Sempre foi de extrema importância verificar se um site é seguro ou não. Mas, os ciberataques têm aumentado durante a pandemia, portanto, tem sido ainda mais importante ter certeza da confiabilidade dos sites nos quais você navega, durante essa fase em que vivemos. Acompanhe esse conteúdo e saiba então, como verificar se um site é seguro.

Saiba como verificar a segurança dos sites em que você navega!

Saber como se proteger de ciberataques de maneira geral, é muito importante. Isso inclui distinguir os sites confiáveis dos não confiáveis. Por isso, aprenda como fazer isso seguindo essas dicas:

  • Ícone de segurança: talvez essa seja a dica mais comum e básica para identificar se um site é seguro: verificar se há o ícone de cadeado no rodapé e/ou ao lado da URL da página. Ao clicar no ícone do cadeado, aparecem informações sobre o certificado de segurança do site.
  • Verifique se há “s” na URL: quando uma URL contém a letra “s” (httpS), significa que se trata de uma navegação segura. Somente os sites que possuem certificado SSL/TLS utilizam o protocolo httpS, para estabelecer conexões seguras com os servidores.
  • Informe-se sobre a reputação do site: pesquisar sobre o site também é uma forma de saber mais sobre sua credibilidade. Pesquise sobre a URL e seu histórico, bem como informações sobre a empresa detentora da URL, como endereço, CNPJ e reputação em sites de reclamação.
Como verificar se um site é seguro - vagas programathor
  • Pesquise sobre a política de privacidade: a política de privacidade dos sites é um tema que, inclusive, está em alta com a nova regra que passou a exigir que os usuários autorizem a gravação de cookies das páginas. 

Isso porque as regras de LGPD exigem que a coleta, armazenamento e tratamento de dados pessoais, só possam ocorrer sob concordância do usuário. Portanto, as informações sobre as políticas de privacidade aplicadas pela empresa detentora da URL em que você pretende navegar, pode dizer muito sobre a segurança da mesma.

  • Atente-se para sinais de vírus: muitas vezes os próprios navegadores ou softwares de proteção instalados nos computadores, detectam e informam sobre a suspeita de sites maliciosos. 

Abertura de pop-us suspeitas, por exemplo, podem ser bloqueadas pelo navegador, sugerindo um site malicioso. Além disso, páginas mal formatadas, com aspecto de site pouco profissional e/ou cheia de links “estranhos” para clicar; também devem ser considerados como suspeitos.

A importância de verificar se um site é seguro

Se mesmo seguindo as dicas acima você não está totalmente convencido sobre a segurança de um site, não execute nenhuma transação dentro do mesmo e nem forneça seus dados. Os crimes digitais estão em alta e os criminosos, cada vez mais criativos, portanto, é melhor não arriscar.

Quando se trata de segurança o assunto é sério. Por isso, não deixe de seguir as dicas que listamos aqui para navegar pela internet com mais tranquilidade. Aproveite também para divulgar essas dicas aos seus amigos e parentes e, assim, contribuir para a segurança digital de todos, ainda mais nesse momento de isolamento social, no qual as pessoas têm passado muito mais horas online!

Se tiver outras ideias de prevenção a ataques cibernéticos, não deixe de compartilhar aqui; bem como dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!

Como verificar se um site é seguro - programathor

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar