Muito comentada atualmente, a Síndrome do Impostor tem acometido muitos profissionais, sendo que alguns deles sequer se dão conta de que estão sofrendo disso. Você conhece esse termo? Sabe o que essa síndrome causa? Se não, continue essa leitura e fique por dentro!

Entenda o que é a Síndrome do Impostor

Trata-se de um comportamento típico identificado há pouco tempo, relacionado a baixa auto-estima no âmbito profissional. A sensação mais comum de quem sofre com a Síndrome do Impostor, é a de que o profissional não é capaz de realizar algo ou não é merecedor de suas conquistas.

Em muitos casos, essas pessoas desmerecem seu conhecimento ou experiência, atribuindo suas conquistas à sorte. Há ainda muitas situações em que o profissional acaba se auto sabotando, tudo em consequência de uma percepção irracional e distorcida de incapacidade.

O mais assustador é que algumas pesquisas indicam que cerca de 70% dos profissionais bem-sucedidos sofrem da Síndrome de Impostor em algum nível, pois, não acreditam que suas conquistas estejam, de fato, relacionadas a sua competência.

Consequências da Síndrome do Impostor

A Síndrome do Impostor pode desencadear problemas como:

  • Perda de confiança para lidar com outras pessoas;
  • Perda de confiança em si mesmo;
  • Dificuldade para realizar tarefas do cotidiano profissional;
  • Dificuldades com os relacionamentos interpessoais no trabalho;
  • Dificuldade para aceitar recompensas por seu trabalho;
  • Passividade e aceitação mediante injustiças cometidas por gestores;
  • Dificuldade para receber feedback;
  • Baixo engajamento e desmotivação;
  • Dificuldade para seguir com um PDI;
  • Desencadeamento de Burnout.

Em resumo: essa síndrome faz com que o profissional perca completamente os critérios para se auto avaliar e para perceber a realidade sobre o seu desempenho profissional, simplesmente por não se aceitar, por não enxergar o seu potencial e se considerar uma fraude. Tudo isso pode afetar muito o desenvolvimento da carreira desse profissional.

Vagas ProgramaThor - Síndrome do Impostor

Como identificar a Síndrome do Impostor

Se você sente que pode estar sofrendo com Síndrome do Impostor ou percebe que alguém do seu time está, confira alguns sinais que podem confirmar isso:

1. Dar muitas desculpas

Sabe aquelas pessoas que vivem dando desculpas no trabalho? Sempre buscando justificar atrasos, ausências e não entregas, normalmente são pessoas que se atrasam com frequência, não se preparam para reuniões importantes, não se esforçam para entregar atividades relevantes. Enfim, tudo isso demonstra insegurança e medo de que seus colegas notem a incompetência que esse profissional enxerga em si mesmo.

2. Workaholic

Aquele profissional que “se mata” de trabalhar, sempre se esforçando muito além do que é necessário, pode estar sofrendo de Síndrome do Impostor. Pois, esse trabalho em excesso pode ser uma tentativa irracional de sempre ser melhor ou entregar mais, a fim de se sentir competente.

3. Trabalhar pouco

Ao contrário do profissional que trabalha demais, nesse caso é comum não entregar o que se pede, por preferir ser visto como preguiçoso ao invés de incompetente (devido ao medo de fazer o trabalho de maneira errada). Aqui vemos um caso extremo no qual o profissional chega ao ponto de aceitar ser visto como alguém que não faz, sob o medo de ser descoberto como um incompetente.

4. Exagero de carisma

Quando se busca excessivamente a aprovação das pessoas por meio do carisma, pode ser que haja uma Síndrome do Impostor aí. Pessoas que às vezes “forçam” na simpatia, buscando aprovação através disso, normalmente sentem insegurança quanto ao seu intelecto. Um cenário muito comum é quando uma pessoa busca sempre parecer engraçada e divertida, em momentos nos quais ela precisaria demonstrar conhecimento técnico.

5. Isolamento

Embora seja normal que haja pessoas mais reservadas, há cenários em que o profissional se isola demais, preferindo sempre realizar suas tarefas sozinho. Além disso, há os casos de profissionais que abrem mão de oportunidades vantajosas para trabalhar em grupo, perdendo chances valiosas de integrar e trocar conhecimento. Tudo isso por medo de que percebam a incompetência que ele acredita possuir.

Fique atento!

Se você se identificou com as situações citadas acima ou se conhece alguém no seu trabalho que parece estar sofrendo da Síndrome de Impostor, procure ajuda profissional! Na maioria dos casos, o acompanhamento psicológico é fundamental para reverter o quadro. E caso tenha dúvidas ou comentário sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - Síndrome do Impostor

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar