Soft skills são competências comportamentais que diferenciam os profissionais, destacando-se àqueles que possuem essas competências mais desenvolvidas. No caso dos programadores, por exemplo, cada vez mais tem deixado de ser importante que os mesmos possuam exclusivamente competências técnicas, sendo necessário possuir também algumas soft skills. Veja aqui nesse conteúdo quais são elas.

Confira quais são as soft skills importantes para programadores

Conhecimento técnico, como por exemplo saber quais são as principais linguagens de programação web, sempre será importante para os programadores. Mas agora saiba também quais são as competências comportamentais julgadas fundamentais para que os mesmos se destaquem no mercado e conquistem ótimas oportunidades de trabalho:

1- Empatia

A empatia permite que você entenda as outras pessoas, observando as situações através do olhar delas. Ou seja, não basta se colocar no lugar, mas sim, tentar entender o ponto de vista do outro, para poder conhecer, de fato, o que ocorre. No caso dos programadores, a empatia é fundamental para que eles entendam a visão dos usuários de seus sistemas. Isso facilita, inclusive, a sugestão de soluções e ideias; e a compreensão das necessidades do usuário.

2- Comunicação

A comunicação eficaz é essencial para qualquer profissional, inclusive para os programadores. Se antes todos estavam acostumados com o perfil introspectivo tão comum entre os desenvolvedores de sistemas, atualmente as empresas têm esperado que esses profissionais possuam uma boa comunicação.

Isso porque, como membro essencial de qualquer equipe de sistemas, espera-se que o programador exponha suas ideias e opiniões, inclusive, porque elas podem agregar muito ao negócio. Outro ponto é que uma boa comunicação favorece a resolução de conflitos.

Algumas características que definem essa soft skill importante para programadores, são:

  • Clareza ao se comunicar;
  • Convicção no que se diz;
  • Ouvir com atenção;
  • Não interromper as pessoas enquanto elas falam;
  • Evitar excesso de jargões técnicos ao falar, principalmente na comunicação com áreas de negócio e usuários dos sistemas.

3- Perseverança

Desenvolver sistemas tende a ser uma tarefa muitas vezes árdua. Seja porque os requisitos podem ser complexos, os testes podem ser difíceis de executar, os usuários podem ser resistentes, enfim, costuma haver dificuldades no caminho dos programadores. Por isso, é fundamental que o mesmo seja perseverante e não desanime.

4- Resiliência com flexibilidade

Possuir resiliência é fundamental porque as mudanças no mundo da tecnologia são constantes. Com isso, é importante que o programador esteja sempre disposto a atualizar seu conhecimento e aceitar as mudanças que surgirem.

Outro ponto que inclui a necessidade da resiliência é o fato de que os clientes costumam mudar bastante seus pedidos em relação aos sistemas. Além disso, os programadores costumam ser realocados com frequência, mudando de equipe conforme as entregas dos projetos.

Aceitar essas mudanças sem grandes traumas, preocupações e reclamações, é fundamental para que você fique bem e mantenha o padrão de qualidade de suas entregas. Isso demonstrará que você é flexível e se adapta com facilidade às mudanças.

5- Ser autodidata

Já que a tecnologia evolui a passos largos, com novidades surgindo a todo momento, obviamente o programador que deseja obter sucesso precisa acompanhar esse ritmo. E o melhor jeito de fazer isso e se manter em constante aprendizado, é buscando a habilidade de ser autodidata. Assim, você será capaz de se atualizar mais rápido através da internet e livros, por exemplo, além de economizar, pois, não precisará pagar por muitos cursos e treinamentos.

6- Organização

Seja na organização de sua mesa de trabalho ou na organização das atividades de seu dia a dia, uma das soft skills importantes para programadores é a organização. Afinal, a organização é uma característica fundamental para que qualquer profissional possua boas entregas. No caso dos programadores, vale lembrar que a organização do código fonte também é super importante.

Quais dessas soft skills importantes para programadores, você possui?

Agora que você já sabe quais são as soft skills importantes para programadores, não deixe de praticar o autoconhecimento para identificar quais dessas que listamos aqui, você já possui. Além disso, não deixe de aprimorar aquelas que você ainda precisa desenvolver mais.

Certamente você conseguirá muito destaque no mercado se desenvolver as soft skills importantes para programadores, e encontrará ótimas vagas! Se tiver dúvidas, comentários ou sugestões sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar