A pandemia impulsionou a transformação digital em muitas empresas e, também, a adoção de canais digitais e novas tecnologias por toda população. Até porque, isso foi necessário para que a vida continuasse acontecendo durante o isolamento social.

Com isso, houve também o aumento de demanda pela Internet das Coisas ou IoT, como também é conhecida essa tecnologia; a fim de ampliar a conexão entre dispositivos e a troca de dados, em um momento em que a interação virtual se tornou essencial. Acompanhe esse conteúdo e saiba mais sobre o aumento da demanda de IoT em 2022 e, se você é um profissional de TI, tire proveito dessa tendência!

O aumento da demanda de IoT pós pandemia

Estudos demonstram que esse aumento ocorreu principalmente por conta de:

  • Demanda por escritórios inteligentes, que possibilitem uma melhor interação com quem estiver em home office;
  • Busca por “casa inteligentes” considerando que, uma vez que as pessoas passaram muito mais tempo em casa, sentiram a necessidade ou desejo de contar com tecnologias que tornassem o ambiente mais moderno ou confortável; 
  • Monitoramento remoto de ativos, que é outra necessidade proveniente do home office, principalmente;
  • Serviços de localização que tem sido cada vez mais solicitados pelas empresas que oferecem serviços digitais e desejam proporcionar uma experiência otimizada e customizada aos seus usuários.

Mas, explicaremos mais detalhadamente a evolução da tecnologia IoT que justifica o aumento dessa demanda em 2022.

Internet das Coisas: evoluções dessa tecnologia

Veja aqui o que tem tornado o IoT cada vez mais interessante e, consequentemente, aumentado sua demanda:

1. Monitoramento pós pandemia

Algumas empresas têm apostado em IoT para monitorar se seus funcionários têm seguido os protocolos de prevenção da Covid 19, no retorno ao trabalho presencial. Esse tipo de monitoramento utiliza uma tecnologia proveniente do IoT, que é a IoB – Internet of Behavior ou Internet do Comportamento. 

Através de sensores, é possível verificar se as pessoas têm lavado as mãos regularmente e estão utilizando máscaras. É possível ainda medir a temperatura do funcionário antes que ele adentre o ambiente de trabalho. 

Vale ressaltar que o uso da IoB requer que a empresa esteja de acordo com as normas de LGPD.

2. Melhoria do ambiente corporativo

Com a adoção do trabalho remoto durante a pandemia, as empresas precisaram encontrar rapidamente soluções para se adaptar ao novo cenário, inclusive para apoiar a retomada do trabalho presencial.

Assim, muitas delas se tornaram ecossistemas produtivos, possibilitando uma gestão mais facilitada de seus ambientes, inclusive para gestão remota; bem como aderiram a soluções que tornassem a interação de funcionários remotos com presenciais, mais fácil e eficaz. 

Vagas ProgramaThor - Aumento da demanda de IoT em 2022

3. Otimização de serviços

Muitos serviços foram aprimorados com o uso de IoT durante a pandemia. Inclusive, grande parte deles relacionados à saúde. Os atendimentos médicos remotos se tornaram comuns, bem como o monitoramento da saúde através de dispositivos móveis capazes de transferir esses dados em tempo real para uma plataforma médica ou alertando seus usuários sobre as suas condições atuais.

4. Conectividade de rede aprimorada

A tendência é o surgimento de uma variedade de opções de conectividade sem fio, como algumas das tecnologias emergentes. Atualmente, um dos principais temas em alta é a internet 5G que, inclusive, já está em uso no Brasil.

A IoT entra aqui como recurso fundamental para permitir que os dispositivos estejam preparados e adaptados para receber não apenas a conectividade 5G, mas todas que estiverem por vir.

5. Onipresença de máquinas inteligentes

Podemos dizer que máquinas conectadas estão se tornando cada vez mais onipresentes. Muitas empresas já se convenceram de que esse não é apenas um recurso interessante, mas essencial para proporcionar melhorias significativas ao negócio.

Alguns exemplos são eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, cada vez mais representam um papel importante na coleta de dados relevantes para otimização da experiência do usuário e apoio às decisões estratégias das empresas; seja para lançar novos equipamentos de acordo com as necessidades do mercado ou para alterar serviços e produtos a fim de adequá-los às expectativas dos usuários.

Você já usou algum equipamento com IoT?

Com o aumento da IoT, o mercado demonstra que está cada vez mais sedento por inovações que proporcionem experiências melhores no dia a dia. Portanto, as empresas devem estar aptas a seguir essa tendência, se quiserem se manter competitivas e interessantes para um mercado cada vez mais exigente. E se você é um programador em busca de uma vaga, não deixe de aprender mais sobre a Internet das Coisas, para aprimorar o seu conhecimento!

Não se esqueça de deixar aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema!

ProgramaThor - Aumento da demanda de IoT em 2022

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