspecto mais notável do filme é seu meio: a coisa toda é um screencast.

Criado pelos estudantes de cinema canadenses Walter Woodman e Patrick Cederberg, o filme começa quando nosso principal protagonista do ensino médio abre seu laptop, e a narrativa acontece inteiramente em seu computador e nas telas do telefone.

Ao longo do filme, assistimos ao relacionamento de “Noé” com sua namorada desmoronar pelas mídias sociais de uma forma que, com certeza, muitos espectadores do filme realmente experimentaram na vida real.

Apesar de ser um filme amador, eu recomendo fortemente para aqueles que querem entendem melhor os efeitos das mídias sociais e talvez trabalhar em cima disso.

2- O Jogo da Imitação

8 filmes de tecnologia para desenvolvedores

Durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas e inventores trabalharam com os Aliados na decodificação das máquinas Enigma, ajudando a decifrar códigos de mensagens secretas dos nazistas e ajudando na vitória dos aliados.

Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para compreender códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que criptógrafos acreditavam ser inquebrável.

Após desvendar as codificações, Turing se torna herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.

Um filme incrível para aqueles que se interessam pela codificação ao longo da sua história.

1- TPB AFK (The Pirate Bay: Away From Keyboard)

filmes de tecnologia

Este é um dos poucos documentários que não parece que foi gravado com câmeras baratas. Combinado com sua edição magistral e trilha sonora sinistra e cativante, o TPB AFK valeria a pena apenas pela a sua cinematografia.

O que realmente faz este documentário se destacar, no entanto, é o retrato nuançado do debate em curso sobre propriedade intelectual. TPB AFK faz alguns argumentos convincentes para a reforma dos direitos de autor; no entanto, o filme definitivamente não é propaganda pró-pirataria.

Da mesma forma, mesmo o mais forte opositor dos direitos autorais deve conceder a validade de muitos dos argumentos apresentados pelos proponentes da TPB no filme. Mesmo com a crescente dos serviços de streaming, você não pode deixar de acompanhar esta discussão e ter a sua opinião como amante da tecnologia.


Se você tem algum filme que meche o seu coração de desenvolvedor, compartilhe conosco nos comentários!

Se você é um programador e está buscando novas oportunidades profissionais, acesse a ProgramaThor, uma stratup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar