Já soltamos um conteúdo aqui, super interessante sobre governança corporativa e o seu valor. Agora vamos falar especificamente sobre governança em TI: algo de extrema importância para empresas e profissionais que pretendem alinhar as entregas de TI com as estratégias de negócio da organização. Confira esse conteúdo e fique por dentro!

O que é governança em TI?

A governança se refere ao conjunto de processos, diretrizes e leis, que norteiam as boas práticas da empresa e a forma como os negócios da mesma devem ser administrados. Trata-se de uma área importante dentro das organizações, pois, é a governança que regula todo o negócio, mantendo inclusive, a revisão periódica dos processos, normas, etc.; ajudando a garantir que os mesmos estejam bem definidos e sejam cumpridos.

Já a governança em TI alinha as atividades e entregas da área de tecnologia da informação, com as necessidades e objetivos estratégicos da empresa. Isso permite que a área de TI se torne mais estratégica e ativa no que diz respeito às necessidades do negócio.

Estabelecendo políticas e regras que direcionam os processos relativos à área de tecnologia da informação, ela também monitora essas normas, a fim de garantir que as mesmas sejam seguidas por toda a empresa e que estejam sempre atualizadas. Podemos dizer que a governança em TI possui papel fundamental para diminuir riscos, apoiando inclusive, a gestão de riscos da empresa.

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Pode haver resistência na hora de aplicar

No entanto, vale reforçar que governança é um assunto complexo e, por isso, muitas empresas têm dificuldade em aplicá-la efetivamente. Uma das razões é que muitos profissionais acabam fugindo de processos, regras e diretrizes; a fim de agilizar e facilitar entregas. 

O problema é que isso, muitas vezes pode acabar gerando prejuízos ao negócio. Por isso, fica claro então o quanto a governança em TI é essencial para o sucesso das organizações. Afinal, ao contrário do que muita gente pensa, a governança não se refere apenas a criar, registrar e documentar normas e procedimentos; mas garantir que tudo isso seja aplicado, cumprido e acompanhado, da maneira correta. Além disso, é necessário que haja um mapeamento de processos bem feito, para que a governança seja efetiva.

Benefícios

A governança de TI facilita algo essencial para qualquer negócio: que os processos e entregas de TI estejam em sintonia com os objetivos da empresa, da mesma forma que a empresa esteja adequada aos avanços e inovações tecnológicas, propostos pela área de TI. A partir dessa conclusão, podemos citar como benefícios da governança de TI:

  • A aplicação da governança de TI deve ser vista como um diferencial competitivo, que ajuda a trazer novos resultados, expandindo as possibilidades da empresa através de tecnologias inovadoras;
  • Promove maior precisão e segurança das informações, através da padronização de processos e do estabelecimento de regras verificáveis periodicamente;
  • Garante melhor aproveitamento tanto operacional, quanto tecnológico, uma vez que os serviços prestados pela área de TI são categorizados e possibilitam uma visão geral das entregas da área;
  • Otimização de recursos com redução de custos, através da priorização de demandas urgentes ou mais importantes, ajudando a gerar melhores resultados ao negócio.

Ficou clara a importância da governança em TI?

Implantar a governança em TI da maneira correta e eficiente, requer uma avaliação do papel que a área de TI desempenha dentro do negócio da empresa, bem como da maturidade em padronização de processos e afins, dos profissionais que executarão a governança. No entanto, fica claro com as informações desse conteúdo, o quanto a governança em TI se faz fundamental para apoiar o sucesso de qualquer empresa.

E na sua empresa, há governança em TI? Compartilhe essa informação conosco! Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

Governança em TI

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