A inteligência artificial, além de possuir diversas funcionalidades que otimizam os mais variados tipos de produtos e serviços, tem sido de grande valia também em tempos de crise sanitária. Isso porque o uso de inteligência artificial nessa fase pandemia pode ser considerado fundamental para apoiar diagnósticos mais precisos, ajudar no combate à disseminação do vírus e muito mais. Saiba mais nesse conteúdo.

Como tem ocorrido o uso da inteligência artificial na pandemia

Confira algumas utilidades do uso de tecnologia durante a época de pandemia, no que diz respeito a Inteligência artificial:

1- Prevendo a propagação da doença

Alguns países como Israel, estão lidando com a disseminação do vírus utilizando a inteligência artificial. Com informações provenientes de um formulário preenchido pela população, um sistema que utiliza inteligência artificial com Big Data, estima o ritmo de propagação do vírus. Dados como sintomas identificados nos cidadãos e medidas de isolamento adotadas, são utilizados nessa análise, na qual um algoritmo realiza combinações de respostas, considerando a localização das pessoas e focos de contaminação.

2- Assistentes virtuais de suporte a pacientes

Algumas organizações e instituições de assistência médica dos Estados Unidos têm utilizado assistentes virtuais que usam inteligência artificial, para auxiliar no atendimento aos pacientes de coronavírus; esclarecendo dúvidas e oferecendo auxílio nos atendimentos.

A empresa chinesa Alibaba, é outro exemplo, cuja criou um algoritmo para diagnosticar pacientes contaminados, com cerca de 96% de precisão, a partir da análise de exames como a radiografia. 

vagas programathor

3- Identificando pessoas contaminadas

Algoritmos de inteligência artificial têm sido utilizados para identificar pessoas potencialmente contaminadas pelo coronavírus, diferenciando-as das pessoas que têm apenas gripes e resfriados. Como os sintomas são parecidos, muitas vezes os diagnósticos são confundidos e o uso da inteligência artificial tem mudado esse cenário. 

Na China, tem sido utilizado um algoritmo que mede a temperatura da população em espaços públicos, sinalizando pessoas que apresentam febre. Nos EUA, robôs realizam consultas remotas, evitando a necessidade de que o paciente se desloque até hospitais.

4- Atuando contra fake news

Ainda não se sabe ao certo o que leva as pessoas a divulgarem fake news: se é um ato de má fé pura ou somente falta de informação agregada a falta de bom senso. De qualquer forma, notícias falsas são perigosas, podendo estimular o pânico e até fazendo com que a população tome atitudes que acabem causando prejuízos, como é o caso de indicações de tratamentos falsos para o coronavírus. 

Nesse caso, a inteligência artificial é utilizada para monitorar redes sociais e outras fontes de informações, a fim de melhorar a qualidade dos conteúdos disseminados e sinalizar conteúdos com potencial de serem falsos.

5- Auditando compras públicas

No Brasil, tem sido utilizada inteligência artificial no Tribunal de Contas da União (TCU) para monitorar as compras realizadas durante o período de pandemia, a fim de identificar problemas nos processos de licitação, corrigindo erros e ajudando a evitar desvios de recursos. Os algoritmos identificam padrões e simulam valores e outras informações relevantes, para o processo de compras.

6- Apoiando o combate ao vírus

Robôs têm sido utilizados ainda para ajudar no combate ao vírus através da esterilização de ambientes, da realização de orientações sobre cuidados básicos de prevenção, triagem de pacientes, análise de dados relevantes para entender o comportamento do vírus, etc.

Inteligência artificial na pandemia: uma variedade de soluções incríveis!

Pode-se considerar que a inteligência artificial nunca foi utilizada com tanta intensidade e variação, como na atualidade. Isso porque o uso da inteligência artificial na pandemia tem demonstrado ser um recurso importantíssimo para ajudar a vencer o desafio que o mundo tem enfrentado.

No blog da ProgramaThor temos um artigo sobre a importância da governança corporativa em tempos de pandemia. Vale a pena dar uma conferida!

E você, o que pensa sobre o tema? Caso haja dúvidas, sugestões ou comentários, não deixe de escrever aqui!

inteligência artificial na pandemia

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar