Se você é um desenvolvedor já sabe que para implementar um sistema de sucesso, não se pode simplesmente sair escrevendo linhas de código. Assim como em todo projeto bem executado, é preciso que haja um planejamento adequado de como esse sistema será criado e, nesse planejamento, deve existir o trabalho de arquitetura do software.

E assim como em outras esferas da tecnologia: segurança da informação, governança de TI, desenvolvimento web, enfim, para a arquitetura de software também existem frameworks.

Eles nada mais são do que modelos pré-prontos de estruturas arquiteturais de sistemas, que servem como guia ou padrão, para conduzir uma implementação adequada, conforme a finalidade do sistema.

Continue a leitura e saiba mais sobre alguns desses modelos e compreenda melhor os benefícios da arquitetura de software.

Como funciona o framework de arquitetura de software

Dentro da arquitetura de software, o framework ou modelo arquitetural é importante para orientar e apoiar a estruturação e junção dos componentes de infraestrutura do sistema, estabelecendo a sua interface e sua estrutura funcional.

A definição dessa estrutura pode ser feita independentemente do uso de um framework, de acordo com a expertise dos profissionais envolvidos e das necessidades de cada negócio. 

No entanto, utilizar um modelo arquitetural facilita muito esse trabalho, uma vez que além de dar uma visibilidade pré-pronta de uma estrutura já utilizada no mercado, permite que o desenvolvedor faça ajustes conforme a necessidade do negócio.

Essa facilidade aumenta a produtividade da implementação, possibilitando que o trabalho seja feito de forma mais ágil e com mais garantia de qualidade, uma vez que conta com uma estruturada validada.

Como usar o framework de arquitetura de software

Antes de definir o modelo, o arquiteto de software ou mesmo o desenvolvedor com essa expertise, define a estrutura prévia necessária para implementar o sistema, de acordo com seu entendimento do escopo e conhecimento da necessidade do negócio.

Nessa visão da arquitetura é importante que estejam incluídas informações do design estrutural do software com seus componentes, formulários, requisitos funcionais, integrações necessárias etc.

Depois basta definir qual é o framework mais adequado para essa necessidade de desenvolvimento e adequá-lo com as informações específicas do sistema já elencadas anteriormente.

Vagas ProgramaThor - Framework para arquitetura de software

Exemplos de framework para arquitetura de software 

Há uma infinidade de padrões arquiteturais, mas exemplificaremos os mais comuns, até porque não existe um funcionamento padrão ou preestabelecido para todos os sistemas. Tudo depende da necessidade do negócio e do tipo da solução.

Confira então alguns padrões que são os mais comuns usados na implementação de software:

  1. Layered pattern

Também conhecida como arquitetura em camadas, esse framework de arquitetura de software organiza o sistema em camadas, facilitando a implementação em diferentes serviços apartados (construídos em camadas diferentes) mas interligados entre si.

Isso proporciona um modelo incremental de desenvolvimento. Esse é atualmente um dos frameworks de softwares mais utilizados, pois, é muito comum no desenvolvimento de sistemas de e-commerce. Mas também pode ser utilizado em sistemas desktop ou embarcados.

  1. Client-server pattern

Essa também é conhecida como arquitetura cliente-servidor e proporciona grande organização de serviços, combinando dados do cliente e do servidor. Através de uma rede de acesso às informações do cliente, o fluxo de interação do sistema flui entre servidor e cliente, sendo muito utilizado em aplicativos bancários, e-mails, aplicativos de transporte etc.

  1. Model-view-controller pattern

Muito comum e super conhecida pela maioria dos programadores, a arquitetura MVC é distribuída em três camadas que são modelo, visão e controle. Esse framework de arquitetura de software é um dos modelos padrão para implementação da web, pois é um modelo interativo de sistema.

  1. Microservices pattern

A arquitetura de microsserviços está em alta, devido sua versatilidade por utilizar múltiplos serviços e componentes para o desenvolvimento de uma estrutura modular favorecida, que possibilita grande escalabilidade e independência entre os módulos.

Alguns dos grandes diferenciais desse modelo arquitetural é que ele possibilita a implementação de sistemas desenvolvidos em múltiplas linguagens de programação e, também, facilita a evolução da arquitetura do sistema.

Você conhece outros modelos de framework de software?

Se sim, não deixe de compartilhar aqui! A troca de informações entre desenvolvedores é sempre muito importante. Principalmente porque quando se trata de tecnologia, sempre tem muita novidade surgindo e, portanto, é sempre interessante se manter atualizado, inclusive se você estiver procurando uma vaga de programador.

Caso tenha dúvidas ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

ProgramaThor - Framework para arquitetura de software

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar