Estabelecer um Programa de Gestão de Desempenho requer muito além do que simplesmente definir metas e acompanhar periodicamente os resultados. 

Muitas empresas erroneamente adotam essa estratégia somente, quando na verdade, a gestão de desempenho requer o envolvimento de informações de extrema relevância para o negócio e para o desenvolvimento profissional do time. Somente a partir da análise dessas informações, é que os métodos de avaliação de desempenho podem, de fato, ser estabelecidos.

Para saber mais sobre como implementar a gestão de desempenho na sua empresa ou no seu time, acompanhe esse conteúdo e confira as dicas que trouxemos aqui!

Gestão de Desempenho: implementando já!

Seja para o modelo de avaliação de desempenho com foco no aspecto técnico operacional ou para o modelo com foco no desenvolvimento e aprendizagem, há fatores relevantes que devem ser considerados na hora de definir um Programa de Gestão de Desempenho, como por exemplo:

  • A cultura organizacional;
  • O tipo de negócio, bem como a área, perfis profissionais e cargos daqueles que serão avaliados, a fim de definir as ferramentas e tipo de avaliação de desempenho mais adequado (o desempenho de um cientista não pode ser medido/avaliado da mesma forma que o de um colaborador de linha de produção, por exemplo);
  • O nível de maturidade profissional do colaborador;
  • A maturidade dos processos relacionados às métricas;
  • O envolvimento e comprometimento de todos os níveis hierárquicos: tomando como exemplo uma situação na qual um processo que impacte diretamente no desempenho do colaborador, requeira uma interação com um superior (como uma aprovação de workflow, por exemplo);
  • Definição de KPIs para acompanhamento da evolução das avaliações de desempenho;
  • Por fim: quais os tipos de avaliação são mais adequados para a empresa: por competências, individual, por equipe, por objetivos etc. 

Deve ser considerada a junção de mais de um tipo, a fim de garantir que o método seja capaz de alcançar mais do que uma perspectiva de avaliação.

Vagas ProgramaThor - Gestão de Desempenho

Como implementar uma boa gestão de desempenho: passos

Considerando essas informações, um programa de gestão de desempenho eficiente deveria seguir os seguintes passos:

  • Identificar as competências essenciais do negócio;
  • Conhecer o time/ mapear hard e soft skills;
  • Envolver e engajar o time, demonstrando que a avaliação de desempenho é voltada para crescimento do colaborador dentro da empresa, através do desenvolvimento contínuo;
  • Definir quais serão os indicadores e as estratégias de avaliação de desempenho (exemplos: 9box, feedback 360 e autoavaliação – no caso de avaliação de desenvolvimento/aprendizagem. No caso de técnico/operacional: avaliação por resultados, autoavaliação e checklist);
  • Definir ferramentas que apoiem a medição e a melhora do desempenho (Lean, Six Signa, White Belt etc) – se for factível com o tipo do negócio;
  • Garantir que o programa esteja alinhado e compreendido entre todos;
  • Após as primeiras medições, realizar ajustes, se necessário ou caso haja desvios, voltar com o time e reforçar o funcionamento do programa, bem como o compromisso de aderência por todos;
  • Gerar KPIs regularmente para acompanhamento;
  • Aplicação de feedbacks e divulgação de resultados como forma de reconhecer e engajar o time.

Pode ser necessário avaliar os processos envolvidos que impactam diretamente no desempenho do time, a fim de identificar possíveis necessidades de ajustes, antes de implementar um programa de gestão de desempenho.

Uma boa gestão de desempenho é essencial para uma boa liderança!

Considerando esse conteúdo, fica clara não apenas a importância da avaliação de desempenho nas organizações, como também, o quanto ela é essencial para o desenvolvimento do time e, consequentemente, progresso do negócio, considerando que toda e qualquer empresa é feita por pessoas.

Vale ressaltar que as medidas de desempenho devem induzir a estratégia do negócio e ser disseminada em toda a organização, de modo que todos entendam o que ela é, e como seu trabalho e desempenho estão vinculados àquela estratégia. Usar Rapport, por exemplo, é uma boa alternativa para apoiar a gestão de desempenho e obter os resultados almejados.

Se você tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, escreva aqui!

ProgramaThor - Gestão de Desempenho

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar