Criada há quase 70 anos, a inteligência artificial não é apenas um sonho daqueles vistos em filmes futurísticos como 2001: Uma Odisseia no Espaço ou Blader Runner – Caçador de Androides (1982). Hoje é, sem dúvidas, uma das tecnologias mais usadas no nosso cotidiano, especialmente por conta das facilidades que a IA oferece em diversos contextos.   

A inteligência artificial é a sinergia de inúmeras tecnologias diferentes como machine learning, robótica e reconhecimento de voz. A partir dessa junção, elas são capazes de criar uma rede neural artificial, com sistemas de aprendizados e algoritmos que simulam e replicam algumas das ações humanas. Essas atitudes “humanas” da IA vão desde a ação dentro de um processo, até a habilidade de tomar uma decisão. 

A verdade é que existem inúmeras definições, além de tipos diferentes de inteligência artificial que vão além das mais conhecidas do nosso dia a dia. Confira a seguir as quatro definições de inteligência artificial e compreenda melhor sobre o tema!

Quatro definições da inteligência artificial: a importância do conceito em si

Resumidamente, podemos afirmar que a inteligência artificial é uma tecnologia que torna possível que uma máquina interaja em uma conversa ou realize uma atividade autônoma, como um reparo no motor de um carro, por exemplo.

Quando paramos para pensar, essas mudanças representam uma grande evolução em nossa sociedade, em âmbitos diferentes, tanto profissional como pessoal. Contudo, a IA é muito mais complexa do que imaginamos!

Quatro definições da inteligência artificial: IA

Para iniciar a nossa lista sobre as quatro definições de inteligência artificial, existe a inteligência artificial (IA) como um todo, com a sua definição simples e pura. A inteligência artificial pode ser enquadrada de maneira mais generalizada, de modo a englobar toda essa tecnologia em um único local. 

Para compreender melhor a IA, podemos dizer que é essa inteligência mostrada por máquinas na execução de tarefas complexas associadas a seres inteligentes. Além disso, ela pode ser definida como um campo de estudo que tem como principal objetivo a realização de tarefas de maneira autônoma. 

A inteligência artificial é essencial em diversas áreas de conhecimento, a exemplo da educação e da saúde, sempre atuando para o aperfeiçoamento de máquinas como o compressor de ar odontológico, na melhoria dos processos corporativos e nas coletas de dados. Inclusive, você sabia que a IA foi muito utilizada durante a pandemia?

Quatro definições da inteligência artificial: AGI

A AGI é uma inteligência artificial que pode ser definida como extremamente forte, de maneira a replicar um nível de compreensão bem próximo ao do ser humano. Podemos observar isso através da realização de tarefas semelhantes às praticadas por nós no cotidiano. A funcionalidade da AGI ocorre através do machine learning, que está em constante evolução e buscando por soluções, sempre. 

Por isso, a AGI (também chamada de Inteligência Artificial Geral) pode ser definida como aquela IA mais próxima do que o ser humano pode executar, substituindo, inclusive, pessoas em algumas atividades. A AGI funciona como um filtro coalescente que tem a possibilidade de filtrar dados com extrema assertividade, por exemplo, ou seja, ela compreende o que deve ser feito e executa com alta excelência.  

ProgramaThor - Quatro definições da inteligência artificial

Quatro definições da inteligência artificial: ANI

A inteligência artificial limitada, conhecida pela sigla ANI, pode ser definida como mais fraca. A ANI é o tipo de inteligência com apenas um objetivo, que é o de armazenar um grande volume de dados e, ainda, realizar tarefas complexas seguindo a sua programação.

Por conta da “simplicidade” da inteligência artificial limitada, ela não tem capacidade de realizar cálculos complexos ou agir com velocidade. A ANI costuma ser mais lenta e totalmente limitada a realizar as tarefas pelas quais ela foi programada inicialmente.

Quatro definições da inteligência artificial: ASI

Por fim, há a superinteligência, conhecida também como ASI. Ela está em pleno desenvolvimento e pode ser definida como um grande ponto de interrogação para o futuro. Como seu nome autoexplicativo já informa, é possível dizer que essa inteligência é muito mais poderosa do que o próprio cérebro humano. 

Exatamente por conta disso, podemos afirmar que a superinteligência tem a capacidade de realizar tarefas que, por vezes, nem nós mesmos somos capazes de solucionar. Além disso, a ASI poderá cambiar a maneira que enxergamos o mundo, desde a tomada de decisões até em relação ao armazenamento de dados que será muito mais preciso.

Deixe o seu comentário!

Você imaginava o tamanho da importância da inteligência artificial para as nossas vidas? Agora que já conhece mais sobre as quatros definições da inteligência artificial, comente abaixo se há mais alguma coisa que você queria saber sobre esse assunto! Não deixe de acompanhar os demais conteúdos em nosso blog e fique por dentro de temas relevantes e tendências em tecnologia!

ProgramaThor - Quatro definições da inteligência artificial

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar