Se você já conferiu nosso artigo sobre o aumento de ciberataques na pandemia, pode ser que você esteja preocupado sobre como se proteger. Pensando nisso, preparamos esse artigo especial com dicas importantes para você manter seus dados e arquivos seguros. Acompanhe e proteja-se!

Confira a lista de dicas!

Poucas coisas são tão estressantes na vida quanto ser vítima de algum roubo ou alguma fraude. E em tempos de era digital, os cuidados devem ser redobrados se não quisermos ser surpreendidos com esse tipo de problema em nossos trâmites online do dia a dia. 

Saiba então como se proteger de ciberataques seguindo essas ideias:

  • Capriche na definição da sua senha: talvez essa seja uma das dicas mais importantes para evitar ciberataques. Afinal, a forma mais simples de um hacker acessar as suas informações é descobrindo a sua senha. Por isso, sempre siga as regras de definição de senha solicitadas pelos sites, aplicativos e sistemas; e evite senhas fáceis de adivinhar como datas de nascimento. Lembre-se que infelizmente não existem somente os hackers do bem.
  • Atenção para solicitações de dados bancários: jamais responda mensagens, emails ou ligações nas quais solicitem dados bancários, dados pessoais ou senhas. Nenhuma empresa faz esse tipo de solicitação. Caso você receba alguma ligação solicitando a confirmação de dados, aguarde sempre que os dados sejam informados para que então você os confirme. Jamais fale os dados primeiro.
  • Navegue somente em sites confiáveis: cuidado ao navegar e realizar compras e cadastros em sites pouco conhecidos ou de procedência duvidosa. É importante também verificar se o site possui certificado de segurança SSL.
vagas programathor
  • Não compartilhe códigos de acesso: Jamais compartilhe códigos de acesso recebidos em seu e-mail ou por mensagens. Normalmente esses códigos são utilizados para realizar desbloqueios de acessos, alterações de senha ou confirmações de cadastro.
  • Atenção extra na hora de realizar compras: tenha muito cuidado ao fazer compras online. Opte sempre por sites conhecidos. Desconfie de preços muito abaixo do mercado ou de promoções muito “agressivas”. Além disso, sempre que possível, utilize canais de pagamento como PayPal e Mercado Pago; pois assim você garante que está fornecendo os dados do seu cartão de crédito para uma instituição confiável.
  • Cuidado com emails duvidosos: jamais clique em links ou abra arquivos de emails duvidosos. No caso de emails que parecem ser de empresas conhecidas, sempre verifique o endereço do email do remetente, pois, os emails com conteúdo malicioso sempre são encaminhados por emails com endereços “estranhos”.
  • Tenha antivírus e mantenha a atualização em dia: faça uso de um bom antivírus em seu computador e mantenha-o sempre atualizado. Mantenha-o configurado para realizar varreduras periódicas em seu computador.
  • Use softwares originais: instale softwares originais em seu computador e mantenha-os atualizados. Conforme os hackers inovam em suas maneiras de ataques e criam novos tipos de vírus, as empresas otimizam seus sistemas para que os mesmos fiquem mais seguros diante dessas novas ameaças.
  • Mantenha seus backups seguros: o mais indicado é manter seus backups na nuvem ou em um HD externo.
  • Utilize as proteções dos seus equipamentos: firewalls e IDSs são essenciais para ajudar a identificar tentativas de invasões a sua rede ou equipamentos.

Aproveite essas dicas e proteja-se!

Fique atento e cuide dos seus equipamentos e dados, para não ser surpreendido com um ciberataque! Principalmente se você tem trabalhado no regime home office, pois, é preciso manter os dados da sua empresa bem seguros. Caso você tenha outras sugestões de como se proteger de ciberataques, escreva aqui nos comentários! Registre também as suas dúvidas e comentários sobre o tema! Você já sofreu algum ciberataque? Conte para nós!

se proteger de ciberataques

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar