Quem ingressa na carreira de programador descobre logo de cara que, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer a lógica de programação. Afinal, ela é a base de todo o conhecimento sobre programação e desenvolvimento de sistemas. Saiba mais nesse conteúdo!

O que é lógica de programação?

Lógica de programação se refere ao raciocínio necessário para a construção e entendimento do passo a passo com os procedimentos que executarão algo, como a resposta para um problema ou a execução de uma tarefa. Para esse passo a passo dá-se o nome de algoritmo.

No mundo da computação o algoritmo é essencial, pois mostra “como fazer” algo. Em resumo, o algoritmo é uma sequência lógica com instruções que devem ser realizadas, resultando na execução do sistema. 

Então, conhecer a lógica de programação se resume em entender a construção e a execução de algoritmos necessários para o desenvolvimento de sistemas. Dessa forma, possuir esse conhecimento é fundamental para quem quer aprender a programar, pois, construindo um algoritmo, é possível, codificar o sistema em qualquer linguagem.

vagas programathor

Por que é importante dominar?

Confira agora alguns conceitos que envolvem a lógica de programação e que esclarecerem a importância de conhecer sobre ela:

  • Escrever um código limpo: ao escrever linhas de código para um software, é essencial manter uma organização, já que a programação envolve a distribuição sistêmica de regras e ações e, portanto, um código escrito de qualquer jeito tornaria o entendimento da lógica mais difícil;
  • Manter o raciocínio lógico sobre o que está sendo desenvolvido: como a programação segue um pensamento lógico/matemático, a escrita do código fonte segue padrões conforme a linguagem de programação escolhida, e essas regras devem ser seguidas para o correto funcionamento do sistema. Portanto, é preciso manter um raciocínio lógico, pensando de maneira estruturada ao programar um software, o que só é possível graças a lógica de programação;
  • Solução de problemas: a lógica de programação ensina a dividir um problema em partes, a fim de facilitar o entendimento e a busca de soluções. Isso permite resolver parte por parte até o fim, de maneira mais prática e rápida;
  • Melhora da concentração: a lógica de programação permite treinar a concentração e a capacidade de manter o foco no que está sendo feito. Isso é fundamental para quem programa e não pode correr o riscos de errar e comprometer o código fonte;
  • Conhecer a computação mais a fundo: ao aprender a lógica de programação e a programar, é possível entender com mais facilidade como os computadores funcionam, entre outras tecnologias e inovações. Esse conhecimento ajuda muito os programadores que, de maneira geral, precisam conhecer mais a fundo tanto quanto possível, o mundo da computação.

Quais são as suas dicas para quem quer aprender lógica de programação?

Se você é programador, certamente conhece lógica de programação e sabe da importância de dominá-la. Deixe então dicas para quem deseja ingressar nessa carreira! Uma outra dica bacana que deixamos aqui, é realizar a leitura de livros específicos para programadores! E caso tenha dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

lógica de programação

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar