Quando se pensa em qual linguagem de programação, framework e SDK utilizar para aplicativos mobile, deve-se considerar tanto o Front-End (UI) quanto o Back-End do desenvolvimento. O desenvolvedor mobile que está programando o lado Front-End deve estar em sintonia com o Back-End, e vice-versa. Nesta série de artigos, mostrarei quais são as linguagens e frameworks mais populares para o desenvolvedor mobile em cada plataforma – iOS e Android – além das linguagens cross-platform, que atuam em ambas as plataformas.

Neste artigo, iremos rapidamente falar um pouco sobre todos os tipos de apps que iremos comentar nesta série, e depois, iremos comentar um pouco sobre as linguagens utilizadas pelos desenvolvedores iOS.

Tipos de apps

Dentro de uma perspectiva do código, os desenvolvedores podem escolher dentre 3 tipos de desenvolvimento mobile:

  • Aplicativos Mobile Nativos são aplicativos que estão escritos em uma linguagem que são as recomendadas pelo fabricante do sistema operacional. Por exemplo, no caso do iOS, uma das linguagens que se encaixa seria o Swift, que foi criado com o único objetivo de facilitar a confecção de apps pelo desenvolvedor iOS.
  • Aplicativos Mobile Multiplataforma ( Cross-platform) são aplicativos que estão escritos em uma linguagem que pode funcionar em mais de um sistema operacional (SO). Pode ser que esta linguagem não seja uma linguagem nativa de um SO. E isto pode gerar como consequência, a necessidade de uma biblioteca de suporte para cada plataforma, para fazer com que o app funcione perfeitamente.
  • Aplicativos Mobile Web são aplicativos leves, que seguem o conceito de abrir uma URL no browser de seu aparelho, mas tem o objetivo de parecer com um aplicativo mobile comum. Não se instala um aplicativo desses, e normalmente os utiliza por duas razões principais:
    • Programação Web Responsiva é um estilo de programação de websites onde o site adapta seu layout conforme o formato de seu aparelho, seja um computador, um celular Android ou um celular iOS.
    • Programação Web Progressiva cria-se aplicativos Web que são websites comuns que tem a aparência similar a um aplicativo mobile tradicional quando navegado dentro de um browser de celular. Entregam uma experiência quase completa de um app convencional. Nestes apps, dá para inclusive ter a possibilidade de colocar o site como ícone de app em sua home screen e tem a habilidade de acessar offline colocando o conteúdo localmente no celular.
As melhores oportunidades para desenvolvedores. Programando Apps: Desenvolvedores iOS
As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Desenvolvedores iOS: Que linguagens utilizam?

Como a maioria sabe, a plataforma iOS foi feita pela Apple, para aparelhos da marca. Dito isto, caso desenvolva um app para a plataforma, irá funcionar normalmente tanto para um iPhone quanto para o iPad. Para que um desenvolvedor mobile, consiga programar para a plataforma Apple é necessário ter uma conta de desenvolvedor Apple e o Xcode IDE em um computador da marca. Não é possível construir e debuggar em uma máquina Windows sozinha. Por mais que o Xcode acompanhe com todos os programas necessários para a confecção de um app – SDKs, editor de códigos, compilador, simulador e um software de debug – ainda é bem limitante o fato do acesso ser limitado a plataforma do iOS.

Os aplicativos feitos para a plataforma podem ser feitos em linguagens nativas como o Objective-C e o Swift ou pelas várias tecnologias de cross-platform.

Objective-C

Objective-C foi a primeira linguagem suportada pela Apple para o desenvolvimento de apps em suas plataformas. Uma das críticas geralmente feitas pelos desenvolvedores iOS sobre a linguagem, é o fato da sintaxe ser um pouco complicada e difícil de debuggar. Por conta dos anos de uso, é uma linguagem estável.

Desde que a Apple introduziu o Swift, a popularidade do Objective-C, para os desenvolvedores iOS, vem caindo consideravelmente para a confecção de novos aplicativos na plataforma da Apple.

Swift

Apple introduziu o Swift em 2014 como uma linguagem específica, e o fizeram disponível para os desenvolvedores iOS no Xcode em 2015. Após uma atualização em 2016 (v 3.0), a linguagem passou o Objective-C para a maior linguagem de programação iOS. Swift  é mais fácil, simples e mais compacta linguagem quando comparada a sua antecessora (Objective-C). E os desenvolvedores mobile que utilizam da linguagem anterior ao Swift, podem facilmente transitar ao Swift.

Encontre as melhores vagas de desenvolvedor na ProgramaThor

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo teve a inspiração em uma publicação de um dos blogs da IBM.

Compartilhar