As tecnologias no mercado financeiro, assim como o mercado tradicional, possuem linguagens que se destacam pela sua performance e eficiência. Atualmente, tem sido extremamente raro encontrar desenvolvedores que sabem apenas uma linguagem de programação. A maioria dos programadores plenos e seniores, com certeza, sabe mais de uma linguagem. Criamos um artigo focando nas tecnologias destaque no mercado financeiro.

1. Java

Aparecendo em mais de 2000 vagas de finanças em todo mundo, o Java é ainda a linguagem mais requisitada nos bancos de investimentos, por mais que tenha perdido um pouco do mercado pelo Python. Além disso, tem menos de uma dúzia de CVs,  que contém Java, para cada vaga que requisita a linguagem ou que a acha um boa adição mas não necessária.

Mas a maior surpresa é a surpreendente queda que teve da relação currículos/vaga de emprego. No mês de Junho, tinham uma relação de aproximadamente 30 currículos/vaga. Talvez a crescente popularidade do Python fez com que o Java se tornasse uma habilidade mais rara no meio, por mais estranho que pareça. Entretanto, o cenário mais possível é que os bancos estão pedindo por mais vagas na área de TI, e assim, não há uma concentração tão grande em apenas uma linguagem.

2. C#

O C# teve uma queda da demanda devido aos novos requerimentos do mercado. “Ainda é muito usado, porém agora só é utilizado em projetos de baixa latência” falou Christian Glover Wilson, vice-presidente de tecnologia e estratégia da Tigerspike.

O positivo é que o mercado não está lotado de desenvolvedores de C# avançados. A desvantagem é que para cada vaga que menciona C# há 2.5 novas vagas com menções á Java.

Menor concorrência no contexto de linguagem de programação, e então, menos oportunidades de trabalho. Mas ainda assim, C# está em segundo colocado da lista.

As melhores oportunidades para desenvolvedores. Vaga TI no mercado financeiro: O que destacar?
As melhores oportunidades para desenvolvedores.

3. Python

Como esperado, o Python aparece como a segunda linguagem mais requisitadas em vagas de TI, no entanto, há  5000 CVs a mais com menção a Python em relação a currículos com menção a Java na database, e isto torna a relação currículo/vaga pior, e portanto, vagas mais competitivas. Primeiramente utilizada para precificação, gerenciamento de risco e plataformas de trading, o Python vem se tornado cada vez mais popular nos bancos mundiais. A culpa é parcialmente atribuída ao fato de ser uma linguagem relativamente fácil de aprender e suas capacidades de modelagem: traders, analistas e pesquisadores agora utilizam da linguagem no seu ambiente de trabalho.

4. C++

A linguagem que é conhecida, dentro do mercado financeiro, como a espinha dorsal de vários sistemas de banco está se tornando progressivamente cada vez menos popular dentre os programadores mais jovens. Dito isso, esta linguagem de programação tem tido seu destaque apenas por conta de sua necessidade pra processar as imensas quantidades de dados das negociações de alta frequências. Quanto a relação de C++, há uma vaga aberta para cada 3 vagas de Java anunciadas. Por mais que esteja perdendo seu destaque entre os mais jovens, o C++ é ainda extremamente comum e deve receber algum tipo de destaque.

5. Cobol

Desconhecido para alguns, o COBOL está perto da extinção fazem quase 30 anos. Desenvolvido em 1959, o COBOL ainda está se segurando unicamente por conta que alguns bancos ainda insistem em manter o caro processo de manutenção de seus sistemas de dados por serviços terceiros.

O número da relação é alto por conta do número baixo de interesse nessa linguagem por parte dos recrutadores, com apenas 39 ofertas de trabalho. É com certeza um nicho dentre as linguagens de programação.

Conclusão

Como podemos ver, de acordo com a análise, é confirmado que Java e Python são tanto o presente quanto o futuro de linguagens de programação para o mercado financeiro.

Encontre as melhores vagas de desenvolvedor na ProgramaThor

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo foi inspirado em um artigo que está no site EfinancialCareers

Compartilhar