Se você curtiu nosso artigo sobre mentoria e deseja adotar essa abordagem na sua empresa, confira esse conteúdo e fique por dentro do que é preciso para criar um programa de mentoria!

De antemão, saiba que não se trata de algo complexo e, tampouco exigirá investimento financeiro por parte da empresa, pois, um programa de mentoria pode, inclusive, ser totalmente informal, começando como um piloto dentro de uma área apenas.

Ou então, considerando os benefícios da mentoria, caso a ideia seja criar um programa para toda a empresa, é possível desenvolver um projeto altamente organizado, com grande facilidade. Basta seguir alguns passos importantes, como mostraremos abaixo. 

Como criar um programa de mentoria na sua empresa

Independentemente de qual seja a sua estratégia inicial para criar um programa de mentoria na sua empresa, é importante considerar os seguintes pontos:

  1. Defina um responsável pelo programa de mentoria

Antes de mais nada é preciso que haja uma pessoa na empresa responsável pelo programa de mentoria, pois, é necessário ter um ponto focal tanto para o acompanhamento do programa, quanto para esclarecimento de dúvidas e definição de alguns pontos importantes.

Vale lembrar aqui que não necessariamente essa pessoa precisa ser alguém do RH, podendo ser qualquer gestor da empresa, conforme a estrutura organizacional da mesma.

Dentre as responsabilidades dessa pessoa que será o ponto focal do programa de mentoria, destacamos:

  • O supervisionamento do programa, acompanhando o progresso e garantindo que os participantes recebam a mentoria proposta;
  • Definição, geração e acompanhamento de indicadores;
  • Solução de possíveis conflitos e problemas;
  • Reportes ao comitê executivo sobre o andamento do programa e resultados obtidos;
  • Sugestão de melhorias e ajustes, de modo a garantir que o programa de mentoria funcione como planejado.
Vagas ProgramaThor - Como criar um programa de mentoria
  1. Selecione os funcionários interessados em participar do programa

Depois de definido quem será o responsável pelo programa de mentoria dentro da empresa, é hora de abrir o programa para definir quem serão os participantes – tanto mentores quanto mentorados. 

No início pode ser interessante começar com um mentorado e um mentor apenas ou ainda, um grupo pequeno, para que seja mais fácil estruturar o programa e estabilizar seu funcionamento e, então, disseminar a ideia em toda a empresa.

O processo de definição dos participantes pode ocorrer através da abertura de um cadastro para os interessados, por exemplo, ou então, para novos colaboradores, funcionários que foram promovidos ou mudaram de time.

O critério deve ser definido antes da divulgação do programa, para que não haja frustração em quem quiser participar e souber depois que não se enquadra nas regras.

Quanto aos mentores, é fundamental que alguns quesitos sejam levados em consideração na hora de defini-los, como:

  • Tempo de casa (normalmente é mais interessante que profissionais com mais tempo de empresa sejam os mentores, devido serem profissionais que já dominam as estratégias e dinâmicas da empresa. Além disso, um profissional com mais tempo de casa tende a passar mais confiança e credibilidade aos mentorados);
  • Experiência profissional;
  • Relacionamento interpessoal (o mentor precisa ser uma pessoa com facilidade de comunicação e que interage bem com o time);
  • Habilidade de liderança;
  • Disponibilidade;
  • Interesse da pessoa em participar.
  1. Como será a mentoria?

Não há um método específico de aplicar um programa de mentoria, mas existem maneiras de conduzir o aprendizado de alguém, que costumam ser as formas mais usadas nas empresas que possuem o programa, como por exemplo:

  • O mentorado passa a trabalhar próximo ao mentor de modo a observar como ele realiza seu trabalho ou tarefa específica;
  • O mentorado para a executar suas atividades sob a supervisão do mentor;
  • O mentor levanta falhas e oportunidades de melhoria no trabalho do mentorado, de modo a criar um plano de aprimoramento para treiná-lo;
  • O mentor propõe desafios ao mentorado acompanhando sua evolução em reuniões de feedback;
  • O mentor pode recomendar treinamentos ao mentorado, ajudando a criar um PDI para o seu aprimoramento profissional;
  • Se a ideia for mentorar um grupo, o mentor pode definir uma cadência de treinamentos e reuniões de bate-papo, para repassar o seu conhecimento e experiência sobre temas específicos, ao grupo.
  1. Defina KPIs

A melhor e talvez única forma de medir se o programa de mentoria está surtindo os efeitos esperados na sua empresa é definindo indicadores. Alguns exemplos de pontos que podem ser considerados na hora de definir os indicadores são:

  • As principais hard skills a serem disseminadas na empresa, 
  • Problemas que precisam ser solucionados, 
  • Melhora do clima organizacional, 
  • Aumento de engajamento, 
  • Agilidade no onboarding etc.

Comece o ano de 2022 criando um programa de mentoria na sua empresa!

Se a intenção é levar mais motivação e capacitação ao seu time, tenha certeza de que criar um programa de mentoria é uma grande ideia. Por isso, aproveite as instruções que trouxemos aqui e comece já! Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários sobre o tema, não deixe de escrever aqui!

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