Ambientes organizacionais altamente competitivos, desafios difíceis de serem cumpridos, novas exigências para as lideranças técnicas, maior complexidade no trabalho pós-pandemia: com toda essa complexa realidade atual, nunca foi tão importante incorporar a liderança positiva às necessidades do mercado.

Conhecida pela forma de gerenciamento que auxilia o profissional a alcançar suas metas, com produtividade e excelência, a liderança positiva é a bola da vez em grande parte das organizações.

Contudo, sabemos que colocá-la em prática é um grande desafio. A cultural organizacional, inclusive, impacta diretamente no tipo de liderança da organização, sendo crucial para disseminar um posicionamento mais positivo.

Enfim, é importante haver organização e dedicação para que essa mudança aconteça, favorecendo o negócio. Exatamente por isso, fizemos esse post para explicar melhor o conceito de liderança positiva e a importância dessa estratégia de gestão! Continue a leitura e saiba mais!

O real conceito de liderança positiva

As responsabilidades de um gestor são inúmeras, desde direcionar e acompanhar as atividades do time, até inspirar os seus colaboradores, apoiando o desenvolvimento profissional de todos. Se analisarmos as dificuldades do trabalho em equipe, a liderança positiva melhora a performance, assim como a relação entre os indivíduos. 

Fundamentada na psicologia, a liderança positiva nasceu como resposta às demandas das novas organizações para suprir os desafios atuais. A aposta dessa ferramenta é o autoconhecimento, de que cada pessoa envolvida com a organização deve compreender melhor as suas vulnerabilidades, ao mesmo tempo, contribuir para o empoderamento de seus colegas.

Esse novo modelo de gerenciamento tem como principal objetivo valorizar os pontos fortes dos colaboradores, incentivando constantemente o desenvolvimento das competências individuais (incluindo as soft skils) para que isso traga resultados. No fundo, quando o colaborador sabe que a empresa o enxerga, isso resulta em motivação para ser cada vez mais um melhor profissional.

Diferenças entre a liderança positiva e a tradicional

Confira em quais pontos a liderança positiva se diferencia da tradicional:

Liderança positiva:

  • Reconhecimento do indivíduo;
  • Uso estratégico das aptidões de cada colaborador;
  • Motivação constante para desenvolvimento de suas competências;
  • Transmite confiança;
  • Enxerga a empresa como sua segunda casa;
  • Proporciona um local de livre expressão.

Liderança tradicional:

  • Aplica a avaliação e a gestão de desempenho por meio de indicadores, análise e correção de problemas;
  • Pressão e cobranças, às vezes, excessivas;
  • Competição;
  • Formalidade;
  • Altos índices de turnover;
  • Motivação é sinônimo de aumento salarial;
  • Desconfiança.

O que as duas lideranças têm em comum é que ambas buscam o crescimento do negócio e a excelência nos resultados. Mas o mais importante não é o resultado em si. A jornada profissional pode ser muito melhor para todos, além de servir como inspiração para o futuro da organização.

Principais características da liderança positiva

Confira quais são os principais pilares da liderança positiva dentro de uma organização!

Liderança positiva: significado positivo

Pode soar como clichê afirmar que o colaborador deve ver a empresa como algo positivo para a sua vida. Mas nunca é demais reforçar, afinal a percepção de um funcionário pode afetar e muito a produtividade, a motivação e o desempenho de uma equipe. Sendo assim, cada pessoa deve ter a percepção positiva de sua organização e, consequentemente, a empresa conseguirá obter os resultados tão desejados e, ainda, reter os melhores talentos.

Liderança positiva: gerenciamento de clima

Para que um colaborador consiga ser inspirado a ver sua organização positivamente, é relevante que exista um ótimo clima organizacional. Ou seja, todos têm uma relação saudável e cordial. Para atingir isso, é fundamental existir confiança, respeito, alegria e reconhecimento no cotidiano.

Liderança positiva: construção de bons relacionamentos

Por sua vez, um ótimo clima organizacional está diretamente ligado à construção de boas relações. Somente através de um forte vínculo entre todos os colaboradores, é que a liderança positiva é capaz de funcionar. 

Liderança positiva: comunicação sem ruídos

Uma das maiores dificuldades humanas é a livre comunicação. É importante que todos possam expressar suas dúvidas, inquietações, críticas e, claro, elogios. Sem isso, é impossível conseguir promover um clima organizacional agradável e estabelecer boas relações. O papel do líder é saber transmitir todas as informações de maneira clara, mas considerando a individualidade de cada colaborador. 

Os benefícios da liderança positiva para organização

Além de estar mais adequada aos desafios da última década, especial no pós-covid, podemos destacar como vantagens da liderança positiva:

  • Alta performance;
  • Alcance das metas organizacionais;
  • Retenção de talentos.

Alta performance

A partir do momento em que existe valorização das competências individuais de cada colaborador, a empresa observa uma melhoria na performance de seus funcionários. O resultado é ascensão institucional, equipe muito mais motivada, engajada e trabalho de maior qualidade.

Alcance das metas organizacionais

Quando o colaborador percebe o reconhecimento por parte da liderança, ele sente que não é somente um funcionário da empresa. Ele passa a ser fã e a organização se torna uma segunda família. Os objetivos da empresa são compartilhados por todos. Por isso, o gestor deve incentivar esse comprometimento e estar constantemente estimulando os seus colaboradores a desenvolverem as suas aptidões. 

Retenção de talentos

Somente com a valorização e a motivação individual, é que o colaborador passa a ter perspectivas de ascensão dentro da empresa. Essa satisfação por estar dia após dia tralhando em um ambiente agradável faz com que os melhores funcionários não queiram sair. Além disso, é possível diminuir os índices de turnover.

Desenvolvendo a liderança positiva

Como afirmamos anteriormente, a mudança na gestão e na cultural organizacional não ocorre de uma hora para outra. Confira os principais pontos a serem trabalhados para desenvolver a liderança positiva!

Constante atualização do conhecimento

A busca por conhecimento nunca deve parar para um líder positivo. Ele precisa não só atualizar o seu conhecimento, mas também ampliá-lo. Hoje em dia, existem milhares de cursos, treinamentos, além de livros sérios sobre o tema. Sem a qualificação do gestor, será difícil conseguir inspirar e capacitar todo um time. Por isso é importante que o líder siga a estratégia de Longlife Learning.

Além disso, fazer terapia com psicólogo é de grande valor. Afinal, o autoconhecimento é o primeiro ponto para que o gestor consiga identificar suas principais habilidades e como melhorar as suas vulnerabilidades.

Ambiente de livre expressão 

O autoconhecimento permite que a pessoa consiga se expressar mais facilmente. Mas se o ambiente não aceita opinião ou questionamentos, o colaborador pode sentir-se retraído e desconfiado. Somente com a conversa aberta e franca, os colaboradores podem compartilhar suas perspectivas.

Construção de bons relacionamentos

Para existir a liderança positiva, é fundamental que haja construção de vínculos, de bons relacionamentos, inclusive da porta para fora da organização. Sendo assim, os pontos fortes individuais agregam valor ao grupo, resultando em ascensão conjunta e harmonia entre todos.

Liderança positiva para todos, já!

É impossível não concluir que a liderança positiva promove o crescimento contínuo e simultâneo, já que ao caminharem juntos, todos irão obter os melhores resultados. Considerando todos os benefícios desse tipo de gestão, procure colocá-la em prática o quanto antes!

Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários abaixo que responderemos assim que possível!

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