Job Rotation ou Rotação de Funções, é uma excelente iniciativa para as empresas que desejam desenvolver mais as competências de seu time, a fim de descobrir novas habilidades, explorar o potencial de todos e manter o time engajado.

Mas nem todo mundo sabe como colocar um programa desse em funcionamento. Por isso, trouxemos esse conteúdo! Continue a leitura e saiba mais.

Como implementar o Job Rotation na sua empresa

Não basta simplesmente pegar pessoas aleatórias e definir que a partir de tal data elas realizarão outras funções. É preciso, de fato, planejar e estruturar um programa, no qual os colaboradores deverão ser rotacionados de forma organizada e inteligente, a fim de que a experiência seja proveitosa e positiva.

Confira então algumas dicas úteis sobre como implementar um programa de Job Rotation:

  1. Entenda o cenário atual

Inicialmente é preciso elencar e avaliar as competências, os níveis de conhecimento e perfis comportamentais dos colaboradores. Somente a partir disso é possível entender a maturidade do time, bem como, o nível de experiência em suas funções, para então definir um plano de rotação, entendendo quem poderia aprender o que e quem poderia ensinar o que. 

Vale ressaltar também que não basta rotacionar o time por si só. É preciso ter um objetivo definido para fazer isso, como por exemplo, aumentar o nível de engajamento de todos a partir da colaboração e do aprendizado de novas atividades.

  1. Planeje

É preciso que haja um planejamento claro e objetivo de como a rotação funcionará. Por exemplo: quanto tempo vai durar, quantas posições diferentes uma mesma pessoa pode experienciar em um determinado prazo, quais são os resultados esperados, como deve ser repassado o conhecimento, como as pessoas serão avaliadas etc.

  1. Explique o programa para todo o time

É essencial que todo o time compreenda claramente não apenas como o programa funcionará, mas também, quais os objetivos e ganhos esperados. É importante que participem as pessoas que tiverem interesse e que elas estejam de acordo com as funções que executarão. 

Isso porque se o colaborador não tiver interesse ou não se identificar com tal atividade, ele já começará o programa desmotivado. Vale lembrar, no entanto, que a experimentação deve ser estimulada, reforçando que se trata de uma tentativa e tudo bem se não der certo, ou se o colaborador perceber que não gostou de executar tal função.

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  1. Eleja um responsável

É preciso que haja um responsável por puxar a iniciativa e, também, monitorar todas as etapas do Job Rotation, a fim de garantir que o programa está funcionando corretamente e obtendo os resultados esperados.

  1. Um ponto focal por área

É importante que haja uma pessoa que atuará como o ponto focal em cada área, seja para tirar dúvidas e apoiar o time, seja para acompanhar o andamento do programa e ajudar a avaliá-lo. Além disso, essa pessoa deverá ser a responsável por conduzir os treinamentos ou coordenar a ocorrência deles.

  1. Documente o programa

Documente todas as informações do programa: regras, participantes, áreas envolvidas, funções envolvidas, resultados esperados, feedbacks colhidos, KPIs etc. 

Esse material será fundamental para apoiar iniciativas como a ampliação do programa, programas de carreira, definição de promoções ou movimentações laterais etc.

Por que implementar o Job Rotation na sua empresa?

Comum inicialmente nos programas de trainee, o Job Rotation estimula o aprendizado contínuo dos colaboradores, bem como desperta o interesse em apoiar as outras áreas em possíveis oportunidades de melhoria que sejam identificadas.

Isso porque quando a empresa trabalha em silos, é comum que as áreas não conheçam a fundo o dia a dia umas das outras, fazendo com que muitas vezes não haja a devida colaboração e empatia para que o trabalho flua da melhor forma.

Então, o Job Rotation não se trata somente de uma forma de atuar com atividades diferentes e da oportunidade de aprender novas funções e hard skills, mas também, de unir todo o time e contribuir com o desenvolvimento de soft skills.

Que tal trabalhar com atividades diferentes e aprender coisas novas?

Parece uma boa ideia, não é mesmo? Sem dúvidas, a melhor maneira de aprender algo novo é colocando as mãos na massa, por isso o Job Rotation faz tanto sucesso. 

Além disso, a vivência em funções diferentes é muito rica não apenas por conta da possibilidade de aprender coisas novas, mas porque ao interagir com outras áreas há uma melhora no clima organizacional da empresa, fazendo valer a cultura.

Você concorda com esses pontos? Deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!

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